Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus
Foram encontradas 15 questões
No que se refere aos objetivos desta sociedade, assinale a afirmativa INCORRETA
Em junho de 1904, o Governo enviou ao Congresso um projeto reinstaurando a obrigatoriedade de vacinação antivariólica.
Com relação a este episódio, analise as afirmativas a seguir:
I. O episódio foi emblemático para divulgadores da ciência porque mostrou como a decisão política, associada a um trabalho de divulgação científica sistemático, conseguiu controlar a doença.
II. O episódio foi emblemático para divulgadores da ciência porque mostrou que, a despeito dos esforços da comunidade científica em explicar o que era a vacinação, a população – em grande parte analfabeta – não teve capacidade de compreender sua importância.
III. O episódio foi emblemático para divulgadores da ciência porque mostrou que a forma autoritária como o Governo impôs a vacinação, sem um esforço adequado para compreender a população e para conscientizá-la da importância da imunização, quase colocou a perder um programa de controle da doença.
Assinale:
A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
Com relação ao uso de animais em pesquisa, analise as afirmativas a seguir:
I. Manifestantes a favor dos direitos do animais são extremistas e não compreendem a importância da pesquisa com animais para a humanidade.
II. As controvérsias sobre o uso de animais na pesquisa já não existem mais; tratou-se de um caso isolado.
III. A pesquisa com animais é permitida por lei.
Assinale:
Assinale a alternativa que indique o divulgador da ciência no Brasil que é homenageado por este prêmio.
No que se refere à publicação de artigos científicos em periódicos internacionais em 2009, em relação à produção mundial, a participação do Brasil representa um percentual:
I. O termo “comunicação de risco" surgiu no início dos anos 1940, relacionado ao desenvolvimento da bomba atômica, como uma iniciativa destinada a informar o público não especializado, sobre as novas tecnologias e favorecer sua aceitação.
II. O chamado “princípio da precaução" estabelece que quando uma atividade representa uma ameaça ou um dano para a saúde humana ou para o meio ambiente, há que se tomar medidas de precaução, mesmo que não se possa demonstrar cientificamente, de forma conclusiva, a relação causa-efeito.
III. Nos estudos modernos sobre “percepção de riscos" como os realizados por Ulrich Beck e William Leiss, o principal mandamento da comunicação de riscos é: “O único que temos de fazer é encontrar os números corretos e fornecer os números para eles [para o público]".
Assinale:
Sobre como ocorre o desenvolvimento científico, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Paul Feyerabend, o “método científico", introduzido por Galileu, é um conceito bem definido e que expressa a maneira pela qual os cientistas produzem suas teorias, partindo de observações e experimentos rigorosos.
II. Segundo Gaston Bachelard, há uma "ruptura epistemológica" entre a ciência contemporânea e o senso comum. Para ele o conhecimento ao longo da história não pode ser avaliado em termos de acúmulos, mas de rupturas, de retificações, num processo dialético em que o conhecimento científico é construído por meio da constante análise dos erros anteriores.
III. Em Thomas Kuhn, o desenvolvimento da ciência não é linear, contínuo ou cumulativo. Ele se processa através de “revoluções científicas": há uma alternância entre períodos de “ciência normal" e de “ciência revolucionária".
Assinale:
Das afirmações a seguir, indique aquela que não corresponde adequadamente ao que esta linha de pensamento defende.
No que se refere às conclusões dessas pesquisas, analise as afirmativas a seguir:
I. Há uma correlação positiva entre o grau de conhecimento científico que um indivíduo possui e sua atitude positiva diante da ciência, ou seja, quanto maior o nível de conhecimentos científicos maior a confiança e o apoio depositados na ciência.
II. Há uma correlação negativa entre o grau de conhecimento científico que um indivíduo possui e sua atitude diante da ciência: quanto mais instruído cientificamente for o indivíduo, maior a sua capacidade crítica e, portanto, maior tendência a uma posição contrária a avanços científicos e tecnológicos.
III. Muitas vezes as atitudes perante a ciência são ambivalentes: atitudes positivas e negativas parecem constituir dois contínuos independentes. Isto ocorre mais claramente com indivíduos que têm grau de conhecimento científico elevado, mas que expressam também preocupações ambientais e cívicas.
Assinale