Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde

Foram encontradas 18 questões

Q578754 Conhecimentos Gerais
Com relação à luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Integra essa luta o esforço de fortalecer e articular a dimensão da História e do patrimônio cultural com as políticas de educação e saúde, contribuindo para o debate sobre suas conquistas, desafios, a importância da participação social e o reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como patrimônio público.

II. Envolve esse processo a proposta de construção de um conceito dinâmico de Patrimônio Cultural da Saúde, que ressalte a importância de sua preservação e proteção, garantindo suas dimensões material e imaterial, como elementos integrantes das Políticas de Saúde e de Formação Profissional na área.

III. Faz parte dessa luta a defesa da noção de trabalho como princípio educativo, delimitando que os cursos profissionalizantes enfatizem os aspectos operacionais vinculados ao exercício de tarefas específicas (intelectuais e manuais).
Assinale:
Alternativas
Q578755 Conhecimentos Gerais
Em 1986, a 8ª. Conferência Nacional de Saúde, evento de enorme importância para a mudança de rumos na saúde brasileira, definiu a ampliação do debate de alguns temas específicos, como a questão dos Recursos Humanos em Saúde, a partir das Conferências Temáticas.

A partir da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde, ocorrida no mesmo ano, definiu-se a criação de Escolas Técnicas e Centros de Formação na área da saúde pelo poder público e o fortalecimento dos já existentes.
Sobre este contexto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q578756 Conhecimentos Gerais
“A análise crítica dos processos sociais mal analisados e mal dominados que atuam, sem o conhecimento do pesquisador e com sua cumplicidade, na construção dessa espécie de artefato socialmente irrepreensível que é a 'história de vida' e, em particular, no privilégio concedido à sucessão longitudinal dos acontecimentos constitutivos da vida considerada como história em relação ao espaço social no qual eles se realizam não é em si mesma um fim.
Ela conduz à construção da noção de trajetória como série de posições sucessivamente ocupadas por um mesmo agente (ou um mesmo grupo) num espaço que é ele próprio um devir, estando sujeito a incessantes transformações. Tentar compreender uma vida como uma série única e por si suficiente de acontecimentos sucessivos (…) é quase tão absurdo quanto tentar explicar a razão de um trajeto no metrô sem levar em conta a estrutura da rede, isto é, a matriz das relações objetivas entre as diferentes estações.”

BOURDIEU, Pierre, A ilusão biográfica. (In Usos e Abusos da História Oral. Amado, J. E Ferreira, M. M. (coord.)
Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996, pp.189-190.):
Relacionando essa reflexão às metodologias e técnicas para a preservação da memória dos trabalhadores técnicos em saúde, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q578757 Conhecimentos Gerais
Com relação às concepções educacionais que influenciaram a formação profissional em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. O Projeto Larga Escala contém uma concepção de educação que compreende o papel do trabalhador apenas como membro individual da equipe de saúde.

II. A proposta de politecnia na educação profissional em saúde corresponde à possibilidade do profissional relacionar teoria e prática no cotidiano escolar a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho.

III. Tanto o Projeto Larga Escala quanto a proposta de educação politécnica propõem formar trabalhadores para participar também da organização e do desenvolvimento do sistema.
Assinale:
Alternativas
Q578758 Conhecimentos Gerais
“... a contradição do capitalismo atravessa também a questão relativa ao conhecimento: se essa sociedade é baseada na propriedade privada dos meios de produção e se a ciência, como conhecimento, é um meio de produção, deveria ser propriedade privada da classe dominante.
No entanto, os trabalhadores não podem ser expropriados de forma absoluta dos conhecimentos, porque, sem conhecimento, eles não podem produzir e, se eles não trabalham, não acrescentam valor ao capital.
Desse modo, a sociedade capitalista desenvolveu mecanismos através dos quais procura expropriar o conhecimento dos trabalhadores e sistematizar, elaborar esses conhecimentos, e devolvê-los na forma parcelada.”

(SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, 2003, p.137).
De acordo com o trecho de Saviani, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q578759 Conhecimentos Gerais
Sobre a teoria do capital humano e sua expressão no campo das políticas de formação profissional em saúde ao longo da História do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979), anunciou, pela primeira vez, que a política social deve ter um objetivo próprio. Define-se o investimento na qualificação da força de trabalho em educação e saúde, como investimento em capital humano com vistas ao desenvolvimento social.

II. A teoria do capital humano define que a baixa escolaridade nos países pobres deve-se ao processo histórico de colonização, imperialismo e dependência mantidos por uma aliança de classes entre países centrais e periféricos do capitalismo.

