Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Saúde

Foram encontradas 17 questões

Q573868 Técnicas em Laboratório
Com base nas Boas Práticas de Laboratório, um estudo é um conjunto de ensaios aplicado a uma ou mais substâncias-teste visando à obtenção de dados sobre suas propriedades e o seu nível de segurança para a saúde humana, vegetal, animal e o meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A substância-teste é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica, formulação ou metabólio que esteja sob investigação em um estudo. II. A substância de referência é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica bem definida, ou mistura, com exceção de substância-teste, usada para estabelecer comparações como base para medidas físicas, químicas ou biológicas conhecidas, não podendo, entretanto, ser o próprio padrão analítico. III. O sistema-teste pode ser qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, com exceção dos sistemas ecológicos complexos. IV. Veículo é qualquer agente facilitador da mistura, dispersão ou solubilização da substância-teste ou da substância de referência para aplicação no sistema-teste. V. O plano de estudo é o documento que define o objetivo do estudo e a maneira como será conduzido, podendo incluir fases conduzidas em unidades operacionais geograficamente diferentes.
Assinale:
Alternativas
Q573871 Técnicas em Laboratório
O controle da esterilização é uma etapa crítica na rotina de um laboratório¸ visto que microorganismos podem sobreviver por diferentes falhas ocorridas durante o processo de esterilização. Desta forma, é extremamente importante a utilização de testes físicos, químicos ou biológicos para evitar falhas durante o processo.
I. A monitoração química em autoclaves consiste em verificar os parâmetros de tempo, temperatura e pressão do aparelho. II. Normalmente os testes biológicos utilizam esporos de Bacillus stearothermophilus (mais recentemente: Geobacillus stearothermophilus) por serem altamente resistentes ao calor úmido e também patogênicos. III. Os integradores e os emuladores são indicadores químicos de maior confiabilidade, pois usam vários parâmetros simultaneamente. IV. Os indicadores químicos externos indicam que o vapor entrou em contato com a superfície exposta, enquanto os internos indicam que o vapor penetrou o interior da embalagem. V. A monitoração por testes biológicos é a mais confiável e também menos dispendiosa.
Assinale:
Alternativas
Q573876 Técnicas em Laboratório
Os vetores de clonagem molecular devem ser capazes de replicação em uma célula viva de modo a amplificar a informação genética que foi inserida nos mesmos. Também é importante que exista um meio de identificar e recuperar rapidamente a molécula recombinante. Além disso, vários vetores de clonagem estão atualmente em uso adequados para tamanhos diferentes de inserção de DNA ou para usos diferentes do clone. Assinale a sequência abaixo que apresenta os vetores em ordem crescente em relação ao tamanho de inserções.
Alternativas
Q573880 Técnicas em Laboratório
Um aluno do curso de biologia foi recém contratado como estagiário para trabalhar num laboratório de pesquisa na área farmacêutica. Inicialmente, foi pedido a ele que avaliasse a precisão de diferentes técnicas de dosagem de uma mesma substância. O estagiário realizou a dosagem utilizando quatro diferentes métodos. A média foi calculada a partir dos resultados obtidos de três experimentos independentes para cada método, também foi calculado o desvio padrão e o coeficiente de variação para cada um dos métodos. Estes resultados estão apresentados na tabela abaixo. 
A partir deste resultado, analise as afirmativas a seguir. 

Método          Média(X) (g/mL)             Desvio padrão (δ) (g/mL)          Coeficiente de variação (CV) (%)
    A                       30                                          7,5                                                  25,0
    B                       40                                          21,0                                                52,5
    C                       30                                         12,0                                                 40,0
    D                       50                                         20,0                                                 40,0

I. O método B apresenta a média menos representativa.
II. O método D é o mais preciso por apresentar o maior valor médio.
III. O melhor método testado foi o A visto que apresenta o menor grau de dispersão.
IV. Os métodos C e D apresentam uma precisão equivalente. 
Assinale.
Alternativas
Q573882 Técnicas em Laboratório
Segundo o manual de Biossegurança, importantes cuidados e procedimentos devem ser seguidos para o descarte dos resíduos gerados em laboratório. No caso de descarte de material biológico, o procedimento que está em desacordo com o Manual é:
Alternativas
Q573883 Técnicas em Laboratório
Utilizando as Noções de Biossegurança em relação ao tipo de rejeito produzido no laboratório e aos cuidados necessários para o seu gerenciamento podemos afirmar que:
I. As soluções alcalinas não precisam ser diluídas e neutralizadas antes de serem despejadas. II. Rejeitos inflamáveis devem ser colocados em recipientes à prova de fogo. III. Substâncias químicas tóxicas podem ser despejadas se, antes, forem devidamente diluídas. A torneira deverá permanecer aberta por um longo tempo, de maneira a favorecer o processo de diluição. IV. Os recipientes coletores devem ser fechados de forma estanque e identificados claramente de acordo com os seus conteúdos. V. Solventes e rejeitos inflamáveis podem ser estocados em bancadas, armários, prateleira ou sob as pias.
Assinale:
Alternativas
Q573891 Técnicas em Laboratório
Considerando que a proteína é XK14 é secretada para o meio de cultura e que a expressão máxima é obtida após 70 horas, é correto afirmar que os passos de purificação iniciais serão:
Alternativas
Q573892 Técnicas em Laboratório
Considerando que a proteína de interesse é expressa em levedura Pichia pastoris e que o vetor de expressão usado é pPIC9K, o indutor da expressão é:
Alternativas
Q573894 Técnicas em Laboratório
Alguns métodos de conjugação de proteína com fluoróforo sugerem o uso de Carboxifluoresceina N-Succinimidyl Ester (CFSE) no lugar de Isotiocianato de Fluoresceína (FITC), por fornecerem melhor resultado de marcação. Os Succinimidyl Esteres são reagentes excelentes por sofrerem amino modificações, uma vez que os produtos amídicos formados são muito estáveis. CFSE possui alta reatividade com aminas alifáticas e baixa reatividade com aminas aromáticas. Sobre as estruturas abaixo, assinale a melhor alternativa.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q573898 Técnicas em Laboratório
O gene da proteína KLM04 foi inserido no plasmídeo de expressão pGEX-2T, que expressa a proteína recombinante em fusão com a GST (Glutationa-S-Transferase) uma enzima de 25,8 kDa. Essas proteínas de fusão são normalmente produzidas em quantidade apreciável por Escherichia coli e são facilmente purificáveis, por cromatografia em coluna de afinidade. Com bases nestas informações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573902 Técnicas em Laboratório
A fusão de proteínas com uma cauda de histidina é comumente empregada na tecnologia recombinante para facilitar a produção, a purificação, e a detecção de uma proteína de interesse. O primeiro passo neste processo é a inserção de uma seqüência que codifica de quatro a dez histidinas consecutivas na região N- ou C-terminal do gene da proteína a ser expressa. A proteína então passa a ter um tag de histidina fusionada a ela e esta proteína de fusão pode ser facilmente purificada usando uma cromatografia de afinidade cuja resina é imobilizada com metal.
Com base nessa informação, assinale alternativa correta.
Alternativas
Q573907 Técnicas em Laboratório
Sobre a conjugação do composto fluorescente, Texas Red, a um anticorpo, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q573911 Técnicas em Laboratório
Anticorpos são ferramentas poderosas em uma série de estudos em biotecnologia. Frequentemente, o pesquisador se depara com o dilema de preparar ou adquirir anticorpos para seus estudos. Nesse caso, o dilema reside na escolha entre anticorpos monoclonais ou anticorpos policlonais. Sobre as características gerais desses anticorpos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q573912 Técnicas em Laboratório
Proteína A e Proteína G são proteínas de bactérias com grande aplicação em pesquisa básica e largamente utilizadas em experimentos de imunoprecipitação. No entanto, cada uma dessas proteínas possui afinidades diferentes por categorias de anticorpos diferentes e obtidos de diferentes espécies animais. Sobre o uso experimental de tais proteínas em imunologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q573913 Técnicas em Laboratório
O meio HAT (H, hipoxantina. A, aminopterina. T, timidina) amplamente usado na preparação de hibridomas tem como racional de seu funcionamento as alternativas a seguir exceto:
Alternativas
Q573914 Técnicas em Laboratório
De forma que os anticorpos possam ser utilizados como ferramentas de detecção de antígenos específicos em métodos de análise em laboratório, se faz necessária a sua conjugação à grupamentos que permitam, através de um sistema acoplado, a sua detecção por métodos normalmente químicos. Em alguns casos, pode-se conjugar o anticorpo monoclonal a uma molécula que possa ser detectada por microscopia de florescência. Esse é o caso do isotiocianato de fluoresceína (FITC). O FITC ligado a imunogloblulina pode ser separado do FITC não ligado por um método cromatográfico. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573915 Técnicas em Laboratório
O ibritumomabe é um anticorpo monoclonal utilizado no tratamento do Linfoma não-Hodgkin. Tal anticorpo se liga a um antígeno da superfície de linfócitos B, o CD-20. Após se ligar à célula transformada, o anticorpo dispara uma resposta citotóxica e apoptótica que acaba por matar tais células. Em relação ao protocolo de preparo desse anticorpo é importante destacar que é essencial a presença de uma molécula conjugada chamada de tiuxetana que na verdade é um quelante com alta afinidade pelo radioisótopo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: C
5: E
6: D
7: C
8: D
9: A
10: A
11: B
12: E
13: C
14: C
15: C
16: B
17: A