Questões de Concurso Público Prefeitura de Mafra - SC 2024 para Nutricionista

Foram encontradas 22 questões

Q3064465 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

1. O SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
2. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória.
3. O seu uso sistemático, de forma centralizada, impossibilita a democratização da informação, uma vez que os profissionais de saúde e comunidade não possuem acesso à informação por serem sigilosas.
4. É um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064468 Nutrição
Em relação à fisiopatologia do Diabetes Mellitus (DM), é correto afirmar:
Alternativas
Q3064469 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo em relação à fisiopatologia das Doenças Cardiovasculares (DCV).

1. No processo de aterosclerose, a ruptura da placa de fibrina leva à formação de um aneurisma.
2. A aterosclerose é uma doença inflamatória aguda de origem genética e ambiental que ocorre em resposta à agressão endotelial, prejudicando principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre.
3. O depósito de lipoproteínas na parede arterial ocorre de maneira proporcional à concentração de LDL no plasma.
4. As placas ateroscleróticas tendem a se formar em sítios de ramificações dos vasos ou onde haja fluxo turbulento.
5. A formação da placa aterosclerótica inicia-se com a agressão ao endotélio vascular por diversos fatores de risco como dislipidemia, hipertensão arterial e/ou tabagismo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064470 Nutrição
Assinale a alternativa correta em relação à interação fármaco-nutriente.
Alternativas
Q3064471 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo considerando a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal.



1. A suplementação de glutamina é indicada para pacientes hipercatabólicos com Injúria Renal Aguda.


2. Para pacientes hipercatabólicos com Injúria Renal Aguda, as proteínas devem ser restringidas com o objetivo de evitar ou retardar o início de Terapia de Reposição Renal.


3. A recomendação de proteínas para adultos com Doença Renal Crônica (DRC) G3-G5 é de 0,6-0,8 g/kg/dia, com aporte energético adequado. A variação mais baixa é recomendada para preservação da função renal de pacientes sem risco nutricional; já a taxa mais elevada contempla a necessidade daqueles com diabetes mellitus, desnutrição, idade avançada e/ou outras condições de risco.


4. Para pacientes adultos com DRC G3-G5, a ingestão alimentar de fósforo e de potássio deve ser restringida, mesmo que não haja a presença de hiperfosfatemia ou hipercalemia.


5. Para pacientes adultos com DRC G3-G5, deve-se recomendar a substituição de 0,3-0,4 g/kg/dia de proteína de origem animal por proteína de origem vegetal, pois as proteínas de origem vegetal têm ação biológica positiva e benefícios clínicos nesses pacientes.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3064472 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo em relação à dietoterapia na disfagia.

1. A modificação da consistência da alimentação é um componente-chave no tratamento da disfagia.
2. Alimentos de consistência pastosa são recomendados para pacientes com dificuldade na fase oral preparatória da deglutição, que armazenam alimentos nas reentrâncias da boca ou que têm retenção faríngea significante de alimentos sólidos mastigados.
3. A adição de alimentos fontes de ácido cítrico melhora os reflexos da deglutição, possivelmente devido a um aumento na estimulação gustatória e trigeminal promovida pelo ácido.
4. Para paciente com disfagia orofaríngea moderada a grave, a única via possível de alimentação é a via parenteral.
5. Pacientes com disfagia orofaríngea grave devem ser encorajados à livre e abundante ingestão de líquidos ralos para evitar o risco de desidratação proveniente dos vômitos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064473 Nutrição
Assinale a alternativa correta em relação à dietoterapia nas alergias alimentares.
Alternativas
Q3064474 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação às recomendações nutricionais.

Alternativas
Q3064475 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo em relação às equações de estimativas do gasto energético.

1. As equações para cálculo da necessidade energética (EER - Estimated Energy Requirement), propostas pelo Institute of Medicine (IOM - DRIs), são consideradas as melhores e mais atuais até o momento por terem sido desenvolvidas de acordo com estudos fundamentados no método de calorimetria indireta.
2. A necessidade energética de um indivíduo varia de acordo com seu estado nutricional atual e/ou pregresso, idade, sexo, peso, estatura, atividade física, composição corporal e condição fisiológica.
3. As equações de EER são as melhores equações disponíveis para avaliar o gasto energético de pacientes, em unidade de terapia intensiva, sob ventilação mecânica.
4. Em crianças de 1 a 2 anos de idade, as equações de EER são independentes do gênero.
5. Para crianças, gestantes e nutrizes, a EER considera a necessidade energética associada à energia de depósito para formação de tecidos ou produção de secreção de leite materno.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064476 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação às atuais Diretrizes da OMS (2023) sobre alimentação complementar para lactentes e crianças pequenas, de 6 a 23 meses de idade.



1. O aleitamento materno deve acontecer por dois anos ou mais.


2. Para crianças não amamentadas, de 12 a 23 meses, o leite de vaca não modificado pode ser oferecido. As fórmulas infantis e “leites de crescimento” não são recomendados.


3. Lactentes não amamentados, de 6 a 11 meses, não devem receber fórmulas infantis à base de leite de vaca.


4. Para lactentes amamentados, a introdução da alimentação complementar pode começar desde os 4 meses de vida.


5. Lactentes e crianças pequenas, entre 6-23 meses de idade, podem consumir uma dieta variada; entretanto, oleaginosas e frutos do mar devem ser introduzidos somente após os 24 meses de vida.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3064477 Nutrição

Assinale a alternativa correta em relação à nutrição de gestante.

Alternativas
Q3064478 Nutrição

Considerando a Resolução CFN nº 600 de 2018, assinale a alternativa que indica corretamente as atividades obrigatórias que o nutricionista deve desenvolver na Assistência Nutricional e Dietoterápica em Ambulatórios e Consultórios.

Alternativas
Q3064479 Nutrição

Analise as afirmativas abaixo em relação à nutrição dos idosos, considerando as recomendações da Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento.



1. Os métodos de triagem nutricional mais indicados para os pacientes idosos são a Mini Avaliação Nutricional na versão completa ou reduzida (MANr).


2. A necessidade energética para indivíduos idosos, com mais de 80 anos de idade, é de 35 a 45 kcal por kg de peso corporal dia, devendo ser ajustada às características individuais.


3. A necessidade energética para indivíduos idosos deve ser de 30 a 35 kcal kg de peso corporal ao dia. Entretanto essa necessidade deve ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, nível de atividade física e a demanda metabólica relacionada à doença.


4. O uso de suplementos de vitaminas C (1 g/ dia) e D (7.000 UI/dia) e dos minerais ferro (8 mg/dia) e zinco (12 mg/dia) devem ser recomendados para todos os idosos com mais de 70 anos, dado o elevado risco de doenças infecciosas nessa população.


5. A necessidade proteica das pessoas idosas deve ser entre 1,0 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal por dia. A quantidade necessita ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e conforme o grau de catabolismo relacionado à doença.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Alternativas
Q3064480 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação antropométrica de adolescentes.

1. Adolescentes são avaliados sob os mesmos critérios que os adultos.
2. O IMC para a idade não é um parâmetro recomendado para diagnóstico individual e coletivo dos distúrbios nutricionais na adolescência.
3. Na avaliação antropométrica de adolescentes, o índice de massa corporal (IMC) é calculado e inserido em uma curva de acordo com a idade.
4. Um adolescente com índice de massa corporal (IMC) para a idade abaixo do percentil 0,1 (escore-z -3) é muito magro.
5. Idealmente, a aferição da altura de adolescente deveria ser realizada com o indivíduo deitado, visto as alterações posturais presentes nessa fase da vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064481 Nutrição
Assinale a alternativa correta em relação à avaliação do estado nutricional.
Alternativas
Q3064482 Nutrição
Em relação aos lactários, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

1. De acordo com a RDC nº 50 de 2002, do Ministério da Saúde, o lactário é uma unidade com área restrita, destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas.
2. O lactário deve existir em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) que possuam atendimento pediátrico e/ou obstétrico.
3. O lactário é a unidade de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) que tem por finalidade exclusiva a manipulação de leite humano, seja cru ou pasteurizado.
4. No lactário, o fluxo de preparo deve obedecer à seguinte ordem: preparo de fórmulas lácteas e não lácteas → envase de mamadeiras → esterilização terminal → distribuição.
5. No lactário, a atividade de preparo deve estar obrigatoriamente em ambiente distinto ao de recepção e lavagem e requer paramentação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064483 Nutrição
Considerando a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346 de 2006), analise as afirmativas abaixo:

1. A partir da aprovação da LOSAN, em 2006, institui-se o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que tem por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.
2. A LOSAN cria o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que tem por objetivo assegurar a segurança alimentar e nutricional por meio da verificação e promoção da adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliação das condições de funcionamento dos estabelecimentos e identificação dos riscos e danos à saúde da população.
3. A LOSAN reconhece que a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
4. A segurança alimentar e nutricional consiste na garantia de acesso a alimentos em condições higiênico-sanitárias seguras e em quantidade suficiente.
5. A segurança alimentar e nutricional não se limita, mas abrange a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos; e a produção de conhecimento e o acesso à informação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064484 Nutrição

Para realizar as atribuições de Nutrição em Saúde Coletiva, subárea Políticas e Programas Institucionais, no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Bolsa Família, entre outros, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades:



1. Identificar o gasto energético de indivíduos e população.


2. Implantar ações de educação alimentar e nutricional.


3. Participar de auditorias da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).


4. Contribuir no planejamento, implantação e análise de inquéritos e estudos epidemiológicos, com base em critérios técnicos e científicos.


5. Desenvolver ações de alimentação e nutrição, conforme diretrizes das políticas e programas públicos e normas legais vigentes.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3064485 Nutrição
Assinale a alternativa correta em relação ao planejamento de cardápios.
Alternativas
Q3064486 Nutrição
Em relação ao pré-preparo, preparo e cocção de leguminosas, analise as afirmativas:

1. Os avanços da tecnologia de colheita das leguminosas possibilitaram a redução considerável na quantidade de resíduos nesses grãos. Portanto, atualmente, a etapa de seleção de grãos é dispensável.
2. No pré-preparo das leguminosas, a higienização refere-se à lavagem dos grãos com água em abundância.
3. A maceração, considerada uma etapa de pré- -preparo das leguminosas, consiste em deixar os grãos de molho em água na proporção 2:1 (água: grão).
4. As leguminosas devem ser submetidas à cocção seca para que haja o melhor aproveitamento dos nutrientes.
5. O tratamento térmico prolongado em condições controladas para evitar a queima é necessário para a inativação de fatores antinutricionais naturalmente presentes nas leguminosas, como os inibidores de proteases e de amilases, e as lectinas-hemaglutininas que são sensíveis ao calor.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: B
6: D
7: A
8: C
9: E
10: A
11: C
12: A
13: E
14: C
15: B
16: D
17: D
18: E
19: B
20: D