Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíso do Tocantins - TO 2023 para Médico - Plantonista

Foram encontradas 15 questões

Q2430064 Medicina

No âmbito do SUS, os Indicadores de Saúde devem ser utilizados na elaboração dos vários processos de gestão dos sistemas de saúde.

São exemplos de Indicadores Demográficos que medem a distribuição de fatores determinantes da situação de saúde relacionados à dinâmica populacional na área geográfica referida:

Alternativas
Q2430065 Medicina

A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprovou a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a sua organização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ficou definida como estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica a:

Alternativas
Q2430066 Medicina

Na classificação do infarto agudo do miocárdio (IAM), de acordo com fatores desencadeantes, aquele relacionado com a isquemia miocárdica secundária a evento coronariano, como ruptura ou erosão de placa aterosclerótica coronariana, é o:

Alternativas
Q2430067 Medicina

A síndrome caracterizada como uma alteração da função cardíaca, que resulta em sintomas e sinais de baixo débito cardíaco e/ou congestão pulmonar ou sistêmica, com falta de ar, dispneia em repouso ou aos esforços, dispneia paroxística noturna, fadiga , cansaço e intolerância ao exercício, é a:

Alternativas
Q2430068 Medicina

O Guia Global para o Tratamento da Asma (GINA – Global Strategy for Asthma Management and Prevention) lançou sua mais recente atualização em 2023 e recomenda o tratamento, para alívio sintomático conforme a necessidade, de corticoide inalatório de baixa dose e um β2-agonista de longa duração (LABA) (preferência pelo formoterol) para a forma de:

Alternativas
Q2430069 Medicina

Analise as afirmativas abaixo sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

1. Caracteriza-se pela limitação crônica ao fluxo aéreo, não totalmente reversível, associada a uma resposta inflamatória anormal à inalação de partículas ou gases nocivos.

2. Do ponto de vista da fisiopatologia, a obstrução crônica ao fluxo aéreo na DPOC ocorre devido a uma associação de inflamação nas pequenas vias aéreas (bronquiolite respiratória) e destruição parenquimatosa (enfisema).

3. A DPOC deve ser considerada em pacientes fumantes, ex-fumantes ou com histórico de exposição ocupacional ou ambiental a agentes nocivos (forno a lenha, sílica, entre outros) com mais de 40 anos que apresentem sintomas respiratórios crônicos.

4. A bronquite crônica, definida como tosse produtiva por ao menos três meses ao ano por dois anos consecutivos, em pacientes nas quais outras causas de tosse com expectoração foram excluídas, não está relacionada à DPOC.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2430070 Medicina

Infestação intestinal que se manifesta ou de forma assintomática ou apresenta como característica principal prurido perianal, frequentemente noturno, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo e pode apresentar escoriações provocadas pelo ato de coçar e podem resultar em infecções secundárias em torno do ânus, com congestão na região anal, tem como agente etiológico o:

Alternativas
Q2430071 Medicina

Síndrome infecciosa que acomete, principalmente, indivíduos entre 15 e 25 anos de idade, com febre alta, odinofagia, tosse, artralgias, adenopatia cervical posterior simétrica (que pode se generalizar), esplenomegalia, hepatomegalia discreta, erupção cutânea e comprometimento da orofaringe – sob a forma de faringoamigdalite exsudativa – tem como diagnóstico inicial:

Alternativas
Q2430072 Medicina

Doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações, de causa desconhecida, e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens entre 30 e 40 anos e cuja incidência aumenta com a idade, tem como sintomas mais comuns a artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo sobretudo mãos e punhos. Esta artrite provoca rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades diárias e profissionais.

Esse quadro clínico é compatível com a:

Alternativas
Q2430073 Medicina

O aumento repentino, de característica grave, inapropriada e sintomática da pressão arterial em uma pessoa normotensa ou hipertensa, com pressão arterial ≥180 × 120 mmHg, acompanhada de sintomas que podem ser brandos, cefaleia, tontura, zumbido, ou graves, dispneia, dor precordial, podendo haver ou não lesão aguda de órgãos-alvo caracteriza uma:

Alternativas
Q2430074 Medicina

Os distúrbios hidroeletrolíticos e o equilíbrio ácidobásico são frequentes no dia a dia de especialidades clínicas e cirúrgicas.

A gasometria é um exame complementar que deve ser analisado dentro do quadro clínico apresentado pelo paciente.

Assim, uma gasometria com resultado de um

pH = 7,30; pO2 = 86; pCO2 = 39; HCO3– = 18,12;

BE = –7,5 é sugestivo de uma interpretação com:

Alternativas
Q2430075 Medicina

A taxa de glicação da fração A1c da hemoglobina A (HbA1c) se relaciona à média das glicemias diárias, bem como às complicações crônicas do diabetes.

Considerando a vida média da hemácia, a dosagem plasmática da HbA1c corresponde à glicação de cerca de................. . ocorrida .................... que precedeu o exame, sendo 25% ............. anterior a este e os ................. restantes, relativos..................... anteriores.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Q2430076 Medicina

Um paciente jovem chega a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA/SUS) com quadro de mal- -estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos. Refere icterícia, precedida por colúria e hipocolia fecal.

Na interpretação e conduta do screening sorológico para Hepatite B, a identificação de um exame com HBsAg positivo e Anti-HBc total negativo sugere:

Alternativas
Q2430077 Medicina

Doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros clínicos graves associados a manifestações fulminantes com síndrome de Weil, que resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados roedores sinantrópicos através da pele com presença de lesões, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas, é sugestiva de:

Alternativas
Q2430078 Medicina

A hemorragia digestiva alta (EDA) é uma das emergências médicas mais comuns que chegam nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA/SUS) e uma complicação séria em pacientes internados gravemente enfermos.

O principal exame diagnóstico e terapêutico na HDA e responsável pelo diagnóstico etiológico em 90% dos casos é a:

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: C
5: E
6: A
7: B
8: C
9: D
10: A
11: D
12: E
13: C
14: B
15: D