Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Entomologia e Outros Artrópodes

Foram encontradas 47 questões

Q568942 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os Pterygota são frequentemente divididos em dois clados, segundo a morfologia da asa. Das afirmações a seguir, identifique aquela que corretamente descreve a composição destes grupos.
Alternativas
Q568943 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os holometábolos consistem no grupo mais diversificado de Hexapoda, com mais de meio milhão de espécies descritas. O sucesso do grupo é frequentemente atribuído ao desenvolvimento com metamorfose completa. Nas alternativas a seguir, são listadas ordens de Hexapoda e somente uma delas consiste inteiramente de ordens holometábolas.
Alternativas
Q568944 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Cada segmento do tórax do insetos é composto por escleritos que recebem nomes especiais. Assinale a alternativa com a correta identificação.
Alternativas
Q568945 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros.
Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.
Alternativas
Q568946 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As asas dos insetos possuem veias que recebem nomes específicos e que são fundamentais para a identificação de determinados grupos. Essa nomenclatura muitas vezes é específica em determinados grupos, embora o sistema de Comstock-Needham seja o padrão mais amplamente utilizado. Nas alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente denomina o nome das principais veias na seqüência anterior-posterior neste sistema.
Alternativas
Q568947 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cabeça dos insetos é uma cápsula formada por diversos escleritos e apêndices. Identifique abaixo a alternativa que corretamente enumera os apêndices cefálicos, no sentido anterior-posterior.
Alternativas
Q568948 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Diferentes linhagens de insetos se especializaram em utilizar fontes diversas de alimentos. O aparelho digestivo dos insetos é estruturalmente e funcionalmente dividido nas seguintes regiões:
Alternativas
Q568949 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O sistema circulatório dos insetos segue o plano básico encontrado no filo Arthropoda. A seguinte afirmativa corretamente descreve a morfologia do sistema circulatório destes animais.
Alternativas
Q568950 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A biologia do sistema excretor dos insetos evoluiu para a vida no ambiente terrestre, onde o problema de perda hídrica é constante. A excreção nos insetos é realizada em órgãos quese localizam entre os intestinos médio e posterior. Identifiquenas alternativas a resposta correta.
Alternativas
Q568951 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os insetos apresentam centralização de gânglios nervosos na região cefálica, formando um cérebro. Este órgão é composto por três regiões distintas que enervam os seguintes órgãos:
Alternativas
Q568952 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Alguns grupos de insetos hemipteróides (Paraneoptera) apresentam importância médica. Em diversas linhagens independentes, os hemipteróides evoluíram para tamanho de corpo reduzido e perderam características neópteras. As seguintes ordens são frequentemente reconhecidas como insetos hemipteróides:
Alternativas
Q568953 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A subfamília Phlebotominae da família Psychodidae é composta por aproximadamente seis gêneros, dos quais três são hematófagos. Esses dípteros são vetores de leishmanioses, além de alguns vírus e bactérias. Nas alternativas a seguir, identifique a que corretamente caracteriza os insetos deste grupo.
Alternativas
Q568954 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Algumas espécies da ordem Siphonaptera possuem importância médica por serem vetores de doenças bacterianas, como Yersinia pestis e Rickettsia typhi, e hospedeiros intermediários de cestódios. Com relação aos sifonápteros, analise as seguintes alternativas.


I. Nos Neotrópicos, o gênero Xenopsylla é o mais relevante em termos epidemiológicos.
II. Assim como em dípteros Culicidae, apenas as fêmeas são hematófagas.
III. A transmissão do tifo para humanos ocorre através da picada de insetos infectados.
Assinale:
Alternativas
Q568956 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Muitos artrópodes vetores de endemias são hematófagos. Destes, os dípteros da família Culicidae estão entre os animais mais importantes do ponto de vista epidemiológico.
Os culicídeos apresentam capacidade variável de dispersão natural. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568957 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As larvas de mosquitos apresentam alimentação bastante diversificada e podem procurar ativamente os alimentos ou não. Sobre os hábitos alimentares de dípteros Culicidae, analise as afirmativas a seguir.


I. As larvas de Aedes são passivas em relação à procura do alimento, realizando filtragem.
II. Algumas larvas de Culicidae vetores são predadoras ou canibais, como ocorre em espécies do gênero Psorophora.
III. As larvas de Anopheles se alimentam de microorganismos obtidos principalmente através de raspagem do fundo do criadouro.

Assinale:
Alternativas
Q568958 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os métodos de vigilância entomológica objetivam fundamentalmente estimar as características populacionais de insetos vetores em uma localidade. Assim sendo, métodos de amostragem de indivíduos são usados. Analise as seguintes afirmativas sobre estes métodos.


I. Estimativas da população de fêmeas grávidas podem ser feitas pelo uso de armadilhas para ovos.
II. Em áreas com criadouros, o método de quadrats pode ser usado para estimativa do tamanho da população de larvas.
III. Armadilhas com gelo seco são eficazes na captura de vetores hematófagos.

Assinale:
Alternativas
Q568959 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A classificação dos laboratórios de pesquisa biológica segue uma norma internacional estabelecida com objetivo de padronizar os procedimentos de segurança. Assim, procura-se oferecer maior segurança aos usuários destes laboratórios e à comunidade.

Assinale a alternativa que descreve a classificação de risco biológico.

Alternativas
Q568960 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O símbolo internacional de risco biológico identifica laboratórios que desenvolvem pesquisa com organismos com potencial de infecção. Sobre as instalações que possuem este símbolo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568961 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ao manipular microorganismos com potencial de infecção desconhecido, algumas precauções devem ser tomadas.


Sobre este tema, analise as alternativas a seguir.


I. A manipulação deve sempre ser feita através de alguma barreira física, por exemplo, com o uso de luvas e óculos de proteção.
II. Como a espécie estudada é desconhecida, deve ser aplicado cuidados relativos ao nível de biossegurança 3.
III. O transporte destas espécies entre quaisquer instalações é proibido por leis internacionais.

Assinale:
Alternativas
Q568962 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O abdome dos insetos é uma estrutura importante na reprodução. Esta região também possui espiráculos respiratórios, além de apresentar diversas estruturas sensoriais. Destas, o cerco é uma das mais conspícuas,sendo encontrado em diversos insetos. Tal estrutura está localizada:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: E
6: B
7: C
8: A
9: C
10: B
11: E
12: D
13: D
14: D
15: B
16: E
17: B
18: B
19: A
20: D