Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Síntese Química de Derivados Orgânicos

Foram encontradas 17 questões

Q566015 Técnicas em Laboratório
As "salas limpas" são salas nas quais o suprimento e a distribuição do ar, a filtragem, o material de construção e os procedimentos de operação visam controlar as concentrações de partículas em suspensão no ar, mantendo a qualidade do ar em seu interior em níveis desejáveis, conforme definidos pelo usuário, de acordo com as normas vigentes e as atividades exercidas no local. Os hospitais foram os precursores das salas limpas, que hoje são aplicadas em vários ambientes, inclusive em locais onde são manuseados e manipulados alguns medicamentos. Com relação ao conceito sala limpa e sua classificação, analise as afirmativas a seguir. 

I. A classificação de uma sala limpa pode ser realizada pelo método Federal Standard 209, que determinam o número de partículas igual ou maior que 0,5 mm, medido em um pé cúbico, sendo esta contagem usada para classificar a sala. A versão mais recente da norma (US Federal Standard 209E) também adotou uma nomenclatura métrica.

II. Salas limpas Classe 100 (209E- M 3.5) possuem até 100 partículas de até 0,5 µm por pé cúbico ou 3.530 partículas de até 0,5 µm por metro cúbico e são usadas quando se deseja ambientes livres de partículas e bactérias, sendo requeridas na manufatura de produtos médicos injetáveis.

III. Devido ao grande número de normas para salas limpas produzidas pelos países individualmente, tornou-se desejável a criação de uma norma mundial de classificação para salas limpas (norma para salas limpas da ISO), que foi publicada em junho de 1999 como 14644-1 – Norma Classificação de Limpeza do Ar.

Assinale: 


Alternativas
Q566016 Técnicas em Laboratório
A garantia da qualidade de um produto farmacêutico está associada não só ao seu processo fabril, que inclui matérias primas e procedimentos empregados, mas também a garantia da qualidade do local onde o mesmo é fabricado, formulado, ou mesmo envasado. Assim, sobre este tema podemos dizer que é correto afirmar que:
Alternativas
Q566017 Técnicas em Laboratório
Várias precauções devem ser tomadas com a aplicação de técnicas específicas, limpeza, desinfecção, esterilização, descontaminação e anti-sepsia, em salas limpas, onde são manuseados e formulados medicamentos e cosméticos, seja em nível laboratorial ou industrial. Dentre as funções e modo de execução de algumas das técnicas citadas acima, analise as afirmativas a seguir. 

I. A limpeza é realizada com uso de detergentes químicos, água e ação mecânica para remover sujeiras não desejáveis, como as físicas e orgânicas de superfícies e objetos.

II. A desinfecção normalmente constitui um processo físico que destrói os microrganismos presentes em objetos, mas não necessariamente consegue destruir os esporos de microrganismos.

III. A esterilização é um processo que procura destruir todas as formas de microrganismos, inclusive os esporos, por meio da ação de agentes químicos ou físicos.

Assinale: 
Alternativas
Q566018 Técnicas em Laboratório
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) asseguram que os produtos sejam consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. O cumprimento das BPF está dirigido inicialmente à redução dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica. A respeito do tema boas práticas de fabricação, analise as afirmativas a seguir.
Alternativas
Q566019 Técnicas em Laboratório
A manipulação de componentes de fórmulas farmacêuticas e cosméticos e os riscos envolvidos na sua preparação, constituem um tema de fundamental importância, no que tange os possíveis danos a que os profissionais desta área e os próprios produtos podem estar expostos. Neste aspecto, a utilização para esta finalidade das chamadas salas limpas, classificadas de acordo com as exigências dos procedimentos envolvidos na fabricação do produto, é essencial. Sobre salas limpas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q566020 Técnicas em Laboratório
A escolha dos agentes desinfetantes, a serem utilizados na desinfecção das salas limpas e ambientes de manipulação de fármacos, são de fundamental importância pois estes:
Alternativas
Q566021 Técnicas em Laboratório
As salas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis e na manipulação de soluções, meios e materiais estéreis para produção de insumos para saúde podem ser classificadas de acordo com a Classificação Européia de 1992 em A, B, C e D. Essa classificação se dá em função:
Alternativas
Q566022 Técnicas em Laboratório
Cabines de Segurança Biológica (CSB) são equipamentos de proteção coletiva (EPC) utilizados para proteger: o operador, o produto e o ambiente laboratorial dos aerossóis, potencialmente infectantes, que podem se espalhar durante a manipulação. Com relação a estes equipamentos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q566023 Técnicas em Laboratório
Várias substâncias ativas empregadas na formulação e preparo de medicamentos e cosméticos, pertencem a classe das chamadas drogas de risco, ou seja, aquelas que apresentam riscos ocupacionais aos operadores expostos de forma aguda ou crônica a estas. Dentre elas podem ser citadas: L-asparaginase, clorozotocina, interferon-α, hidroxiuréia, entre várias outras. Sobre as características destas substâncias e de seu modo de manuseio, analise as afirmativas a seguir. 

I. A forma de atuação da maioria destas drogas de risco no organismo humano em geral dá-se pela sua ligação ao material genético ou afetando a síntese de enzimas e proteínas celulares.

