Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 5 questões

Q1251938 Português
O texto a seguir é um fragmento do romance A menina morta (1954), em que se vê o escravo José Carapina terminar de fazer o pequeno caixão da sinhazinha que morrera.
“Estava pronto o pequeno esquife, e a mucama poderia vir agora, para esconder as tábuas debaixo do cetim tão bonito, com os reflexos prateados e azuis. Contudo era preciso levá-lo, e o carpinteiro colocou-o sobre os ombros, como se fosse uma cruz, e atravessou o grande quadrado, muito curvo, penosamente, esmagado pelo peso enorme, acima de suas forças...”.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE a sentença a seguir.
O romancista aborda a dor do escravo, que tinha muita dedicação à menina morta. A linguagem conotativa expressa tal sofrimento ao
Alternativas
Q1251941 Português
Leia o texto de Vinicius de Moraes.
TEU NOME Teu nome, Maria Lúcia Tem qualquer coisa que afaga Como uma lua macia Brilhando à flor de uma vaga. Parece um mar que marulha De manso sobre uma praia Tem o palor que irradia A estrela quando desmaia É um doce nome de filha É um belo nome de amada Lembra um pedaço de ilha Surgindo de madrugada. Tem um cheirinho de murta E é suave como a pelúcia É acorde que nunca finda É coisa por demais linda Teu nome, Maria Lúcia...

As afirmações abaixo estabelecem características de alguns gêneros textuais. Marque a alternativa que corresponde ao gênero enfatizado no texto de Vinicius.
Alternativas
Q1251942 Português
Leia um fragmento do conto “Um escritor nasce e morre”, de Carlos Drummond de Andrade.
“É verdade que Turmalinas me compreendia pouco, e eu a compreendia menos. Meus requintes espasmódicos eram um pouco estranhos a uma terra em que a hematita calçava as ruas, dando às almas uma rigidez triste.
” Embora o conto seja um gênero fictício, essa passagem corresponde a aspectos autobiográficos. Percebe-se que o excerto faz uma intratextualidade, ou seja, intertextualidade com a própria poesia do autor. Marque a alternativa CORRETA, cujos versos comprovam isso.
Alternativas
Q1251943 Português
Murilo Mendes, poeta mineiro, em sua obra História do Brasil, revisita alguns acontecimentos históricos e confere a eles nova abordagem, como se lê no texto “Quinze de novembro”, transcrito a seguir.
"Deodoro todo nos trinques Bate na porta de Dão Pedro Segundo. - Seu imperadô, dê o fora que nós queremos tomar conta desta bugiganga. Mande vir os músicos. O imperador bocejando responde - Pois não meus filhos não se vexem me deixem calçar as chinelas podem entrar à vontade: só peço que não me bulam nas obras completas de Vítor Hugo".
Com base na norma padrão escrita da língua portuguesa e em suas variações linguísticas, marque a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q1251944 Português
Leia o trecho transcrito de Grande Sertão Veredas, do escritor mineiro João Guimarães Rosa.
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!”
Nessa passagem, o protagonista, ao se identificar com um “cão mestre”, recorre a uma __________________, ou seja, pela substituição de um termo por outro, a partir de uma relação de __________________ entre os elementos que esses termos designam. É uma espécie de ___________________ subentendida.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: A