Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Desenvolvimento de Vacinas Bacterianas

Foram encontradas 27 questões

Q573608 Técnicas em Laboratório
Com base nas Boas Práticas de Laboratório, um estudo é um conjunto de ensaios aplicado a uma ou mais substâncias-teste visando à obtenção de dados sobre suas propriedades e o seu nível de segurança para a saúde humana, vegetal, animal e o meio ambiente. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A substância-teste é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica, formulação ou metabólio que esteja sob investigação em um estudo.

II. A substância de referência é qualquer espécie química, biológica ou biotecnológica bem definida, ou mistura, com exceção de substância-teste, usada para estabelecer comparações como base para medidas físicas, químicas ou biológicas conhecidas, não podendo, entretanto, ser o próprio padrão analítico.

III. O sistema-teste pode ser qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, com exceção dos sistemas ecológicos complexos.

IV. Veículo é qualquer agente facilitador da mistura, dispersão ou solubilização da substância-teste ou da substância de referência para aplicação no sistema-teste.

V. O plano de estudo é o documento que define o objetivo do estudo e a maneira como será conduzido, podendo incluir fases conduzidas em unidades operacionais geograficamente diferentes.
Assinale:
Alternativas
Q573611 Técnicas em Laboratório
O controle da esterilização é uma etapa crítica na rotina de um laboratório¸ visto que microorganismos podem sobreviver por diferentes falhas ocorridas durante o processo de esterilização. Desta forma, é extremamente importante a utilização de testes físicos, químicos ou biológicos para evitar falhas durante o processo.

I. A monitoração química em autoclaves consiste em verificar os parâmetros de tempo, temperatura e pressão do aparelho.

II. Normalmente os testes biológicos utilizam esporos de Bacillus stearothermophilus (mais recentemente: Geobacillus stearothermophilus) por serem altamente resistentes ao calor úmido e também patogênicos.

III. Os integradores e os emuladores são indicadores químicos de maior confiabilidade, pois usam vários parâmetros simultaneamente.

IV. Os indicadores químicos externos indicam que o vapor entrou em contato com a superfície exposta, enquanto os internos indicam que o vapor penetrou o interior da embalagem.

V. A monitoração por testes biológicos é a mais confiável e também menos dispendiosa.
Assinale:
Alternativas
Q573616 Técnicas em Laboratório
Os vetores de clonagem molecular devem ser capazes de replicação em uma célula viva de modo a amplificar a informação genética que foi inserida nos mesmos. Também é importante que exista um meio de identificar e recuperar rapidamente a molécula recombinante. Além disso, vários vetores de clonagem estão atualmente em uso adequados para tamanhos diferentes de inserção de DNA ou para usos diferentes do clone. Assinale a sequência abaixo que apresenta os vetores em ordem crescente em relação ao tamanho de inserções.
Alternativas
Q573622 Técnicas em Laboratório
Segundo o manual de Biossegurança, importantes cuidados e procedimentos devem ser seguidos para o descarte dos resíduos gerados em laboratório. No caso de descarte de material biológico, o procedimento que está em desacordo com o Manual é:
Alternativas
Q573623 Técnicas em Laboratório
Utilizando as Noções de Biossegurança em relação ao tipo de rejeito produzido no laboratório e aos cuidados necessários para o seu gerenciamento podemos afirmar que:

I. As soluções alcalinas não precisam ser diluídas e neutralizadas antes de serem despejadas.

II. Rejeitos inflamáveis devem ser colocados em recipientes à prova de fogo.

III. Substâncias químicas tóxicas podem ser despejadas se, antes, forem devidamente diluídas. A torneira deverá permanecer aberta por um longo tempo, de maneira a favorecer o processo de diluição.

IV. Os recipientes coletores devem ser fechados de forma estanque e identificados claramente de acordo com os seus conteúdos.

V. Solventes e rejeitos inflamáveis podem ser estocados em bancadas, armários, prateleira ou sob as pias.
Assinale:
Alternativas
Q573625 Técnicas em Laboratório
Os recentes avanços da Biotecnologia têm permitido a produção dos chamados Anticorpos Monoclonais, que possuem diversas aplicações na área de saúde humana, como componentes em conjuntos e reativos para testes de diagnósticos, uso em transplantes, no tratamento de uma variedade de doenças auto-imunes e também na terapia do câncer. Com relação aos anticorpos monoclonais, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573627 Técnicas em Laboratório
Dentre as afirmativas abaixo sobre a técnica espalhamento dinâmico de luz, assinale a incorreta.
Alternativas
Q573628 Técnicas em Laboratório
Produtos biológicos complexos são difíceis de caracterizar, tornando a fabricação consistente e previsível de um produto mais desafiadora. A caracterização incompleta de vacinas aumenta o risco de inconsistências na sua fabricação. Esses riscos são especialmente altos para novos produtos, onde métodos tradicionais podem deixar passar variabilidades não previstas nas vacinas. Métodos biofísicos como Ressonância Magnética Nuclear (RMN) podem ser de alto valor na caracterização destes insumos.
Com relação à técnica de RMN, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573630 Técnicas em Laboratório
A validação de metodologias analíticas no processo de fabricação de vacinas é de extrema importância para garantir a qualidade do produto final. Para realizar tal validação, as empresas produtoras devem seguir determinadas diretrizes estabelecidas pela ANVISA. Dentro destas normas, está o estabelecimento de um Plano Mestre de Validação (PMV). O PMV de um processo específico deve conter, no mínimo, os seguintes tópicos:

I. Objetivo; apresentação da totalidade do processo e dos sub-processos, fluxograma, pontos críticos e/ou riscos; estrutura organizacional das atividades de validação.

II. Motivo para inclusão ou exclusão de determinada validação; sistema de rastreabilidade para referências e
revisões; treinamentos necessários para o programa de validação.

III. Tipo de validação definido para cada sistema ou processo; planejamento e cronograma das atividades a serem realizadas; referência cruzada a outros documentos.
Assinale:
Alternativas
Q573632 Técnicas em Laboratório
Um experimento típico de imunoblote consiste de cinco passos inter-relacionados. Analise as seguintes afirmativas que enumeram os passos que fazem parte do procedimento.

I. Imobilização de proteínas na superfície de uma membrana de nylon.

II. Visualização das proteínas de interesse na membrana utilizando anticorpos secundários específicos para as mesmas.

III. Saturação de sítios de ligação de proteínas não ocupados na membrana.
Assinale:
Alternativas
Q573633 Técnicas em Laboratório
O desenvolvimento de vacinas efetivas baseadas no sorogrupo B de Neisseria meningitidis é complicado devido à baixa imunogenicidade dos polissacarídeos. Consequentemente, a pesquisa de vacinas contra o sorogrupo B tem sido focada principalmente em proteínas subcapsulares contidas em vesículas da membrana externa (VME). A proteína porA da membrana externa foi identificada com o maior indutor e alvo de anticorpos bactericidas no sangue e é expressa em quase todos os meningococos, sendo uma grande candidata para o desenvolvimento de vacinas. Contudo, porA parece ser heterogênea, necessitando do desenvolvimento de uma vacina multivalente em que vários subtipos de porA estão presentes para que se possa conseguir proteção suficiente. No Instituto de vacinas da Holanda, uma vacina baseada em diferentes subtipos de porA contidas em VMEs está em estágio avançado de desenvolvimento e vai passar para a fase I de estudos de testes clínicos. Para conseguir alcançar a demanda esperada para o produto, o processo biofarmacêutico de produção está sendo escalonado.
Sabendo-se da importância da padronização da transferência de escala de um processo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573635 Técnicas em Laboratório
As vacinas são produzidas em biorreatores. Com relação aos diferentes tipos de biorreatores e sua utilização, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573636 Técnicas em Laboratório
Sobre o test-t pareado analise as afirmativas a seguir.
I. Compara o valor da diferença entre os pares de observações e testa a hipótese nula de que a média das diferenças é zero.
II. Assume que há dependência entre as observações.
III. Assume que a diferença entre as observações segue uma distribuição normal.
Assinale:
Alternativas
Q573637 Técnicas em Laboratório
Abaixo encontram-se explicações sobre os diferentes tipos de cromatografia em coluna que podem ser utilizados na separação de moléculas.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573639 Técnicas em Laboratório
Em relação às técnicas de separação e de purificação de carboidratos carregados não-protegidos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573641 Técnicas em Laboratório
Os anticorpos podem exercer suas funções biológicas através de uma variedade de mecanismos, dentre os quais, mecanismos citotóxicos que dependem da região da fração cristalizável do anticorpo (Fc). Os mecanismos líticos ativados pela Fc incluem a citotoxicidade dependente de anticorpo (ADCC) e dependente de complemento (CDC).
Sobre a determinação da atividade lítica de anticorpos, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573642 Técnicas em Laboratório
No Brasil, há duas agências credenciadoras para verificar a competência de laboratórios de ensaios, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Esses órgãos disponibilizam guias para o procedimento de validação de métodos analíticos.
Assinale a alternativa que descreve corretamente um guia.
Alternativas
Q573643 Técnicas em Laboratório
As separações em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência podem se dar por adsorção, partição ou ambos. O suporte mais comumente utilizado é a sílica. O uso de suportes modificados possibilita a produção de uma imensa variedade de colunas com diferentes propriedades e tipos de seletividade. As fases assim obtidas, dependendo da modificação feita ao suporte, podem atuar no modo normal, reverso ou ambos. Com relação à cromatografia de fase reversa, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573644 Técnicas em Laboratório
No espectro de 1H RMN, podemos dizer que:

I. O desdobramento do sinal é o fenômeno que ocorre graças às influências magnéticas, sobre os átomos de hidrogênio responsáveis pelo sinal, de outros átomos de hidrogênio adjacentes.

II. Os efeitos do acoplamento spin-spin são transferidos principalmente pelos elétrons de ligação e não são usualmente observados se os prótons acoplados estiverem separados por mais de três ligações sigma

III. Não se observa desdobramento de sinal de prótons equivalentes (homotópicos) ou enantiotópicos.
Assinale:
Alternativas
Q573645 Técnicas em Laboratório
Entre as afirmativas abaixo, assinale a correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: D
6: D
7: D
8: E
9: A
10: B
11: A
12: C
13: E
14: B
15: C
16: C
17: A
18: D
19: B
20: B