Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Suporte à Infra-estrutura Tecnológica da Pesquisa

Foram encontradas 10 questões

Q352509 Biologia
Nas células eucarióticas, as proteínas que são destinadas à exportação são sintetizadas no:

Alternativas
Q352510 Biologia
O ciclo celular das células eucarióticas é dividido nas fases G1, S, G2 e M. Sobre a caracterização destas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q352522 Biologia
Analise as afirmativas a seguir.

I. A tendência de um aminoácido livre que possua uma cadeia lateral como –COOH liberar um próton (pK) é a mesma se este aminoácido estiver em solução ou fizer parte de uma cadeia polipeptídica em uma proteína.
II. Modificações pós traducionais tais como fosforilação, acetilação, ubiquitinação e sumolução podem regular a atividade e a degradação das proteínas.
III. Em um organismo, cujo genoma já tenha sido sequenciado e disponível para consulta, podemos identificar um gene mutante responsável por um fenótipo específico através de mutações induzidas por agentes mutagênicos ou por mutações inseridas através de mutagênese.

Assinale:
Alternativas
Q352539 Biologia
Assinale a alternativa que apresenta a definição de Biotecnologia, segundo a Convenção da Diversidade Biológica.

Alternativas
Q352542 Biologia
A respeito dos locais confiável em que você procuraria a numeração de peças originais de reposição para equipamentos de purificação de água, analise os itens a seguir.

I. Manual do equipamento.
II. Site do fabricante.
III. Autorizadas do produto.

Assinale:
Alternativas
Q352545 Biologia
Os reservatórios mais adequados para o armazenamento de água purificada devem possuir algumas características que visam minimizar a recontaminação. Sobre o tema, analise as características a seguir.

I. Utilizar polímeros com alta pureza, como o polietileno e o polipropileno.
II. Fazer o transbordo sanitário para que durante a saída de água, o ar seja admitido pelo filtro de proteção.
III. Usar reservatórios cilíndricos com fundo cônico, sem cantos e 100% esgotável.

Assinale:
Alternativas
Q352547 Biologia
A radiação ultravioleta (UV) é eficiente para destruir as bactérias contidas na água. Assinale a alternativa que indica o comprimento de onda mais recomendável.

Alternativas
Q352548 Biologia
O teor mínimo de cloro residual livre que a água pode conter é de:

Alternativas
Q352549 Biologia
A utilização do ozônio no tratamento de água tem por objetivo:

Alternativas
Q352550 Biologia
Um eficiente controle bacteriológico da água pode ser feito por membrana filtrante de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D
6: B
7: B
8: B
9: B
10: D