Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo

Foram encontradas 34 questões

Q576834 Arquitetura
No âmbito urbanístico, a preocupação central de um zoneamento de prioridades e “includente” consiste em:
Alternativas
Q576835 Arquitetura
Blocos facilitam o processo de criação e manutenção de projetos, principalmente se os desenhos tiverem formas padrão repetidas. Com relação aos comandos que são utilizados quando se deseja trabalhar com blocos, podemos afirmar que:
Alternativas
Q576836 Arquitetura
Os espaços de desenho do AutoCAD são o Model Space e o Paper Space. Uma planta arquitetônica, como qualquer outro objeto, deve ser criada utilizando-se layers diferenciados para cada tipo de elemento representado, identificando o tipo de linha e espessura do traço. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q576837 Arquitetura
Considerando-se os comandos do AutoCAD: strech, scale, lengthen, trim e extend, que permitem modificar a geometria de objetos, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas
Q576840 Arquitetura
Em consonância com a Norma de Inspeção Predial 2007, do IBAPE-SP, a classificação quanto ao grau de risco de uma anomalia ou falha deve ser sempre fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada. O impacto parcialmente recuperável relativo ao risco quanto à perda parcial de funcionalidade e desempenho, recomendando programação e intervenção a curto prazo, é classificado como risco: 
Alternativas
Q576842 Arquitetura
O sistema de proteção dos edifícios contra a incidência de raios não impede a ocorrência das descargas elétricas, mas reduz significativamente os riscos decorrentes das descargas. As principais anomalia deste sistema podem estar relacionadas a problemas relacionados à questão de uso, operação e manutenção, a serem observados nas rotinas e vistorias periódicas. Inclui-se neste caso:
Alternativas
Q576846 Arquitetura
A primeira década do século XX foi marcada por fortes mudanças estruturais no tecido da cidade do Rio de Janeiro, que até então guardava feições coloniais com ruas estreitas e casario de pouca altura. Essas mudanças a transformaram em cidade Republicana: uma metrópole moderna com passeios, iluminação elétrica e edifícios de três a sete pavimentos. Conduzidas pelo prefeito Pereira Passos entre 1903 e 1906, tais mudanças foram inspiradas no modelo parisiense produzido por Haussmann. Com relação a essas mudanças, analise as afirmativas a seguir.

I A abertura da Avenida Beira-Mar como eixo de ligação centro-sul, desde o final da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, até a Enseada de Botafogo, em faixa conquistada sobre a Baía da Guanabara por meio de aterro;

II A construção do Passeio Público do Rio de Janeiro sobre parte do aterro que cobriu a Lagoa do Boqueirão.

III A abertura da Avenida Central, atual av. Rio Branco, ligando o Largo da Prainha, atual Praça Mauá, à Avenida Beira-Mar. Sua feição original foi marcada pela construção de novos edifícios cujos projetos foram vencedores num Concurso de Fachadas.

IV A abertura da Avenida Brasil, ligando os bairros situados depois da ponta do Caju até Irajá. Assinale: 
Alternativas
Q576847 Arquitetura
A noção de historicidade e a valorização do passado remonta ao séc. XV, quando houve interesse crescente pelas obras da Antiguidade. Mas foi somente a partir do século XVIII, com o Iluminismo, que a noção de História, entendida como é hoje, ganhou forma. A França de fins do século XVIII e início do XIX, no período pós-revolucionário, apresentava um quadro de desolação do seu patrimônio artístico. Também na Inglaterra, as profundas e aceleradas modificações geradas pela recente industrialização contribuíram para o nascimento de um sentimento de preservação, diante das reais ameaças de perda e de obsolescência.
Esses movimentos, somados à consolidação da noção de monumento como documento histórico, deram origem a uma nova maneira de encarar a herança cultural, que resultou nos movimentos de preservação e de restauração de monumentos.

A partir do texto, analise os conceitos apresentados a seguir.

I “Uma só coisa deve ser evitada a todo custo do ponto de vista do valor de antiguidade: a intervenção arbitrária da mão do homem no estado do monumento. Não se deve nem acrescentar, nem eliminar, sem substituir aquilo que se alterou no decorrer dos anos sob a ação das forças naturais, assim como não se devem suprimir acréscimos que alteraram a forma original.”

II “A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode jamais ter existido em um dado momento.”

III “O restauro constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro”

IV “Nem pelo público, nem por aqueles que são responsáveis por monumentos públicos, o verdadeiro sentido da palavra restauração é entendido. Significa a mais total destruição após a qual nenhum remanescente pode ser reunido; uma destruição acompanhada de uma falsa descrição do objeto destruído.” 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente e na mesma ordem, os autores desses conceitos.
Alternativas
Q576848 Arquitetura
Na primeira metade do século XX, a arquitetura brasileira apresentou profundas transformações no que concerne a estilos e conceitos. Este também foi o período de constituição do conjunto arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz, no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro/RJ, que hoje integra o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), que reflete, em certa medida, essas transformações. Assinale a afirmativa que apresenta os tipos de arquitetura presentes no NAHM. 
Alternativas
Q576849 Arquitetura
As lacunas foram, dentre outros, tema de exaustivo estudo de Cesare Brandi. Na comunicação apresentada no XX Congresso de História da Arte em Nova York, em 1961, intitulada “Apostila Teórica para o Tratamento das Lacunas", ele ressalta que: 
Alternativas
Q576850 Arquitetura
A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne aos materiais de construção empregados e aos sistemas construtivos adotados.

Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer. 

I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira

a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna. 
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto. 
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal. 
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


Alternativas
Q576851 Arquitetura
O 1º Encontro dos Governadores de Estado, secretários estaduais de área cultural, prefeitos de municípios ineressados, presidentes e representantes de instituições culturais, ocorrido no Brasil, recomendou, entre outras coisas, a criação, onde ainda não houvesse, de orgãos estaduais e municipais, articulados com os Conselhos Estaduais de Cultura e com o Deprtamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN). Deste encontro resultou o seguinte documento:
Alternativas
Q576852 Arquitetura
As mudanças ocorridas durante a segunda metade do século XIX implicaram, no Brasil, em profundas transformações nos modos de habitar e de construir, estimuladas pela possibilidade de importação de materiais de construção e elementos arquitetônicos até de edifícios inteiros produzidos, em partes, pela indústria europeia.

A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;

Assinale:

Alternativas
Q576853 Arquitetura
O conceito de conservação urbana integrada (CI) tem origem no urbanismo reformista italiano dos anos 1960/70, mais especificamente a partir da experiência de reabilitação do centro histórico da cidade de Bolonha. Planejadores como Venuti, Benevollo e Cervellati ganharam notoriedade mundial por suas originais contribuições no campo do planejamento urbano e da conservação patrimonial das cidades, as quais ultrapassaram os limites da Itália e, em 1975, influenciaram o Conselho da Europa na formulação de diretrizes, expressas pela Declaração de Amsterdã, para o planejamento urbano de centros históricos do continente.  A partir do texto, com relação às contribuições da Declaração de Amsterdã, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q576854 Arquitetura
As cidades classificadas como históricas foram, por muito tempo, abordadas a partir de recortes temporais que de certo modo davam a ilusão de congelamento. Hoje, sabe-se que elas devem ser abordadas em seus diversos aspectos – políticos, sociais, culturais e econômicos – os quais variam no tempo. No entanto, o tempo histórico das cidades não é linear, mas abriga tempos descompassados que se cruzam de formas diferentes, marcadas por rupturas ou descontinuidades. Com base no fragmento acima, pode-se afirmar que para intervir numa cidade histórica, faz-se necessária uma análise que leve em consideração os dados demográficos, limites físicos, tipologias, hierarquias funcionais, signos e modelos pré-determinados de sociedade ou cultura, mas também:
Alternativas
Q576855 Arquitetura
A Carta de Veneza (1964) trouxe contribuições importantes para a atuação no campo da preservação de monumentos, que influenciaram em grande medida as políticas de preservação do patrimônio, inclusive no Brasil. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas contribuições:
Alternativas
Q576856 Arquitetura
Ao se iniciar um projeto de intervenção em bens culturais imóveis, deve-se, após a realização do cadastramento e antes da elaboração do projeto propriamente dito, elaborar/definir: 
Alternativas
Q576857 Arquitetura
O Seminário Semana do Patrimônio – Cultura e Memória na Fronteira, realizado no município de Bagé/RS, em agosto de 2007, abordou de forma pioneira no Brasil o tema da Paisagem Cultural e resultou na Carta de Bagé que tem por objetivo a defesa das paisagens culturais em geral e, em especial, do território dos Pampas e das paisagens culturais de fronteira. O documento define Paisagem Cultural como “o meio natural ao qual o ser humano imprimiu as marcas de suas ações e formas de expressão, resultando em uma soma de todos os testemunhos resultantes da interação do homem com a natureza e, reciprocamente, da natureza com homem, passíveis de leituras espaciais e temporais”. Com relação às recomendações da referida carta, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q576858 Arquitetura
O conceito de patrimônio cultural apresenta constante evolução. Atualmente, com a incorporação de testemunhos intangíveis e, por consequência, de elementos da cultura propriamente dita de um povo, esta entendida como os seus modos de fazer e viver, as ações de preservação requerem cada vez mais tratamentos particularizados que levem em conta as especificidades de cada cultura. No Brasil, esse alargamento de conceito se materializou oficialmente a partir:
Alternativas
Q576860 Arquitetura
No que tange às tecnicas de cadastramento arquitetônico, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: B
6: A
7: D
8: E
9: E
10: C
11: A
12: B
13: B
14: C
15: A
16: B
17: C
18: E
19: D
20: D