Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q1252358 Farmácia
De acordo com o previsto na RESOLUÇÃO-RDC Nº 16, DE 2 DE MARÇO DE 2007- ANVISA, a qual aprova o Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos, marque a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1252359 Farmácia
Conforme o previsto na RESOLUÇÃO-RDC Nº 20/ANVISA, DE 5 DE MAIO DE 2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e (F) para as que forem FALSAS e a seguir, assinale a alternativa que corresponda à sequência de respostas CORRETA:
( ) A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto modelo de receita específico. ( ) A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão. ( ) A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial. ( ) A limitação será de 3 (três) itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.
Alternativas
Q1252360 Farmácia
Com relação ao contido na Portaria 344/ANVISA, a qual aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e (F) para as que forem falsas e a seguir, assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
( ) É proibido distribuir amostras grátis de substâncias e/ou medicamentos constantes da referida Portaria 344 e de suas atualizações. Será permitida apenas, a distribuição de amostras grátis de medicamentos que contenham substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) e "C4" (anti-retrovirais), em suas embalagens originais, exclusivamente aos profissionais médicos, que assinarão o comprovante de distribuição emitido pelo fabricante. ( ) As substâncias constantes das listas da Portaria 344 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham, existentes nos estabelecimentos, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico ou químico responsável, quando se tratar de indústria farmoquímica. ( ) A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a prescrição de medicamentos a base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras). ( ) Ficam isentos de Autorização Especial as empresas, instituições e órgãos na execução das seguintes atividades e categorias a eles vinculadas: I - Unidades de Saúde que somente dispensem medicamentos objeto da referida Portaria, em suas embalagens originais, adquiridos no mercado nacional; II - Órgãos de Repressão a Entorpecentes; III - Laboratórios de Análises Clínicas que utilizem substâncias objeto de tal Portaria unicamente com finalidade diagnóstica; IV - Laboratórios de Referência que utilizem substâncias de controle especial na realização de provas analíticas para identificação de drogas.
Alternativas
Q1252361 Farmácia
Considerando-se as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias, drogarias e hospitais, assinale a afirmativa ERRADA:
Alternativas
Q1252362 Farmácia
A legislação sanitária em vigor estabelece os requisitos mínimos de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF) a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais, bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. Acerca desses requisitos, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q1252363 Farmácia
No que se refere a matérias-primas e materiais de embalagem para manipulação farmacêutica, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e (F) para as que forem FALSAS e a seguir, assinale a alternativa que corresponda à sequência de respostas CORRETA:
( ) As especificações técnicas de todas as matérias-primas e dos materiais de embalagem a serem utilizados na manipulação devem ser autorizadas, atualizadas e datadas pelo farmacêutico responsável. No caso de sua ausência, o técnico auxiliar, desde que devidamente habilitado, poderá substituí-lo por um período máximo de 30 (trinta) dias. ( ) As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo: nome da matéria-prima, Denominação Comum Brasileira (DCB), Denominação Comum Internacional (DCI) ou número de registro do Chemical Abstracts Service (CAS), quando couber. No caso de matéria-prima vegetal: nome popular, nome científico e parte da planta utilizada. ( ) Caso a farmácia fracione matérias-primas para uso próprio, deve garantir as mesmas condições de embalagem do produto original. ( ) Os rótulos das matérias-primas fracionadas devem conter identificação que permita a rastreabilidade desde a sua origem.
Alternativas
Q1252364 Farmácia
A Insulina possui diversas ações hipoglicêmicas, atuando tanto no fígado, quanto nos músculos e tecido adiposo. Com relação as suas ações, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
Alternativas
Q1252365 Farmácia
Existem diversos esquemas para se classificar e agrupar os quimioterápicos antimicrobianos (antibióticos). Entretanto, todos eles são dificultados por exceções e superposições. Do ponto de vista histórico, a classificação mais comum atualmente se baseia na estrutura química e no mecanismo de ação de tais substâncias. Assim, para demonstrar a proposta atual de classificação de alguns antibióticos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. A seguir marque a sequência CORRETA:
1. Aminoglicosídeos, como a Estreptomicina, Gentamicina, Tobramicina e Amicacina. 2. β-Lactâmicos, como a Penicilina e as Cefalosporinas. 3. Antimetabólicos, como o Trimetoprim e Sulfonamidas. 4. Antifúngicos como a Polimixina, Nistatina e Anfotericina B. 5. Macrolídeos, como a Eritromicina, Azitromicina e Claritromicina.

( ) Inibem a síntese da parede celular. ( ) Se ligam à subunidade ribossômica 30S e alteram a síntese de proteínas, resultando na morte celular, ou seja, ação bactericida. (. ) Afetam a função das subunidades ribossômicas 30S e 50S, causando inibição reversível da síntese de proteínas, produzindo efeito bacteriostático. ( ) Alteram a permeabilidade da membrana celular do microrganismo, com conseqüente extravasamento de compostos intracelulares. (. ) Bloqueiam a ação de enzimas essenciais no metabolismo do Folato.
Alternativas
Q1252366 Farmácia
Considerando algumas características das vias comuns de administração de fármacos, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q1252367 Farmácia
Os antiinflamatórios, analgésicos e antipiréticos formam um grupo heterogêneo de compostos que frequentemente não estão relacionados do ponto de vista químico, mas que, entretanto, compartilham algumas ações terapêuticas e efeitos colaterais. Com relação aos antiinflamatórios não esteroidais (AINE), analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as afirmativas que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas e a seguir, assinale a alternativa que corresponda à sequência de respostas CORRETA:
( ) Todos os AINE, incluindo os inibidores seletivos da COX-2 são antipiréticos, analgésicos e antiinflamatórios. Uma exceção é o paracetamol, que é antipirético e analgésico, porém desprovido em grande parte de atividade antiinflamatória. ( ) Parte do mecanismo antipirético, analgésico e antiinflamatório dos AINE pode ser explicada pelo fato de inibirem efetivamente as Ciclooxigenases no cérebro e também nos locais de inflamação nos tecidos periféricos, respectivamente. ( ) Os AINE não alteram a percepção das modalidades sensoriais, além da dor. ( ) Como exemplos de AINE inibidores seletivos da Ciclooxigenase-2 (COX-2), podemos citar o Rofecoxib, Celecoxib e a Nimessulida.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: C
6: A
7: A
8: B
9: D
10: C