Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Biotecnologia em Animais de Laboratório II

Foram encontradas 13 questões

Q575337 Biologia
Sobre os métodos de eutanásia de roedores neonatos, analise as afirmativas a seguir.

I. A hipotermia é um método inaceitável para neonatos, assim como para roedores adultos.
II. Para eutanásia de neonatos, pode ser utilizado um agente inalante como o CO2.
III. A decapitação é um método aceitável de eutanásia em roedores neonatos.

Assinale: 

Alternativas
Q575338 Biologia
Sobre as barreiras sanitárias de biotérios de criação, manutenção ou experimentação, analise as afirmativas a seguir.

I. Barreiras sanitárias correspondem a medidas que têm como objetivo exclusivo proteger os animais da contaminação por agentes patogênicos.

II. A manutenção de pressão positiva sobre o fluxo de ar é um exemplo de barreira sanitária física presente em biotérios de alto nível de biossegurança.

III. O uso de hipoclorito de sódio a 1% como desinfetante constitui um exemplo de barreira sanitária química.

Assinale:

Alternativas
Q575340 Biologia
Quanto à febre da mordida do rato, analise as afirmativas a seguir. I. É causada pelo agente Streptobacillus moniliformes. II. A doença causa erupções cutâneas e poliartrite. III. A prevenção da mesma pode ser feita com equipamentos de proteção individual e medidas sanitárias. Assinale:
Alternativas
Q575343 Biologia
Sobre as características da reprodução de lagomorfos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q575350 Biologia
A Toxoplasmose pode ser identificada em primatas não humanos com os seguintes sintomas:
Alternativas
Q575364 Biologia
Sobre a embriogênese, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q575373 Biologia
A respeito da geração de animais transgênicos e fatores que podem afetar sua produção, analise as afirmativas a seguir. I. Na produção de animais transgênicos não é possível escolher onde irá ocorrer a inserção do transgene. O locus de inserção depende da existência de quebra das duas fitas de DNA endógeno, e estes pontos de quebra são aleatórios no genoma do embrião. II. O sítio ou locus de integração do transgênico pode influenciar na sua expressão em nível da transcrição. Tal efeito é chamado de efeito de posição. III. Um fator que afeta a produção de animais transgênicos diz respeito ao número de cópias inseridas. Neste caso, é muito importante testar os animais transgênicos quanto ao número de cópias, pois podem variar quanto à expressão do fragmento inserido. Assinale: 
Alternativas
Q575377 Biologia
Sobre os fundamentos da biologia molecular aplicados ao controle genético de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. No controle genético das linhagens de roedores mantidas nos biotérios, a técnica que envolve a amplificação em cadeia da polimerase (PCR) é a mais utilizada atualmente. Os marcadores moleculares mais utilizados são os microsatélites, sendo os mais abundantes e informativos para os roedores, aqueles que contém repetições de dinucleotídeos do tipo (CA)n, sendo n o número de repetições. II. Os loci microsatélites são altamente polimórficos e codominantes entre as diferentes linhagens de roedores. O polimorfismo identificado por este tipo de marcador molecular é denominado de polimorfismo de comprimento de fragmento microsatélite e pode ser evidenciado, após amplificação, por eletroforese em gel de agarose ou poliacrilamida. III. Com o gel de agarose, os resultados são alcançados mais rapidamente do que com o gel de poliacrilamida, entretanto este gel é limitado à identificação de polimorfismo entre diferentes alelos de um mesmo locus de, no mínimo, 8%. Assinale: 
Alternativas
Q575378 Biologia
Sobre a técnica de transgenia por microinjeção pronuclear, é correto afirmar que:
Alternativas
Q575380 Biologia
Sobre geração de animais nocaute ou knockout, analise as afirmativas a seguir. I. Animais nocaute podem ser produzidos a partir de células-tronco embrionárias modificadas geneticamente. A modificação genética consiste na troca de um gene íntegro e funcional, por um transgene contendo o mesmo gene desativado ou alterado. II. As células-tronco embrionárias são provenientes da massa interna do blastocisto do camundongo e são totipotentes, isto é, capazes de contribuir para a grande parte do embrião quando injetadas na cavidade interna de um blastocisto receptor. III. O embrião resultante da manipulação contém, de maneira constitutiva, duas linhagens celulares distintas, uma proveniente das células-troco do blastocisto doador e outra originária do blastocisto receptor. Assinale:
Alternativas
Q575381 Biologia
Atualmente, a técnica mais utilizada no controle genético de animais de laboratório é a reação em cadeia da polimerase (PCR). Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a reação em cadeia da polimerase (PCR). 
Alternativas
Q575382 Biologia
Sobre a tecnologia transgênica analise as afirmativas a seguir. I. Um método utilizado para a inativação de genes é o método cre-lox ou knock-in. Ele consiste em inativar um gene de forma específica em um tecido determinado com um tempo pré-estabelecido. II. A técnica do knock-in possibilita a inativação de genes essencialmente durante o desenvolvimento embrionário, porém, ela perde sua especificidade tissular no indivíduo adulto. III. É necessário genotipar os neonatos gerados pelas técnicas de inativação gênica. Esta análise pode ser feita a partir de uma pequena quantidade de tecido dos neonatos, em geral proveniente da ponta da cauda ou um furo na orelha. A detecção do transgene no genoma dos filhotes é realizada pela técnica de PCR, necessitando apenas de um par de iniciadores que são complementares unicamente às sequências pertencentes a construção exógena que servir na geração do animal transgênico. Assinale:
Alternativas
Q575386 Biologia
Sobre o controle genético de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir. I. O controle genético é um conjunto de técnicas que nos permite verificar se os animais em uso ainda conservam as características genéticas originais da sua linhagem, ou que não tenham sofrido nenhuma troca ou contaminação genética de outra linhagem via cruzamentos acidentais. II. O fundamento do controle da pureza genética consiste em analisar características qualitativas e quantitativas (enzimas, marcadores imunológicos e marcadores de DNA) e compará-los aos valores de referência estabelecidos internacionalmente para as linhagens isogênicas. III. Em todos os casos, trata-se da utilização de marcadores polimórficos entre as linhagens para que se possa detectar contaminações ou cruzamentos acidentais. Assinale:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: A
6: D
7: E
8: E
9: A
10: E
11: C
12: D
13: E