Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Diagnóstico Laboratorial

Foram encontradas 18 questões

Q573527 Biomedicina - Análises Clínicas
Os métodos e as técnicas de laboratório constituem recursos importantes e não raro indispensáveis para o diagnóstico das infecções e das doenças parasitárias. Algumas vezes, faz-se necessário o exame parasitológico do sangue do paciente.
Para encontrar alguns parasitas do sangue, no entanto, basta por vezes, o exame a fresco de uma gota de sangue citratado, entre lamínula e lamínula. Os movimentos ativos desses parasitas os denunciam pela agitação transmitida às hemácias em torno, tornando-os visíveis mesmo com pequeno aumento.
 Dentre os parasitas que podem ser observados nas circunstâncias descritas acima estão:
Alternativas
Q573528 Biomedicina - Análises Clínicas
No exame parasitológico do sangue em geral, a escassez de parasitos ou sua pouca mobilidade torna indispensável a preparação de lâminas fixadas e coradas, para sua visualização e exame com grande aumento. Sobre as técnicas de preparação de lâminas para exame parasitológico, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q573529 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a coloração de lâminas através do método de Giemsa para diagnóstico parasitário está correto afirmar que:
Alternativas
Q573530 Biomedicina - Análises Clínicas
A pesquisa de parasitas do sangue é facilitada quando se toma volume relativamente grande de sangue (10ml por exemplo, retirados por punção venosa, com anticoagulantes) e se promove a separação de seus componentes mediante centrifugação entre 1500 e 2000 rpm. Marque a alternativa que indica corretamente a ordem em que as camadas de componentes sanguíneos são sedimentados sob centrifugação:
Alternativas
Q573531 Biomedicina - Análises Clínicas
A concentração de hemoparasitos e posterior pesquisa no creme leucocitário é utilizada no diagnóstico das seguintes parasitoses:
Alternativas
Q573532 Biomedicina - Análises Clínicas
Na tripanossomíase americana (ou doença de chagas), quando a parasitemia é baixa, fato que ocorre com muita frequência, sobretudo na fase crônica da doença, evidências do parasitismo podem ser conseguidas fazendo-se com que triatomíneos limpos sejam infectados sugando sangue do paciente. Marque a alternativa que indica a espécie de triatomíneo que deve ser usada neste teste e o que deve ser feito para constatar a infecção por T. cruzi no paciente.
Alternativas
Q573533 Biomedicina - Análises Clínicas
As amostras de fezes devem ser tratadas sempre como material infectante e, portanto, devem ser usadas e descartadas com todos os cuidados higiênicos de rigor, pois além de parasitos podem veicular bactérias patogênicas, fungos e vírus. As amostras devem ser examinadas preferivelmente logo após sua emissão. Porém, quando as amostras não podem ser examinadas no mesmo dia, devem ser guardadas em refrigerador e, se for necessário transportá-las para laboratórios distantes, deve-se adicionarlhes formol a 5% ou 10%, de forma que fiquem inodoras e cessem as fermentações, evitando-se a produção de gases que causaria a abertura do recipiente.
Apesar de muitas vantagens, a fixação com formol torna as amostras de fezes inadequadas para o seguinte exame:
Alternativas
Q573534 Biomedicina - Análises Clínicas
A mistura de Mertiolato, Iodo e Formaldeído (abreviadamente, MIF) é muito utilizada no diagnóstico dos elementos parasitários que se encontrem nas fezes, pois permite:
Alternativas
Q573535 Biomedicina - Análises Clínicas
Alguns métodos de ovo-helmintoscopia servem indistintamente para o diagnóstico de várias helmintíases humanas. Entretanto, a eficiência de cada método varia em função da espécie de parasito em causa. Em vista disso, a escolha da técnica de exame fica subordinada aos objetivos visados pelo analista. Por exemplo, o método de Kato consiste no exame de um esfregaço espesso de fezes, sob uma lamínula de celofane molhável embebido em glicerina.

Por meio deste método é possível identificar:
Alternativas
Q573536 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre a pesquisa de larvas de helmintos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os métodos de pesquisa de ovos são inadequados ou deficientes para o diagnóstico da estrongiloidíase, que deve ser preferencialmente feito pela busca de larvas nas fezes.

II. As técnicas de Baermann e Rugai, de pesquisa de larvas de helmintos, se prestam também para o isolamento de larvas de nematóides do solo, sendo úteis nos estudos epidemiológicos sobre algumas geo-helmintíases.

III. A coprocultura permite recolher as larvas rabditóides e filarioides de Ancylostoma e Necator, com o que se podem diferenciar as infestações por esses dois tipos de parasitos, cujos ovos são praticamente indistinguíveis.

Assinale:
Alternativas
Q573549 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre o diagnóstico da Leishmaniose cutânea, assinale a alternativa correta que corresponde a uma forma de diagnosticar a presença do parasito.
Alternativas
Q573550 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre o isolamento de T. cruzi a partir de xenoculturas está correto afirmar que:
Alternativas
Q573551 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que indica qual tipo de cultura deve ser usado em que estágio da Doença de Chagas para seu diagnóstico.
Alternativas
Q573552 Biomedicina - Análises Clínicas
Quando uma amostra de sangue contendo T. cruzi é semeada em meio de cultura apropriado para o parasita:
Alternativas
Q573553 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a cultura das formas amastigotas de Leishmania donovanii, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573554 Biomedicina - Análises Clínicas
A transformação de cercárias de S. mansoni em esquistossômulos in vitro pode ser obtida de várias formas, dentre elas podemos citar todas as alternativas abaixo, exceto:
Alternativas
Q573555 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a interação dos macrófagos com as formas celulares de T. cruzi, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q573556 Biomedicina - Análises Clínicas
Os quadros clínicos associados a ascaríase não permitem distinguí-la de outras verminoses intestinais, e suas complicações obstrutivas assemelham-se às produzidas por outras causas. Indique a forma mais adequada de diagnóstico da ascaríase.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: E
6: C
7: C
8: A
9: D
10: C
11: B
12: D
13: E
14: A
15: D
16: C
17: C
18: B