Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Citogenética Laboratorial
Foram encontradas 11 questões
Na ausência de lactose, uma proteína repressora codificada pelo gene I liga-se à região do operador e bloqueia a transcrição dos genes estruturais Z, Y e A.
Dentre as mutações conhecidas, linhagens mutantes Z- e Ysão incapazes de produzir, respectivamente, as enzimas β- galactosidase e β - galactosídio permease, enquanto linhagens mutantes I- ou Oc geram os produtos desses genes constitutivamente, isto é, mesmo na ausência do indutor.
Uma bactéria parcialmente diplóide com o seguinte genótipo I+OcZ+Y-/ I-O+Z-Y+ resultará:
I. As bandas G são produzidas por digestão com tripsina e posterior coloração com Giemsa.
II. As bandas C são produzidas pela coloração de heterocromatina constitutiva com Giemsa, após desnaturação com hidróxido de bário.
III. As bandas R são obtidas por desnaturação com calor antes da coloração com Giemsa e apresentam padrão de bandas claras e escuras inverso àquele apresentado pela banda G.
Assinale:
I. A fitohemaglutinina (PHA) é uma lectina que possui potente atividade aglutinadora sobre eritrócitos e mitogênica para linfócitos.
II. Fatores de crescimento, que estimulam a proliferação celular, e transferina, que transporta ferro para dentro das células, são substâncias que a maioria das células necessita para sobreviver e proliferar em cultura.
III. Dentre as principais vantagens do uso do soro em cultivo de células está o aumento da proteção contra contaminação por vírus.
Assinale:
I. O sangue coletado deve permanecer por alguns minutos sem adição de qualquer outra substância de forma que as células vermelhas sedimentem mais rápido que os linfócitos e se depositem.
II. A colchicina é utilizada para interromper o processo de divisão celular, pois interfere na formação do fuso mitótico.
III. Após a ação da colchicina, as células devem ser fixadas e, posteriormente, submetidas a uma solução salina hipotônica (KCl).
Assinale:
I. A fluorescência, visível por meio de microscópio de fluorescência com epiluminação e filtros apropriados, é utilizada para detectar a hibridização de sondas moleculares com regiões cromossômicas específicas.
II. Na aplicação dessa técnica, após a remoção do excesso da sonda específica, a adição de soluções como DAPI (azul) ou propidium iodice (vermelho) permite a contra-coloração do restante do material cromossômico.
III. A utilização de sondas específicas para regiões centroméricas dos cromossomos é adequada para detecção de aneuploidias humanas.
Assinale:
I. No bandeamento G cada par de cromossomos cora num padrão típico de bandas claras e escuras.
II. As bandas escuras obtidas por bandeamento G contêm DNA rico em bases adenina e timina.
III. As bandas claras obtidas por bandeamento G correspondem às bandas brilhantes obtidas com tratamento de quinacrina mostarda.
Assinale:
Na técnica de bandeamento cromossômico de alta resolução _____.
I. A citogenética molecular, como a citogenética clássica, baseia-se, exclusivamente, na análise dos cromossomos durante a divisão celular, em particular, na metáfase da mitose.
II. A hibridação in situ por fluorescência (FISH), a hibridação genômica comparativa (CGH) e a cariotipagem espectral (SKY) são exemplos de técnicas da citogenética molecular.
III. Uma das vantagens da hibridação in situ por fluorescência é a possibilidade de detectar anomalias cromossômicas que estão além do poder de resolução por banda G, como as microdeleções.
Assinale:
A observação de predomínio do marcador fluorescente:
I. A técnica de hibridização in situ por fluorescência (FISH) permite detectar alterações cromossômicas numéricas e/ou estruturais.
II. A técnica de cariotipagem espectral (SKY) permite detectar mutações estruturais do tipo translocações.
III. A técnica de hibridação genômica comparativa (CGH) permite detectar translocações recíprocas balanceadas.
Assinale: