Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2023 para Técnico de Laboratório
Foram encontradas 15 questões
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.
1. As Placas de Petri são recipientes de pequeno porte, bastante utilizados para a realização de reações químicas. 2. A alça bacteriológica é um instrumento que permite recolher colônias de microrganismos, e transferi-las para outros meios de cultura. 3. O microscópio é utilizado para avaliação microbiológica somente após a coloração do material. 4. Tubo de ensaio é um recipiente circular e plano, com tampa, usado para o cultivo de micro-organismos. 5. Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais por meio do calor úmido sob pressão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O hemograma é um dos exames mais frequentemente realizados em Laboratórios Clínicos.
Assinale a alternativa correta sobre o hemograma.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F) em relação ao assunto.
( ) A coagulação parcial da amostra, a agregação ou o satelitismo plaquetário podem resultar em contagens falsamente baixas de plaquetas. ( ) Glicose, ureia e albumina e são analitos que não sofrem interferência pela hemólise. ( ) A lipemia pode interferir nos exames em que o princípio metodológico é a turbidimetria, podendo produzir resultados falsamente baixos. ( ) Uma contagem falsamente alta de leucócitos pode ser resultado da presença de agregados de plaquetas; já a má conservação da amostra pode levar a uma contagem falsamente baixa. ( ) A amostra de escarro para exame bacteriológico, na suspeita de Tuberculose, deve ser enviada imediatamente para o laboratório, pois não pode ser conservada em geladeira comum.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas( F ) sobre os testes baseados na reação antígeno-anticorpo. ( ) Para que sejam úteis no diagnóstico, o produto da interação antígeno-anticorpo, o imunocomplexo, deve ser visualizado ou quantitativamente medido. ( ) A visualização direta a olho nu da interação antígeno-anticorpo é possível, por exemplo, se o antígeno estiver ligado a partículas que se aglomeram na interação com o anticorpo. ( ) Podem ser utilizados reagentes marcados, como nas técnicas de imunoprecipitação e aglutinação. ( ) A maioria dos ensaios utiliza reagentes marcados, pois amplificam o sinal e aumentam a sensibilidade da detecção. Podem ser utilizados marcadores enzimáticos, fluorescentes e quimioluminescentes. ( ) Com frequência, principalmente na presença de anticorpos séricos, diluições seriadas da amostra são testadas, e o resultado final é obtido da diluição mais baixa, que produz uma intensidade de sinal pré-definida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F) sobre estes métodos. ( ) O exame “a fresco” permite avaliar a presença de estruturas microbianas com características peculiares e que, em geral, apresentam tamanho suficientemente grande para serem visualizadas sem auxílio de coloração (por exemplo células leveduriformes). ( ) A maioria das estruturas bacterianas é de difícil visualização e diferenciação no exame “a fresco” e precisa ser submetida a processo de coloração. ( ) No exame direto após coloração, os problemas de interpretação geralmente resultam de má preparação do esfregaço: finos ou espessos, de aquecimento da lâmina e/ou descoloração inadequada. ( ) Materiais obtidos de pacientes sob terapia antibiótica e/ou de culturas velhas muitas vezes apresentaram alteração da morfologia do organismo. ( ) A observação direta do material não permite determinar a qualidade da amostra e realizar o diagnóstico presuntivo do agente etiológico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta sobre esse método