Questões de Concurso Público Prefeitura de Cunha Porã - SC 2023 para Médico ESF

Foram encontradas 20 questões

Q2217770 Medicina

A variedade e potencial gravidade das condições clínicas que se manifestam com dor torácica fazem com que seja primordial um diagnóstico preciso e rápida intervenção quando em condições agudas, pois a diferenciação entre as doenças que oferecem risco de vida (dor torácica com potencial de fatalidade) é um ponto crítico na tomada de decisão da equipe de saúde.

Das doenças cardiovasculares na Atenção Primária à Saúde (APS), a queixa de dor torácica tem como a sua etiologia mais prevalente:

Alternativas
Q2217771 Medicina
Conforme a Política Nacional de Atenção Básica, que estabeleceu a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), o território:
Alternativas
Q2217772 Medicina
Na Política Nacional de Atenção Básica, o processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado, caracteriza a/o:
Alternativas
Q2217773 Medicina
A Portaria que institui, no âmbito do SUS, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ - AB), é a 
Alternativas
Q2217774 Medicina
A Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Sobre essa estratégia de Saúde da Família (ESF), é correto afirmar:
Alternativas
Q2217775 Medicina
Na saúde do idoso, o agente comunitário de saúde (ACS) frente a pacientes idosos com lesão neurológica que permanecem por longos períodos acamados, em relação às úlceras mais frequentes observadas nesta condição, deve orientar a família para:
Alternativas
Q2217776 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre os NASF.

1. Composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de Saúde da Família, nelas incluídas as equipes de saúde bucal, qualificam o atendimento às pessoas.
2. O NASF não se configura em um serviço de especialidades na Atenção Básica e deve realizar ações compartilhadas com as equipes de Saúde da Família, visando à ampliação da clínica e mudança das práticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para as comunidades.
3. O NASF 1 deve realizar suas atividades vinculado a, no mínimo, 05 e no máximo 09 equipes de Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais).
4. O NASF 2 deve realizar suas atividades vinculado a, no mínimo, 3 e no máximo 4 equipes de Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais).
5. O NASF 3 deve realizar suas atividades vinculado a, no mínimo, 1 e no máximo 2 equipes de Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais), agregando-se de modo específico ao processo de trabalho das mesmas, configurando- -se como uma equipe ampliada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2217777 Medicina
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) pelo Ministério da Saúde porque:
Alternativas
Q2217778 Medicina
São vários os mecanismos usados pela Atenção Primária à Saúde (APS) para atender, de forma contínua e sistemática, às necessidades das pessoas.
O mecanismo que favorece a troca de informações na rede de atenção, o trânsito do usuário entre as diferentes especialidades médicas e a continuidade do cuidado é a:
Alternativas
Q2217779 Medicina
A síndrome de úlceras genitais, caracterizada pela evidência ou história de vesículas agrupadas em “cacho” sobre base eritematosa, cujo aparecimento foi precedido de aumento de sensibilidade, ou ardência, ou prurido, ou sintomas uretrais (dor ou ardência), especialmente com história de recorrência das lesões, é suficiente para o diagnóstico da(o):
Alternativas
Q2217780 Medicina
É sabido que as infecções sexualmente transmissíveis (IST) facilitam a transmissão do HI e, por isso, elas passaram a ter importância redobrada nos últimos anos, principalmente a úlcera genital.
A lesão denominada cancro duro, indolor, que tem a base endurecida, contém secreção serosa e que se cura espontaneamente, num período aproximado de duas semanas, é sugestivo de:
Alternativas
Q2217781 Medicina
A infecção da vulva e vagina, em que a relação sexual não é a principal forma de transmissão, causada por microrganismos que podem fazer parte da flora endógena em até 50% das mulheres assintomáticas, cujos sinais e sintomas têm o prurido vulvovaginal como principal sintoma, de intensidade variável, acompanhado de disúria, dispareunia e corrimento branco, grumoso e com aspecto caseoso (“leite coalhado”), é a:
Alternativas
Q2217782 Medicina
O rastreamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde faz parte do Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama, do Ministério da Saúde (MS).
A recomendação do MS sobre a realização da mamografia, quando os possíveis benefícios provavelmente superam os possíveis danos, é em: 
Alternativas
Q2217783 Medicina
O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre devido à perda progressiva de secreção insulínica, frequentemente combinada à resistência insulínica. Geralmente é assintomático, com maior incidência a partir dos 40 anos em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, com hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.
São todos critérios laboratoriais para o diagnóstico: 
Alternativas
Q2217784 Medicina
Segundo as Linhas de Cuidado do Ministério da Saúde, no tratamento da asma com sintomas até 2 vezes ao mês, a conduta inicial em adultos e adolescentes sintomáticos sem tratamento controlador prévio, para o resgate, deve ser feito com:
Alternativas
Q2217785 Medicina
Na saúde da criança, uma das causas frequentes de atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) são as balanopostites de repetição e a fimose.
Frente a uma criança com dificuldade de retração do prepúcio e exposição da glande, após os dois anos de idade, a orientação inicial deve ser:
Alternativas
Q2217786 Medicina
No acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, o preenchimento correto dos gráficos da Caderneta de Saúde permite monitorar a estatura e a queda do ritmo de crescimento da criança.
Neste gráficos, uma baixa estatura pode ser observada:
Alternativas
Q2217787 Medicina
Em lactentes até os dois anos de idade, o refluxo gastroesofágico (RGE) consiste na passagem do conteúdo gástrico para o esôfago, podendo se exteriorizar com ou sem regurgitação e/ou vômito. ,
Assinale a alternativa correta sobre essa condição.
Alternativas
Q2217788 Medicina
Carlos Alberto, um morador da comunidade de 65 anos, aposentado, casado, procura a sua Unidade Local de Saúde porque há 5 dias vem sentindo dor e desconforto abdominal em flanco e quadrante inferior esquerdo... a dor passou a ser acompanhada de alterações do hábito intestinal, e há 2 dias refere febre baixa e calafrios. No exame físico, o médico observou febre de 38°C, sobrepeso e dor à palpação em flanco e fossa ilíaca esquerda, sem sinais de irritação peritoneal.
A suspeita diagnóstica inicial e investigação complementar deve ser feita respectivamente com:
Alternativas
Q2217789 Medicina
Todo lactente tem direito à avaliação formal do seu desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) no Brasil, segundo a Lei nº 13.438/2017, e o instrumento universalmente aceito é a parte de avaliação do desenvolvimento da Caderneta da Criança.
Diante de um lactente com atraso nos marcos do DNPM relacionados principalmente à comunicação, ao comportamento e à socialização, o profissional de saúde deve suspeitar de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: E
6: A
7: E
8: C
9: D
10: C
11: B
12: A
13: C
14: E
15: A
16: E
17: C
18: D
19: B
20: D