Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Ciências
Foram encontradas 6 questões
( ) O livro didático é apenas um dentre os materiais de ensino disponíveis para o ensino de Ciências, sendo que o aprendizado pelo aluno está diretamente relacionado com a maneira de utilização do livro pelo professor em sala de aula. ( ) Os livros didáticos atuais de Ciências apresentam a ciência de maneira contextualizada, e aliada da sociedade e da sua vida cotidiana, concebendo o método cientifico como um conjunto de regras fixas para encontrar a verdade. ( ) Em muitas situações, o livro didático costuma ser a única referência para o trabalho do professor, passando a assumir o papel de currículo e de definidor das estratégias de ensino, interferindo de modo significativo nos processos de seleção, planejamento e desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. ( ) Muitos livros didáticos utilizados nas aulas de Ciências do ensino fundamental apresentam conceitos errôneos ou não condizentes com o contexto social em que o aluno está inserido, acarretando uma aprendizagem insatisfatória.
A sequência CORRETA é:
Sobre a metodologia empregada pelo professor e os conceitos a ela associados, pode-se dizer que:
I. Esta metodologia facilita a aprendizagem significativa quando utilizada após os materiais de aprendizagem em si, sempre em um nível mais elevado de abstração, generalidade e inclusividade. II. Esta metodologia pode ser utilizada para explicitar a relação entre os novos conhecimentos e aqueles que o aluno já tem mas não percebe que são relacionáveis aos novos. III. Esta metodologia funciona como uma ponte entre o que aprendiz já sabe e o que ele deveria saber a fim de que o novo material possa ser aprendido de forma significativa. IV. Esta metodologia pode modificar a estrutura cognitiva do aprendiz, tornando-o mais capaz de assimilar e reter os conceitos e informações.
As assertivas que apresentam conceitos CORRETOS sobre a metodologia empregada pelo professor são:
“(...) usaremos o termo alfabetização científica para designar as ideias que temos em mente e que objetivamos ao planejar um ensino que permita aos alunos interagir com uma nova cultura, com uma nova forma de ver o mundo e seus acontecimentos, podendo modificá-los e a si próprio através da prática consciente propiciada por sua interação cerceada de saberes de noções e conhecimentos científicos, bem como das habilidades associadas ao fazer científico. [...] Demos o nome de Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica para esses grupos [...] de habilidades classificadas como necessárias de serem encontradas entre os alfabetizados cientificamente [...], pois, em nosso entendimento, esses três eixos são capazes de fornecer bases suficientes e necessárias de serem consideradas no momento da elaboração e planejamento de aulas e propostas de aulas que visam a Alfabetização Científica.”
Associe as duas colunas, relacionando os eixos estruturantes da alfabetização científica propostos pelos autores à sua definição e à sua importância.
1. Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, 2. Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática. 3. Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente.
( ) Concerne na possibilidade de trabalhar com os alunos a construção de conhecimentos científicos necessários para que seja possível a eles aplicá-los em situações diversas e de modo apropriado em seu dia-a-dia. ( ) Sua importância está relacionada com a garantia de que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável para a sociedade e o planeta, considerando as ações que podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes construídos pelas ciências. ( ) Sua importância reside na necessidade exigida em nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como forma de poder entender até mesmo pequenas informações e situações do dia-a-dia. ( ) Refere-se à ideia de ciência como um corpo de conhecimentos em constantes transformações por meio de processo de aquisição e análise de dados, síntese e decodificação de resultados que originam os saberes. ( ) Trata-se da identificação do entrelaçamento entre as esferas da ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente e, portanto, da consideração de que a solução imediata para um problema em uma destas áreas pode representar o aparecimento de um outro problema associado. ( ) Sua importância está em fornecer subsídios para que o caráter humano e social, inerentes às investigações científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer contribuições para o comportamento assumido por alunos e professor .
A sequência CORRETA dessas associações é:
I. Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes. II. Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos, atitudes e valores desenvolvidos no aprendizado escolar. III. Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento. IV. Compreender a Ciência como um processo de construção de conhecimentos por meio de definições enciclopédicas e classificações memorizadas, a partir da observação direta dos fenômenos naturais ou tecnológicos.
São capacidades que o aluno deve ter desenvolvido ao final do ensino fundamental: Marque a alternativa CORRETA.
Sobre a relação existente entre os movimentos da Terra, da Lua e suas posições relativas ao Sol, é CORRETO afirmar que:
http://educador.brasilescola.uol.com.br
Marque a alternativa CORRETA que completa a afirmativa a seguir:
O professor, com esta atividade, está auxiliando seus alunos a compreenderem o fenômeno da