Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Proteômica

Foram encontradas 49 questões

Q566113 Biomedicina - Análises Clínicas
Em última análise, as interações estabelecidas entre os aminoácidos componentes de uma dada cadeia polipetídica irão, em conjunto com outros fatores, definir a estrutura tridimensional que a cadeia irá assumir em solução. A determinação desta estrutura pode, em muitas das vezes, auxilar a compreensão do mecanismo de ação desta cadeia polipeptídica, e permitir o esclarecimento de suas funções em um determinado organismo que a produz. Assinale abaixo a afirmativa que não expressa uma estratégia experimental aplicável para a caracterização da estrutura tridimensional das cadeias polipeptídicas.
Alternativas
Q566114 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale abaixo a alternativa que apresenta apenas exemplos de proteínas com estrutura quaternária.
Alternativas
Q566115 Biomedicina - Análises Clínicas
Os avanços das técnicas de biologia molecular, aplicados ao sequenciamento de genomas, vem disponibilizando nos bancos de dados, quase que dia a dia, milhares de novas sequencias proteicas. Um dos desafios da genômica funcional tem sido, portanto, o estudo e a cauterização da função destas novas sequências. O esclarecimento das redes de interação proteína-proteína que operam em determinadas situações é um dos grandes desafios impostos aos pesquisadores para melhor compreender os mecanismos que levam ao correto funcionamento dos organismos. Um dos métodos existentes para o estudo das interações proteína-proteína disponíveis atualmente é o sistema duplo-híbrido de leveduras. Como toda metodologia, esta apresenta uma série de vantagens e limitações. Com relação ao sistema duplo-híbrido, analise as afirmativas abaixo.

I. O Sistema duplo híbrido funciona apenas com proteínas solúveis.

II. Quando aplicada a um organismo eucarionte, a disponibilidade de uma boa biblioteca de cDNA do organismo em estudo é um fator crítico para o bom desempenho desta metodologia.

III. Interações que dependem de modificações pós-traducionais podem não ser detectadas nesta metodologia.

IV. Interações fracas, ou muito efêmeras, entre proteínas tendem a não serem detectadas com a utilização desta metodologia.

Assinale: 

Alternativas
Q566116 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação às técnicas de NMR e Cristalografia de raios X, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q566117 Biomedicina - Análises Clínicas
É sabido que certos tipos de aminoácidos são facilitadores de certas estruturas secundárias, ao passo que outros, tendem a interromper ou desestabilizar outras estruturas. Assinale a alternativa abaixo onde são listados apenas aminoácidos quebradores de α-hélices.
Alternativas
Q566118 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale abaixo a alternativa que contém apenas estratégias experimentais que permitem o isolamento e a purificação de grandes complexos protéicos.
Alternativas
Q566119 Biomedicina - Análises Clínicas
Interessado no estudo da proteína P954, identificada em um complexo de alto peso molecular existente em uma bactéria termófila recentemente isolada, você foi encarregado de desenvolver uma metodologia capaz de purificar a proteína em questão. Também era importante que sua metodologia pudesse identificar outras proteínas que façam parte do mesmo complexo da P954. Com base nos seus conhecimentos sobre química de proteínas e sobre métodos de purificação, assinale a alternativa que descreve a sequência mais parcimoniosa de etapas que possa levar a indentificação dos componentes deste complexo protéico.

I. Eletroforese bidimensional.

II. Análise de massa em aparelho Q-TOF.

III. Cromatografia de tamanho de exclusão.

IV. Purificação em gradiente de sacarose.

V. Co-imunoprecipitação entre proteínas. 

Alternativas
Q566120 Biomedicina - Análises Clínicas
São exemplos de reagentes rotineiramente empregados na purificação e análise de proteínas e que resultam, de forma independente, na separação de complexos protéicos:
Alternativas
Q566121 Biomedicina - Análises Clínicas
Interessado em caracterizar as modificações pós-traducionais que controlam a atividade de uma proteína de interesse farmacológico, um pesquisador foi encarregado de realizar uma série de testes, cujos resultados se encontram listados abaixo. Com base nos seus conhecimentos sobre modificações pós-traducionais, selecione a alternativa que contém as modificações presentes na proteína em questão. 

Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Q566122 Biomedicina - Análises Clínicas
Interessado na produção de uma proteína com atividade antiHIV, você foi encarregado de produzir esta proteína em grande quantidade em um sistema acoplado a uma unidade de produção industrial. Visando selecionar um sistema que rendesse o melhor aproveitamento comercial possível, você realizou uma série de testes bioquímicos na proteína em questão e derminou as características e os parâmetros de interesse descritos a seguir.

I. Massa molecular da proteína 45kDa.

II. Ponto isoelétrico 6,8.

III. Proteína solúvel em metanol.

IV. Proteína com 35% de resíduos de carbohidratos.

V. Proteína ativa apenas na forma fosforilada.

Com base nos resultados, selecione, dentre as alternativas abaixo, a que contém o sistema de expressão mais indicado para a produção de sua proteína, em escala industrial, e com baixo risco de biossegurança, para seu posterior uso no tratamento anti-HIV. 

Alternativas
Q566123 Biomedicina - Análises Clínicas
Interessado no estudo funcional de uma proteína quinase receptora, você foi encarregado de preparar uma série de mutações pontuais que pudessem interferir com a atividade desta quinase e com isso contribuir para o esclarecimento de aspectos importantes de sua participação nos processos de transdução de sinal. Sabendo-se que a quinase em questão é do tipo treonina quinase, e que o sítio ativo dessa enzima contém um resíduo de Treonina (Thr418) que ativa a quinase quando sofre auto-fosforilação, assinale abaixo a sequência de mutantes que poderão produzir, respectivamente, uma quinase inativa e uma quinase constitutivamente ativa:
Alternativas
Q566124 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante o ciclo de vida de uma célula eucarionte, seu material genético nuclear se estrutura na forma de cromossomas, que podem apresentar diferentes graus de condensação. Analisando o grau geral de compactação desta molécula ao longo do ciclo celular, podemos dizer que nas fases G1, S e Metáfase, respectivamente, o DNA se apresentará um grau de compactação:
Alternativas
Q566125 Biomedicina - Análises Clínicas
Os RNAs mensageiros eucariontes apresentam diferentes regiões, cada uma deles com funções específicas durante o tempo de vida desta molécula. Assinale a alternativa que contém as principais funções das regiões 5' e 3' de um RNA mensageiro:
Alternativas
Q566126 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que explica corretamente o que deve acontecer com uma região de cromatina condensada que tem suas moléculas de Histona H1 fosforiladas:
Alternativas
Q566127 Biomedicina - Análises Clínicas
Trabalhando com o isolamento de um gene de humanos, um pesquisador desenvolveu duas estratégias de clonagem, utilizando como sonda um gene homólogo isolado de camundongos. Na primeira delas, ele utilizou como material inicial o DNA extraído de culturas de células de fibroblastos, resultando na obtenção do clone A. Na segunda abordagem, ele utilizou uma preparação de RNA mensageiro de células renais, resultando na obtenção do clone B. Considere ambas as estratégias bem sucedidas que possibilitaram a clonagem do mesmo gene.

 Experimento 1 – caracterização dos elementos que regulam a expressão tecidual do gene.

Experimento 2 – expressão do gene em bactérias para purificação da proteína codificada pelo gene isolado.

Experimento 3 – isolamento de genes de proteínas que interagem com a proteína codificada pelo gene isolado através do sistema Duplo Híbrido em leveduras.

Selecione o clone que deverá ser utilizado, respectivamente, para cada um dos experimentos listados acima.

Alternativas
Q566128 Biomedicina - Análises Clínicas
Um pesquisador interessado no estudo da regulação da expressão tecidual de um gene preparou fusões de diferentes segmentos da região promotora regulatória deste gene, fusionada a um gene repórter marcador. Cinco construções diferentes foram obtidas e introduzidas no cromossoma do organismo, por meio de transformação genética estável. Após a análise do padrão de expressão do gene marcador nos animais transgênicos transformados com estas construções, os seguintes resultados foram obtidos:

 Imagem associada para resolução da questão

Analisando os resultados apresentados podemos concluir que os elementos reguladores responsáveis pela expressão do gene em Fígado, Coração e Neurônios estão localizados, respectivamente, entre as posições: 


Alternativas
Q566130 Biomedicina - Análises Clínicas
Visando a caracterização de uma via de transdução de sinal, mediada por um novo hormônio, um pesquisador foi encarregado de isolar mutantes defectivos na percepção deste hormônio, e que desta forma pudessem ser úteis na caracterização desta via de sinalização. Uma vez que este hormônio induzia o alongamento das células, o pesquisador desenvolveu um método de seleção de mutantes baseado na identificação de células que apresentassem alterações no processo de elongação celular. Após a realização deste experimento, foram isolados dez mutantes com características de elongação alterada. Buscando selecionar dentre estes dez mutantes os que melhor serviriam para caracterizar a via de transdução de sinal, o pesquisador realizou um segundo experimento, no qual o hormônio em questão foi aplicado nas culturas celulares mutantes. A tabela abaixo representa os resultados obtidos nestes dois experimentos.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nestes resultados, foram formuladas as seguintes afirmativas.

I. Os mutantes 1, 3 e 7 correspondem aos mutantes na via de transdução de sinal do hormônio.

II. Os mutantes 2, 4, 5 e 6 correspondem aos mutantes na via de biossíntese do hormônio.

III. Os mutantes 1, 3 e 7 correspondem aos mutantes na via de biossíntese do hormônio.

IV. Os mutantes 2, 4, 5 e 6 correspondem aos mutantes na via de transdução de sinal do hormônio.

V. Os mutantes 8, 9 e 10 correspondem a mutantes que produzem níveis elevados do hormônio, mas que não apresentam alteração da sinalização.

Assinale: 


Alternativas
Q566131 Biomedicina - Análises Clínicas
A descoberta do processo de adição de resíduos de ubiquitina às proteínas representou um grande avanço no processo de reconhecimento de modificações pós-traducionais. Com relação a este processo, analise as afirmativas a seguir.

I. A adição de ubiquitina acontece sempre de forma específica, em determinados resíduos da cadeia polipeptídica.

II. A adição de ubiquitina acontece sempre de forma sequencial e rápida, de forma que são gerados sempre intermediários protéicos poli-ubiquitinados.

III. A adição de ubiquitina marca a proteína especificamente para a degradação via proteassoma.

IV. A adição de poli-ubiquitina corresponde a uma das formas de controle do tempo de via das proteínas celulares.

Assinale:  

Alternativas
Q566132 Biomedicina - Análises Clínicas
A síntese de proteínas é um conjunto complexo de reações bioquímicas que garantem a produção de proteínas pela célula, a partir de um molde de RNA produzido a partir do genoma. Com relação à síntese de proteína, assinale a única afirmativa incorreta. 
Alternativas
Q566133 Biomedicina - Análises Clínicas
Encarregado de realizar a purificação de uma proteína de interesse farmacológico, você chegou a um protocolo de purificação que resulta em uma mistura de quatro proteínas, com as seguintes características:

Imagem associada para resolução da questão 

Visando purificar a proteína de interesse farmacológico (Proteína 2), você realizou uma cromatografia de gel filtração. Após acompanhar o perfil de eluição desta cromatografia, você identificou uma sequência de picos, que foram coletados e analisados. Com base nos seus conhecimentos sobre separação de proteínas, assinale a alternativa que melhor corresponde ao i.) número de picos indentificados na análise do cromatograma desta cromatografia; ii.) qual seria o pico que conteria a proteína de interesse; iii) e, no caso de existir a necessidade de passos adicionais em seu protocolo de purificação. Assinale a alternativa que indica uma opção viável de método subsequente a ser utilizado para o isolamento da proteína 2. 


Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: E
6: B
7: B
8: C
9: D
10: D
11: A
12: C
13: B
14: C
15: A
16: A
17: D
18: E
19: C
20: B