Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Biotecnologia em Animais de Laboratório II

Foram encontradas 30 questões

Q575339 Veterinária
Caso um animal seja encontrado solto em um biotério, seria um procedimento correto:
Alternativas
Q575341 Veterinária
Quanto à caracterização genética de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. Animais de colônias do tipo inbred são homozigotos para quase todos os pares de genes alelos. II. Colônias outbread são mantidas por meio de sistemas de acasalamentos randômicos. III. O estabelecimento de uma colônia outbread requer um número inicial de casais pequeno, que é usado para gerar o maior número possível de animais. Assinale:
Alternativas
Q575342 Veterinária
Animais que possuem a sua microbiota associada definida são classificados como:
Alternativas
Q575344 Veterinária
Sobre as práticas de higiene em biotérios, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q575346 Veterinária
Quanto às infecções em ratos, analise: I. Mycoplasma pulmonis é o organismo que desempenha o papel principal nas infecções respiratórias. II. O monitoramento regular para este agente é uma precaução essencial para um biotério. III. Pneumonia, rinite e otite são comuns em biotérios infectados por este agente. Assinale:
Alternativas
Q575347 Veterinária
Para fins experimentais, um camundongo Germ-free, adulto, da linhagem Balb/C é inoculado por via oral com Staphylococcus aureus (classe de risco 2). Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a classificação sanitária e o tipo de biotério onde o animal deverá ser mantido após o procedimento.
Alternativas
Q575348 Veterinária
Não é um componente da estrutura fisica de um biotério capaz de manter animais SPF:
Alternativas
Q575349 Veterinária
É um exemplo de vírus indicado para monitoração microbiológica em coelhos, camundongos e ratos:
Alternativas
Q575351 Veterinária
Em relação aos princípios éticos no uso de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. Se dor ou desconforto são necessariamente concomitantes ao estudo experimental, estes devem ser minimizados em intensidade e duração. II. A aceitação do estudo experimental pode ser baseada no baixo custo e na facilidade de aplicação. III. Procedimentos traumatizantes envolvendo esmagamento sem anestesia são aceitáveis mediante a alta contribuição para o conhecimento. Assinale:
Alternativas
Q575352 Veterinária
Com relação às competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), analise as afirmativas a seguir. I. expedir e fazer cumprir normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica. II. credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica. III. estabelecer e rever normas para credenciamento de instituições que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa. Assinale:
Alternativas
Q575353 Veterinária
Em relação aos princípios éticos e práticos envolvendo animais, analise as afirmativas a seguir. I. Realizar várias técnicas cirúrgicas em um mesmo animal é um experimento condenável. II. Privar o animal de água e alimento é aceitável mesmo por um período prolongado. III. Provocação de queimaduras é um experimento condenável. Assinale:
Alternativas
Q575355 Veterinária
Em relação à Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, analise as afirmativas a seguir. I. O artigo primeiro permite a vivissecção em todo o território nacional. II. O artigo terceiro impede a vivissecção sem o emprego de anestesia. III. O artigo quarto prevê que os animais só podem ser submetidos a intervenções dos protocolos quando durante, ou após a vivissecção, receberem cuidados especiais. Assinale:
Alternativas
Q575356 Veterinária
Os cuidados pós-operatórios requerem, entre outros, a administração de analgésicos e antinflamatórios, obedecendo a seguinte dosagem:
Alternativas
Q575357 Veterinária
Sobre os sistemas de acasalamento em roedores, analise as afirmativas a seguir. I. Para se manter animais geneticamente definidos, o sistema de acasalamento deve ser determinado de acordo com as características biológicas de cada espécie ou linhagem. II. No sistema de acasalamento permanente, podemos escolher entre o monogâmico, onde um único macho permanece com a mesma fêmea por toda sua vida reprodutiva, ou o sistema permanente poligâmico, no qual um único macho permanece com 2 (duas) ou mais fêmeas por toda sua vida reprodutiva. III. No sistema de acasalamento temporário, como o próprio nome diz, o macho é mantido com várias fêmeas, geralmente de 4 (quatro) a 5 (cinco) fêmeas. Estas são separadas do macho assim que for constatada a prenhez e retornam ao harém após o desmame da ninhada, neste caso há o aproveitamento do cio pós-parto. Assinale:
Alternativas
Q575358 Veterinária
Sobre o acasalamento para linhagens não consanguíneas, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q575359 Veterinária
Sobre a maturação sexual dos roedores de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. A diferenciação sexual pela ação da hipófise é geralmente realizada no sexto dia de vida no macho e antes do décimo segundo dia de vida na fêmea. II. Na fêmea, as alterações que dependem da ação do estrógeno, tais como a cornificação do epitélio na abertura vaginal pode ocorrer entre 24 e 28 dias de idade. III. A maturação sexual varia entre as linhagens e colônias de camundongos e está sujeita a influências sazonais e ambientais. Assinale:
Alternativas
Q575360 Veterinária
Com relação às linhagens isogênicas ou consanguíneas, analise as afirmativas a seguir. I. Dois organismos são ditos isogênicos quando são geneticamente idênticos e suas similaridades genotípicas levam à uniformidade fenotípica, o que implica na redução de animais para se obter um resultado experimental estatisticamente significante. II. As linhagens de roedores isogênicos são geradas por acasalamento irmão com irmã por pelo menos 20 gerações sucessivas, quando 98,7% de todos os loci do genoma estarão em homozigose. III. O estado de homozigose total é atingido após 40 gerações de acasalamento irmão com irmã sem interrupção. Assinale:
Alternativas
Q575361 Veterinária
Sobre o desenvolvimento embrionário dos camundongos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q575363 Veterinária
Com relação ao desenvolvimento embrionário dos camundongos, analise as afirmativas a seguir. I. O óvulo fecundado é envolvido por uma cobertura protetora externa, a zona pelúcida, composta por mucopolissacarídeos e glicoproteínas. II. No estágio de 8 (oito) células, os blastômeros aumentam a área de contato entre as superfícies das células em um processo chamado compactação. III. No estágio de 32 (trinta e duas) células, a mórula contém aproximadamente 10 (dez) células internas e mais de 20 (vinte) externas. Assinale:
Alternativas
Q575365 Veterinária
Com relação ao desenvolvimento inicial, após a implantação do embrião de camundongos, analise as afirmativas a seguir.

I. A endoderme primitiva ou epiblasto se desenvolverá no embrião propriamente dito. II. A ectoderme primitiva contribuirá para a formação das estruturas extra-embrionárias. III. No início da gastrulação, as células do epiblasto se tornarão a mesoderme e endoderme. Assinale:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E
5: D
6: A
7: B
8: B
9: A
10: E
11: C
12: E
13: A
14: D
15: C
16: E
17: E
18: B
19: E
20: C