Questões de Concurso Público Senado Federal 2008 para Analista de Suporte de Sistemas
Foram encontradas 16 questões
I. Opera com clock de 125 MHz, igual ao Fast Ethernet, mas consegue atingir uma taxa de transferência de 1Gbps porque transmite dois bits por vez e usa quatro pares do cabo.
II. Utiliza o formato do quadro Ethernet 802.3, permite operações half-duplex e full-duplex e método de acesso CSMA/CD com suporte para um repetidor por domínio de colisão.
III. Suporta enlace de fibra óptica monomodo e multimodo com comprimentos máximos de 500m e de 2km, respectivamente.
Assinale:
De acordo com a normalização EIA/TIA 568A a ser empregada na conectorização, a seqüência de cores
BV-VD-BL-AZ-BA-LJ-BM-MR
corresponde aos seguintes pinos do conector:
I. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço físico;
II. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço lógico.
Esses equipamentos são conhecidos, respectivamente, como:
Nessas condições, duas máscaras que essa sub-rede deve utilizar são:
Nessas condições, a configuração que pode ser empregada em uma das quinze sub-redes para 2.000 hosts é:
O padrão ISDB, na camada de codificação, os sinais de áudio e de vídeo utilizam, respectivamente, as recomendações:
• Um protocolo que criptografa a comunicação entre cliente e servidor, para garantir a segurança das informações que são trocadas na rede.
• Um método de negociação seguro de autenticação entre cliente e servidor, com o objetivo de provar ao serviço que um cliente é válido
Esses métodos são conhecidos, respectivamente, por:
T1 - gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;
T2 - específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;
T3 - específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.
As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos:
OP1 - utilizada para ler o valor da variável; o gerente solicita que o agente obtenha o valor da variável;
OP2 - utilizada para comunicar um evento; o agente comunica ao gerente o acontecimento de um evento, previamente determinado.
As operações OP1 e OP2 são, respectivamente, conhecidas por:
G1 - permitir a preparação, a inicialização, a partida, a operação contínua e a posterior suspensão dos serviços de interconexão entre sistemas abertos, com a função de manutenção e monitoração da estrutura física e lógica de uma rede, incluindo a verificação da existência dos componentes e da interconectividade entre esses componentes;
G2 - monitorar os estados dos recursos, da manutenção de cada um dos objetos gerenciados, e pelas decisões que devem ser tomadas para restabelecer as unidades do sistema que venham a dar problemas.
As modalidades de gerência descritos em G1 e G2 são, respectivamente, denominadas gerência de:
I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.
Assinale:
· ● Um analista está trabalhando com um arquivo de dados de 100 MB.
· ● O disco rígido e a placa-mãe transferem dados a 100MB/s; o arquivo vai demorar aproximadamente 1s para ser transferido.
· ● É empregada a técnica “data stripping”, que usa dois discos rígidos iguais com divisão de dados, ocorrendo que o mesmo arquivo é dividido em dois de 50MB e, com isso, demora 0,5s para ser gravado/lido em cada disco.
· ● Como o acesso aos dois discos ocorre de forma simultânea, o tempo total para acessar o mesmo disco passa a ser a metade (0,5s), ou seja, o desempenho dobra.
A técnica descrita é conhecida como RAID: