Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Diagnóstico Laboratorial

Foram encontradas 20 questões

Q573507 Biologia
A relação entre organismos que vivem em estreita associação, em contraste com os organismos de vida livre, pode ser caracterizada pela natureza das interações entre os  participantes.

A respeito da caracterização dessas interações, analise as afirmativas a seguir.

I. O parasitismo é o tipo de relação no qual um dos participantes, o parasita, apresenta uma dependência metabólica de grau variável.

II. Toda espécie parasita apresenta uma associação permanente com o seu hospedeiro.

III. Uma espécie comensal se beneficia da associação com seu hospedeiro, sem causar a este prejuízo ou benefício.
Assinale:
Alternativas
Q573508 Biologia
Quanto ao ciclo de vida dos protozoários, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573509 Biologia
Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida apresentado pelos parasitos causadores de algumas doenças humanas.
I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida heteróxeno.
II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e estenoxeno.
III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não apresentam fases de vida livre.
Assinale:
Alternativas
Q573510 Biologia
A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. As afirmações abaixo a respeito da infecção amebiana estão corretas, exceto:
Alternativas
Q573511 Biologia
Um parasito da classe Cestoda é caracterizado pela ausência completa de aparelho digestivo, segmentação do corpo em proglotes, dotadas cada qual de um sistema reprodutor hermafrodita e presença de quatro ventosas no escólex. Este parasita, na sua fase adulta, tem o ser humano como único hospedeiro e na fase larvária deve parasitar obrigatoriamente os bovídeos, para completar seu ciclo de vida. A caracterização morfológica e o ciclo de vida considerados são do parasita denominado:
Alternativas
Q573512 Biologia
Para o tratamento da Teníase, é importante que a espécie de tênia presente no paciente seja identificada, não só para a escolha da melhor terapêutica, como para orientar o paciente sobre os riscos futuros em caso de infecção por T. solium. A razão da importância do conhecimento da espécie de tênia que infesta o paciente antes da escolha do tratamento é porque:
Alternativas
Q573513 Biologia
Sobre o platelminto parasita Schistosoma mansoni é correto afirmar que:
Alternativas
Q573514 Biologia
O número de humanos que trazem no seu intestino vermes da família Ancylostomatidae, em todo mundo, talvez seja da ordem de 1,25 bilhão, dos quais 151 milhões sofrem deancilostomíase, uma doença cujos portadore frequentemente desenvolvem anemia. No Brasil, estimativasfeitas em várias ocasiões, no decurso do século XX, calculavam estar entre 23 e 24 milhões, o número de casos positivos. Duas espécies de ancilostomídeos parasitam com frequência o ser humano: Ancylostoma duodenale e Necator americanus. É correto afirmar que a infecção por N. americanus se dá por:
Alternativas
Q573515 Biologia
Isospora belli e Sarcocystis spp. são esporozoários, pertencentes à sub ordem Eimeriina que causam doenças graves nas aves, no gado e em outros animais de importância econômica para o ser humano. Eventualmente, esses parasitos também infectam o intestino humano, podendo ser assintomáticos, ou causar quadros clínicos que variam de infecções benignas a efeitos mais graves, principalmente em pacientes imunodeprimidos.


Sobre esses parasitos, não está correto afirmar que:

Alternativas
Q573516 Biologia
A balantidíase é uma infecção do intestino grosso que em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, sendo muito semelhante clinicamente à amebíase, porém causada por Balantidium coli. Todas as afirmações abaixo sobre a balantidíase estão corretas, exceto:
Alternativas
Q573517 Biologia
A espécie Giardia duodenalis (sinonímia Giardia intestinalis, Giardia lamblia, Lamblia intestinalis), pertence a Ordem Diplomonadida, pode ser responsável por um quadro de enterite, geralmente benigno, que recebe mais comumente o nome de Giardíase. Sobre este parasito intestinal, está correto afirmar que:
Alternativas
Q573518 Biologia
O Filo Platyhelminthes inclui animais invertebrados, normalmente, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral. Também conhecidos como vermos achatados, podem ter vida livre ou ser parasitas de outros animais, inclusive do ser humano.


Assinale a alternativa que apresenta as classes do Filo Platyhelminthes onde são classificadas as espécies que parasitam o ser humano.

Alternativas
Q573519 Biologia
Os parasitos da Subclasse Digenea são heteróxenos. Tipicamente passam por cinco estádios larvários (além do ovo), embora algumas espécies disponham de menos estádios. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos estádios larvários de um parasito típico desta subclasse em ordem cronológica correta, ou seja a partir o ovo até aformação de um indivíduo adulto com aparelho genital e digestivo plenamente desenvolvidos.
Alternativas
Q573520 Biologia
Ascaríase é o parasitismo desenvolvido no ser humano por um grande nematóide, Ascaris lumbricoides. Esta é a mais cosmopolita e a mais frequente das helmintíases humanas.
Sobre as etapas do ciclo biológico normal desse nematóide, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q573521 Biologia
A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, mais conhecidocomo oxiúro. A infecção costuma a ser benigna, mas bastante incômoda devido aos sintomas que se manifestam sobretudo à noite e, principalmente, nas crianças. Uma das alternativas abaixo apresenta a alternativa correta de um sintoma que sugere a infecção por oxiúro.
Alternativas
Q573522 Biologia
Nas alternativas abaixo, você irá encontrar medidas de higiene normalmente utilizadas na prevenção da disseminação de doenças, assinale a ineficaz para o controle da amebíase.
Alternativas
Q573523 Biologia
Enterobius vermicularis é um parasito monóxeno e estenóxeno. A passagem do parasito de uma pessoa para outra faz-se pela transferência dos ovos, que devem permanecer pelo menos algumas horas no meio exterior para tornarem-se infectantes. Sobre as formas de transmissão de E. vermicularis, está correto afirmar que:
Alternativas
Q573524 Biologia
Assinale a alternativa em que todas as espécies de parasitos apresentadas são pertencentes ao mesmo filo.
Alternativas
Q573525 Biologia
Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares. Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto:
Alternativas
Q573526 Biologia
Assinale, a alternativa que apresenta apenas doenças parasitárias humanas causadas por parasitas cujo ciclo de vida é monóxeno.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: A
6: E
7: C
8: B
9: B
10: D
11: E
12: D
13: E
14: A
15: B
16: D
17: A
18: C
19: B
20: B