Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus
Foram encontradas 20 questões
Conforme expresso pela “Declaração de Toronto", assinada no V Congresso Mundial de Centros de Ciência, realizado no Canadá em 2008, e por esforços da Association of ScienceTechnology Centers (ASTC), o engajamento da sociedade em temas da ciência e da tecnologia, por meio da educação e da divulgação da ciência, pode ter um papel importante para conquistar tais objetivos.
As alternativas a seguir indicam os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, à exceção de uma. Assinale-a.
Assinale a alternativa que indique a média de visitação a museus/centros de ciência no Brasil.
I. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência motivadas pelo desejo de aprender.
II. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência porque acham que é divertido.
III. A falta de acesso é um dos principais obstáculos para a visitação de museus e centros de ciência.
Assinale:
As alternativas a seguir indicam alguns dos principais museus de ciência brasileiro, à exceção de uma. Assinale-a.
As alternativas a seguir correspondem à formulação dada por Cury sobre a avaliação de exposições, à exceção de uma. Assinale-a.
I- O termo refere-se às condições deficientes enfrentadas por museus de ciência, em particular em países em desenvolvimento.
II- O termo refere-se às lacunas observadas em mediadores e educadores que trabalham na mediação em museus de ciência.
III- O termo refere-se à situação econômica deficitária enfrentada por museus de ciência, que não logram obter os recursos necessários com a cobrança de entrada.
Assinale:
Com relação ao trecho acima, assinale a alternativa correta.
I. Refere-se à forma de construção de aparatos para museus e centros de ciência, que permite que o visitante aperte botões, de forma a minimizar custos com o mediador e aumentar a replicabilidade do módulo para outros espaços culturais.
II. Está relacionado a propostas educacionais como as dos físicos Jean Perrin e Frank Oppenheimer, tendo esse último participado do Projeto Manhattan.
III. Refere-se à proposta que visa a estimular a experimentação dos visitantes, a iniciativa individual e a curiosidade, por meio de experimentos interativos.
Assinale:
Dentro desta concepção a principal função do mediador é:
Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.
Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir:
I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.
II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.
III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.
Assinale:
I. O Projeto Clicar destacou-se como projeto de inclusão social e digital, oferecendo atividades de educação não-formal, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
II. Não há no país uma iniciativa que ofereça atividades sistemáticas de divulgação científica para pessoas portadoras de deficiências visuais.
III. A contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais garante o sucesso de atividades de divulgação científica para deficientes auditivos.
Assinale:
No que se refere a tal levantamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O levantamento não inclui zoológicos, jardins botânicos e planetários, que são computados nos levantamentos feitos pelas associações específicas.
II. O número de museus e centros de ciência no Brasil tem se mantido estável na última década.
III. A ABCMC alertou para a distribuição desigual dos centros e museus de ciência brasileiros, observando-se uma concentração no Sudeste.
Assinale:
As alternativas a seguir incluem as premissas de Cury, à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação às características de um museu e centro interativos de ciência, segundo o estudo aqui mencionado, assinale a afirmativa incorreta.
I. Museus e centros de ciência brasileiros, a exemplo de museus em outros países, têm usado amplamente as novas tecnologias, em particular aquelas disponíveis via Internet, para ampliar o escopo de suas atividades.
II. O idioma é ainda uma barreira importante para que os sites de museus e centros de ciência brasileiros tenham maior visibilidade, já que os conteúdos em português são pouco lidos em outros países (inclusive na própria América Latina).
III. Apesar de serem amplamente usados por jovens em momentos de lazer, os blogs ainda são pouco explorados na divulgação científica.
Assinale:
Com relação à discussão sobre o dever dos museus de ciência em cobrir temas controversos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os museus de ciência da América Latina não cobrem temas controversos, visto que isto poderia afetar a imagem da ciência local.
II. Os pressupostos do CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) podem trazer barreiras para uma proposta bem consolidada de educação em ciências, no contexto da educação formal e não formal.
III. As temáticas controversas, que podem estimular uma visão crítica e uma maior participação dos visitantes, são difíceis de explorar, mas têm potencial de suscitar o interesse do público.
Assinale:
As alternativas listadas a seguir estão na agenda descrita no documento, à exceção de uma. Assinale-a.