II. Pesquisas pré-clínicas empregando modelos experimentais animais para demonstrar os efeitos carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos destas drogas de risco estão proibidas.

III. As principais conseqüências aos operadores relacionadas à sua exposição ocupacional a drogas de risco, são fundamentalmente de caráter citogenético.

Assinale:
Alternativas
Q566024 Técnicas em Laboratório
Dentre os tipos de fármacos produzidos na indústria farmacêutica estão os: produtos injetáveis (injetados em pessoas ou animais), produtos tópicos (aplicados sobre a pele) e os produtos de uso oral (ingeridos). A respeito dos cuidados no seu preparo e manuseio, é correto afirmar que:
Alternativas
Q566025 Técnicas em Laboratório
Em relação às técnicas de esterilização empregadas nas formulações farmacêuticas líquidas estéreis, usadas ou não como meios e soluções para produção de insumos de saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q566026 Técnicas em Laboratório
Durante o manuseio de meios, soluções e materiais estéreis e apirogênicos para uso em insumos para a saúde, é fundamental garantir por meio de um processo de amostragem da matéria prima a minimização de possíveis contaminações, conforme estabelece a RDC n° 210 de 04 de Agosto de 2003 da ANVISA: “Devem ser realizados ensaios de identificação nas amostras retiradas de cada recipiente de matéria-prima". Em relação a algumas medidas adequadas preventivas que podem ser adotadas, análise as afirmativas a seguir. 

I. Deve-se evitar a contaminação cruzada com técnicas apropriadas e com medidas preventivas tais como: área dedicada para penicilâmicos, cefalosporínicos e seus derivados; utilização de antecâmaras com diferencial de pressão de ar e utilização de roupas protetoras.

II. O pessoal envolvido na amostragem de matéria-prima estéril deve receber treinamento de comportamento em área limpa e utilização de técnica asséptica durante a amostragem, que devem ser ministrados e reforçados periodicamente.

III. Os funcionários deverão receber roupas limpas e esterilizadas a cada sessão de trabalho e as luvas devem ser regularmente desinfetadas durante as operações e trocadas também a cada sessão de trabalho.

Assinale: 
Alternativas
Q566028 Técnicas em Laboratório
Pela definição geral dada pela Comissão da CIBIO da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) em 2005, “Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico, as quais podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou da qualidade dos trabalhos desenvolvidos”. Dentre os mecanismos de ação que devem ser implementados garantindo a biossegurança, podem ser citados:
Alternativas
Q566029 Técnicas em Laboratório
As práticas de segurança envolvem o conjunto de normas e procedimentos de segurança que visam minimizar os acidentes e aumentar o nível da consciência dos profissionais. Algumas destas práticas são regidas por leis federais, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em relação a estas Normas e procedimentos de Segurança, analise as afirmativas a seguir. 

I. A Norma NR 5 é relacionada a manipulação de OGMs (Organismos geneticamente modificados).

II. A Norma NR 6 é relacionada aos equipamentos de proteção individual (EPIs).

III. A Norma NR 26 é relacionada a sinalização de segurança obrigatória a ser colocada.

Assinale: 
Alternativas
Q566030 Técnicas em Laboratório
Os radiofármacos são utilizados como substâncias marcadas para observar alterações fisiológicas e/ou distribuição anormal de um determinado composto administrado em um ser vivo, ou ainda como compostos de ação terapêutica na clínica médica. A produção de radiofármacos tem várias peculiaridades e envolve alguns aspectos fundamentais em nível de biossegurança, onde se enquadram dentro deste contexto: 

I. a preocupação e medidas de controle ambiental.

II. o trabalho em condições especiais de assepsia, cumprindo com todas as condições exigidas aos medicamentos estéreis.

III. a consideração, a respeito da proteção radiológica, dos efeitos biológicos produzidos pelas radiações ionizantes como não cumulativos.

Assinale: 
Alternativas
Q566031 Técnicas em Laboratório
Locais onde são realizadas manipulações de produtos químicos e biológicos de alta ou baixa toxicidade, patogênicos ou inócuos, e de operação de equipamentos característicos, sejam estes de alto risco ou não, exigem gerenciamento adequado e que alguns cuidados sejam tomados pelos usuários. Estes procedimentos de segurança e biossegurança, visam minimizar a probabilidade da ocorrência de acidentes em função dos riscos existentes. Dentre as causas mais freqüentes de acidentes associados a estas operações, destacam-se: 

I. Falta de manutenção preventiva adequada dos equipamentos.

II. Falha humana por excesso de confiança e sobrecarga do trabalho.

III. Utilização de jóias e cosméticos durante o trabalho no laboratório

Assinale:
Alternativas
Q566032 Técnicas em Laboratório
A biossegurança de atividades em laboratórios ou indústrias, envolve medidas de controle e proteção contra os riscos ambientais, como proteção coletiva, individual, organização do trabalho, higiene e conforto. As medidas de proteção coletiva são as mais importantes, pois garantem a proteção de todo grupo envolvido no trabalho. Assinale a alternativa que não faz parte das medidas de proteção coletiva.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: D
5: B
6: E
7: B
8: C
9: A
10: A
11: C
12: E
13: A
14: D
15: D
16: E
17: B