Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Estatística
Foram encontradas 48 questões
O ramo-e-folhas a seguir apresenta as notas (de 0,0 a 10,0) obtidas por um grupo de alunos numa avaliação:
A mediana dessas notas é igual a:
Os desenhos esquemáticos (Box-plot) a seguir foram obtidos a partir de amostras de salários observadas em quatro estados distintos:
O Estado que apresenta maior mediana salarial e o que
apresenta menor distância interquartil são respectivamente
Um pesquisador avalia que as porcentagens de torcedores do Flamengo, do Vasco, do Fluminense e do Botafogo numa certa comunidade são, respectivamente, de 40%, 20%, 20% e 10%. Para testar essa suposição, obteve uma amostra de 100 torcedores que exibiu os seguintes resultados:
Fla Vasco Flu Bota Outros Total
N° de torcedores 45 20 15 15 5 100
O valor da estatística qui-quadrado usual para esses dados é
igual a:
40% das peças adquiridas por uma empresa provêm de um fornecedor A, 30% vêm de um fornecedor B, e as restantes, de um fornecedor C.
Das peças fornecidas por A, 2% são rejeitadas pelo controle de qualidade; das fornecidas por B, 1% é rejeitada e, das fornecidas por C, 2% são rejeitadas. A probabilidade condicional de que uma peça, escolhida ao acaso do estoque, tenha sido adquirida ao fornecedor A dado que foi rejeitada é aproximadamente igual a
Considere um par de variáveis aleatórias contínuas (X, Y) com função de densidade de probabilidade conjunta dada por
A probabilidade de que X seja maior do que 0,5 é igual a
I. Se X1, X2, ..., Xn são variáveis aleatórias independentes, Xi com distribuição Poisson com parâmetro λi , i = 1, ..., n, então i tem distribuição Poisson com parâmetro .
II. Se X1, X2, ..., Xn são variáveis aleatórias independentes, Xi com distribuição exponencial com parâmetro λ, i = 1, ..., n, então tem distribuição gama com parâmetros 1 e nλ.
III. Se X1, X2, ..., Xn são variáveis aleatórias independentes, Xi com distribuição Normal com parâmetros µi e σ2i , i = 1, ..., n, então tem distribuição Normal com parâmetros .
Assinale:
Considere uma amostra aleatória simples X1, X2, X3, X4, de tamanho 4, de uma variável populacional com média µ e os quatro estimadores de µ a seguir:
T1 = (X1 + X2 + X3 + X4)/4
T2 = X1
T3 = 3X1 – X2 + 2X3 – 4X4
T4 = X1 + X2 + X3 – 2X4
A quantidade de estimadores apresentados que são não
viesados para µ é igual a:
Avalie se as afirmativas a seguir, sobre estatísticas suficientes, estão corretas:
I. Se X1, X2, ..., Xn é amostra aleatória simples de uma variável populacional com distribuição Bernouilli com parâmetro p então é estatística suficiente.
II. Se X1, X2, ..., Xn é amostra aleatória simples de uma variável populacional com distribuição Poisson com parâmetro λ então é estatística suficiente.
III. Se X1, X2, ..., Xn é amostra aleatória simples de uma variável populacional com distribuição exponencial com parâmetro λ então é estatística suficiente.
IV. Se X1, X2, ..., Xn é amostra aleatória simples de uma variável populacional com distribuição Normal com parâmetros µ ε σ2 então são estatísticas conjuntamente suficientes.
A quantidade de afirmativas apresentadas corretas é igual a:
O intervalo de 95% de confiança usual para µ é dado aproximadamente por:
Considere que uma única observação aleatória x de uma densidade Uniforme no intervalo [ 0, θ ] seja obtida para testar
H0: θ ≤ 2 contra H1: θ > 2.
O teste uniformemente mais poderoso de tamanho α = 0,05
rejeitará H0 se x for maior do que:
Considere uma amostra aleatória simples de vetores X1, X2, ... Xn de uma distribuição normal multivariada com vetor de médias µ com p componentes (p < n) e matriz de covariâncias Σ. Avalie as afirmativas a seguir a respeito da estimação desses parâmetros:
I. O estimador de máxima verossimilhança de µ é o vetor de médias amostrais .
II. O estimador de máxima verossimilhança de Σ é , (em que At simboliza a matriz transposta da matriz A, como usual)
III. são não viesados para µ e Σ respectivamente.
IV. X tem distribuição normal multivariada com média µ e matriz de covariâncias (1/n) Σ .
V. são independentes.
A quantidade de afirmativas apresentadas corretas é igual a:
Pacientes acometidos por uma certa doença serão aleatoriamente escolhidos e classificados, em uma tabela de contingências, de acordo com duas variáveis: grau de severidade da doença, dividido em cinco categorias, e idade, subdividida em sete categorias. O problema é testar a hipótese de que as proporções de pacientes em cada grau de severidade são homogêneas em cada nível de idades ou seja, se pij é a proporção de doentes com grau de severidade i na idade j, i = 1, 2, 3, 4, 5, j = 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 são tais que pi1 = pi2 = pi3 = ... = pi7, i = 1, 2, ..., 5.
Se Q é o valor observado da estatística qui-quadrado usual e se χ[](k, p) indica o percentil p da distribuição qui-quadrado com k graus de liberdade, então o teste de homogeneidade adequado, ao nível de significância α rejeitará a hipótese de homogeneidade se
Suponha que você obtenha as seguintes observações pareadas (x , y):
(23, 28), (31, 41), (37, 36), (40, 43), (28, 26), (30, 43), (36, 31), (28, 22)Você deseje testar a hipótese nula de que as observações provêm, de fato, de uma mesma função de densidade de probabilidade contínua simétrica. Um valor da estatística de Wilcoxon adequada para esse teste é igual a:
Suponha que a seguinte amostra aleatória simples de uma variável aleatória populacional bivariada contínua (X , Y) seja observada:
(30,2, 16,1), (20,5, 18,6), (42,5, 14,4), (29,0, 19,5)
Deseja-se testar a hipótese de que X e Y são independentes, mas não se pode supor normalidade para a distribuição de probabilidades populacional, de modo que uma alternativa é usar o coeficiente de Kendall como estatística de teste. O valor desse coeficiente para os dados apresentados é: