Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Farmacêutico
Foram encontradas 6 questões
Analise os itens abaixo, considerando como VERDADEIRO (V) aquele que é considerado disposição essencial e considerando como FALSO (F) aquele não considerado como disposição essencial. Após, marque a sequência CORRETA:
( ) Identificação das necessidades de saúde locais e regionais. ( ) Adequação das ações e dos serviços dos entes federativos em relação às atualizações realizadas na RENASES (Rede Nacional de Ações e Serviços de Saúde). ( ) Recursos financeiros que serão disponibilizados por cada um dos partícipes para sua execução.
I. Ordenação da rede. II. Regionalização e Hierarquização. III. Formação continuada dos profissionais da Atenção Básica. IV. Cuidado centrado na pessoa.
Quais diretrizes acima são realmente indicadas para serem operacionalizadas, devendo ser marcada a alternativa CORRETA:
I. Desde 1942, não há registro no Brasil da forma de transmissão urbana da febre amarela.
NO ENTANTO
II. No período 2016 / 2017 foi registrada grande dispersão do vírus da febre amarela, com 792 casos humanos e 274 óbitos de dezembro de 2016 a março de 2017.
Sobre essas duas afirmativas é CORRETO afirmar:
Leia atentamente as afirmativas abaixo, relacionando-as com as doenças indicadas.
1- Dengue
2- Chikungunya
3- Zika Virus
4- Febre Amarela
( ) A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, entre outros sintomas.
( ) O vírus é transmitido principalmente pela picada do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Também existe transmissão de mãe para filho no momento do parto e por transfusão sanguínea.
( ) Os principais sintomas incluem febre, erupções cutâneas, conjuntivite, mialgia, artralgia, mal estar ou dor de cabeça, durando de 2 a 7 dias.
( ) Em casos graves o paciente pode desenvolver febre alta, icterícia, hemorragias e, eventualmente, choque. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Marque a alternativa que representa a sequência CORRETA dessa associação.
Fonte: MS/SAS: Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS (1993 e 1999) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES (2005); base demográfica do IBGE.
* Valor médio anual do número de leitos.
A partir da análise estrita dos dados contidos na tabela acima pode-se afirmar:
I. Observa-se a redução da oferta do número de leitos SUS em todas as regiões, principalmente na esfera privada. II. Em 1993, havia maior oferta de leitos SUS nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. III. Em 2005, a maior oferta de leitos passa a ocorrer nas regiões Sul, Nordeste e CentroOeste, não pelo aumento da oferta na região Nordeste, mas pela grande diminuição ocorrida nas demais regiões. IV. A comparação por esfera administrativa do estabelecimento é de difícil análise neste período, pela redistribuição dos hospitais universitários em públicos e privados, ocorrida em 2003.
Marque a alternativa que melhor expressa a análise estrita dos dados.