Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Suporte à Infra-estrutura Tecnológica da Pesquisa

Foram encontradas 13 questões

Q352503 Técnicas em Laboratório
Sobre o conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança que visam minimizar os acidentes em laboratório, analise as afirmativas abaixo.

I. Deve-se sempre utilizar os equipamentos adequados de proteção individual.
II. O jaleco de trabalho deve permanecer dentro do laboratório.
III. Não comer, não beber, não utilizar cosméticos, não utilizar lentes de contato sem utilização de EPI adequado dentro do laboratório.
Assinale:
Alternativas
Q352504 Técnicas em Laboratório
Sobre, o descarte dos resíduos do grupo E, que são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar, conforme a Resolução Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q352505 Técnicas em Laboratório
Uma solução hipertônica contém:
Alternativas
Q352514 Técnicas em Laboratório
obre a criação de plataformas tecnológicas multi usuários, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q352515 Técnicas em Laboratório
A implantação de um programa de gerenciamento e de descarte de resíduos em um laboratório multiusuário é de extrema importância. Sobre a atitude para o estabelecimento desse programa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q352516 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que explicita um item que não é necessário incluir nos procedimentos operacionais padrões
Alternativas
Q352517 Técnicas em Laboratório
Com relação aos procedimentos de biossegurança, analise as afirmativas a seguir.

I. As capelas de exaustão devem ser utilizadas sempre que os experimentos envolvam reagentes com potencial de explosão ou que produzam gases tóxicos e nocivos. Para garantir o funcionamento correto das capelas de exaustão, solte dentro da capela uma folha de papel absorvente ou qualquer papel fino o bastante e observe se esta folha é empurrada pelo fluxo de ar em direção à superfície do capela.

II. Nunca se aproxime de fontes de laser sem utilizar óculos de proteção e nunca deixe materiais reflexivos próximos a estas fontes de laser.

III. Nunca toque a superfície de lâmpadas de mercúrio utilizadas em microscópios ou outros aparelhos sem luvas de proteção, pois além destas lâmpadas se aquecerem após o uso, a manipulação sem luvas pode levar à contaminação e ao dano.

Assinale:
Alternativas
Q352518 Técnicas em Laboratório
Sobre as cabines de segurança biológica (CSB), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q352519 Técnicas em Laboratório
Sobre o descarte de resíduos em um laboratório analise as afirmativas a seguir.

I. Resíduos infectantes devem ser autoclavados antes do descarte para os ambientes externos ao laboratório.

II. Resíduos radioativos, com atividade superior às recomendadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverão ser acondicionados em depósitos de decaimento (até que suas atividades se encontrem dentro do limite permitido para sua eliminação). Os rejeitos radioativos líquidos e sólidos devem ser acondicionados em um único recipiente e descartados seguindo as normas de descarte.

III. Os resíduos químicos apresentam riscos potenciais de acidentes inerentes às suas propriedades específicas. Os resíduos químicos devem ser tratados antes do descarte. No armazenamento de resíduos químicos, devem ser considerados a compatibilidade dos produtos envolvidos, a natureza do mesmo e o volume.

Assinale:
Alternativas
Q352520 Técnicas em Laboratório
Sobre o descarte de resíduos em um laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resíduos infectantes compostos por culturas ou estoques de microrganismos provenientes de laboratórios clínicos ou de pesquisa, meios de cultura, placas de Petri, instrumentos usados para manipular, misturar ou inocular microrganismos, devem ser embalados em sacos plásticos para o lixo tipo 1, indicados pela ABNT e autoclavados antes de serem descartados.

II. Para esterilização de vidraria contaminada ou suja com material proteico, esta deve ser imersa em solução de hipoclorito de sódio a 1% em vasilhames apropriados por, no mínimo, 12 horas.

III. A esterilização de vidrarias utilizadas com água ou soluções tampão sem proteínas deve ser feita através da lavagem em água corrente e, em seguida, três vezes em água destilada, colocados para secar deixando-os emborcados sobre papel toalha.

Assinale:
Alternativas
Q352521 Técnicas em Laboratório
Com relação a classificação dos níveis de biossegurança segunda as nornas da ANVISA, analise as afirmativas a seguir

I. Nos laboratórios classificados como nível biológico classe 3 é permitida a manipulação de agentes nativos ou exóticos que potencialmente podem ser transmissíveis por vias respiratórias e que podem causar infecções sérias e potencialmente fatais. Mycobacterium tuberculosis e o vírus da encefalite de St. Louis são exemplos de patógenos permitidos neste nível de biossegurança.

II. O nível biológico classe 1 representa um nível básico de contenção que utiliza práticas padrões de microbiologia sem a necessidade de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para higienização das mãos. Cepas definidas e microorganismos conhecidos por não causarem nenhuma patogenia a pessoas sadias são manipulados neste nível.

III. No nível biológico classe 2 as barreiras primárias e secundárias devem existir. Vírus da Hepatite B, HIV, Hantavírus e salmonela são exemplos de microrganismos permitidos para a manipulação em laboratórios classe 2.

Assinale:
Alternativas
Q352544 Técnicas em Laboratório
Os laboratórios do Brasil seguem as especificações das agências regulamentadoras que definem os requisitos para o controle de qualidade e utilização da água reagente.

A esse respeito, analise os possíveis órgãos que definem a qualidade da água para laboratórios.

I. National Committee for Clinical Laboratory Standards.
II. American Society for Testing Materials [ASTM].
III. College of American Pathologists [CAP].

Assinale:
Alternativas
Q352551 Técnicas em Laboratório
Para as análises de ácidos nucléicos, uma das tecnologias de purificação da água é fotoxidação. Assinale a alternativa que indica os dois comprimentos de ondas na combinação utilizada nesse processo.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: E
6: C
7: D
8: D
9: D
10: E
11: D
12: E
13: B