III. A teoria do capital humano é reeditada a partir das noções de qualidade total, da sociedade do conhecimento, da pedagogia das competências e da empregabilidade.
Assinale:
Alternativas
Q578760 Conhecimentos Gerais
A Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) teve importante atuação no treinamento de pessoal para a saúde no Brasil. Sobre tal atuação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q578761 Conhecimentos Gerais
“O depoimento deve ser devolvido ao seu autor. Se o intelectual quando escreve, apaga, modifica, volta atrás, o memorialista tem o mesmo direito de ouvir e mudar o que narrou. Mesmo a mais simples das pessoas tem esse direito, sem o qual a narrativa parece roubada.”

(BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p.66)
Seguindo os argumentos expressos neste trecho de Bosi, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q578762 Conhecimentos Gerais
Sobre a lei n. 5692/1971, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q578763 Conhecimentos Gerais
Sobre a Lei do Sistema Nacional de Saúde – Lei n.6.229/1975, analise as afirmativas a seguir.

I. A lei institucionalizou a divisão de atribuições entre Ministério da Saúde e Ministério da Previdência e Assistência Social no que se refere às ações de saúde pública e ações de atenção médica.

II. A lei deve ser compreendida como parte do processo de consolidação do modelo médico-assistencial privatista no país.

III. Sua implantação resultou num aumento considerável da contratação de atendentes de enfermagem, pela ampliação da produção de serviços médico-hospitalares.
Assinale:
Alternativas
Q578764 Conhecimentos Gerais
O estudo sobre as concepções e práticas das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET-SUS), fundamental para a luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, deve analisar as políticas de educação profissional em saúde emanadas do Ministério da Saúde entre os anos 1980 e 2000, para o conjunto dessas escolas.
Assinale a alternativa que apresenta essas políticas.
Alternativas
Q578765 Conhecimentos Gerais
Sobre as metodologias e técnicas para a preservação da memória dos trabalhadores técnicos em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Os depoimentos orais coletados pelos pesquisadores podem ser transcritos por bolsistas que não participaram do seu processo de elaboração, desde que tenham exata noção dos assuntos abordados na entrevista.

II. Os depoimentos orais coletados pelos pesquisadores podem ser transcritos por qualquer pessoa que domine a técnica do gravador e da digitação.

III. Os depoimentos orais, por serem documentos diferenciados em relação às fontes escritas, são os únicos que precisam sofrer uma checagem da veracidade dos seus conteúdos.
Assinale:
Alternativas
Q578766 Conhecimentos Gerais
“... a memória coletiva foi posta em jogo de forma importante na luta de forças sociais pelo poder. Tornarem-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores desses mecanismos de manipulação da memória coletiva.”

Le GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990, p.426.
Considerando os argumentos expressos no trecho acima, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q578769 Conhecimentos Gerais
Izabel dos Santos é considerada um ícone da luta pela formação profissional em saúde, porque:
Alternativas
Q578770 Conhecimentos Gerais
O documento-síntese do Seminário de Trabalho “Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS” apresenta como um de seus itens “Diretrizes para uma Formação Profissional em Saúde de caráter emancipatório”. Ali afirma-se que:

“A construção da formação em saúde visando à emancipação a partir da perspectiva dialética deve analisar as dimensões objetiva e subjetiva da formação humana, a partir do entendimento de que a subjetividade dos trabalhadores está articulada às condições objetivas de vida e trabalho.”

[Matta, G. C. e Lima, J. C. F. (Org.) Debates e Síntese do Seminário Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. (Caderno de Debates, 3), p.226]
Considerando a proposição apresentada acima, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q578771 Conhecimentos Gerais
Tendo por base as Diretrizes para uma Formação Profissional em Saúde de caráter emancipatório, analise as afirmativas a
seguir.

I. A ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde deve ser orientada pela valorização ética e pública do trabalho e por valores ético-políticos orientados para o coletivo, assegurando, portanto, uma individuação plena.

II. Um projeto educativo na saúde que tenha como finalidade a emancipação deve se traduzir em conteúdos e práticas curriculares que desvelem o processo de alienação em curso na sociedade capitalista contemporânea, tomando o trabalho e a pesquisa como princípios educativos.

III. A proposta curricular deve contemplar conteúdos e práticas que evidenciem o trabalho em saúde como prática social privilegiada em que a igualdade, a solidariedade, a preocupação e o sentido do cuidar possam construir o projeto civilizatório de humanidade.
Assinale:
Alternativas
Q578772 Conhecimentos Gerais
Refletindo sobre continuidades e rupturas nas políticas voltadas à formação profissional no Brasil, o Decreto n. 2.208/97 deve ser avaliado como:
Alternativas
Q578773 Conhecimentos Gerais
De acordo com as “Diretrizes técnicas e ético-políticas para uma educação escolar brasileira emancipatória na contemporaneidade”, tiradas do Seminário “Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo”:

“A educação escolar deve levar em conta a conservação da memória cultural da humanidade e do país, como forma de compreensão da sua historicidade e como força propulsora de transformação.”

(Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e pelo Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2007).
De acordo com o trecho, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: E
6: D
7: A
8: D
9: E
10: E
11: B
12: A
13: E
14: A
15: E
16: E
17: C
18: C