Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíso do Tocantins - TO 2023 para Agente Comunitário de Saúde
Foram encontradas 5 questões
Analise as afirmativas abaixo.
1. Em 2022, entre os meses de janeiro e abril, Tocantins foi o estado da região Norte do Brasil que mais registrou casos de dengue e chikungunya. Foram 13,5 mil diagnósticos de dengue e 1,4 mil de chikungunya. Também foram identificados 43 casos de Zika.
2. O Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya”, a ação alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti.
3. Em março do ano corrente, a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins instalou o Centro de Operações de Emergência (COE Arboviroses) para maior monitoramento do cenário epidemiológico e das diferentes realidades em cada cidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que indica corretamente, segundo a Política Nacional de Atenção Básica, o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizadas com equipe multiprofissional e dirigidas à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
É atribuição do Agente Comunitário de Saúde:
É uma das atividades mais importantes do processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde, quando este entra no espaço familiar, criando e fortalecendo vínculos, verificar se o objetivo da atividade foi alcançado e se foram dadas e colhidas as informações necessárias. Também se fortalece o vínculo e a confiança do profissional com a família.
Assinale a alternativa que indica corretamente a atividade descrita acima do Agente Comunitário de Saúde.
Assinale a alternativa que indica corretamente a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo (ex.: rastreamento, diagnóstico precoce).