Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Zoologia Médica

Foram encontradas 45 questões

Q565693 Agropecuária
Algumas técnicas associadas ao seqüenciamento de DNA permitem a identificação de amostras ao nível de espécies de modo cada vez mais preciso e rápido. Os dados obtidos direto das seqüências também ampliam significativamente as linhas de investigação biológica. O aparecimento e a difusão dessas técnicas representam impacto sobre as atividades dos museus de história natural. Com isso é certo afirmar:
Alternativas
Q565694 Agropecuária
A preparação de esqueletos de pequenos mamíferos pode ser feita com o uso de besouros da família Dermestidae. No entanto, emprego pode resultar em riscos para coleção de mamíferos. Entre as medidas abaixo, assinale a que apresenta o maior grau de segurança quanto ao uso dos dermestes.
Alternativas
Q565696 Agropecuária
De um modo geral, podemos afirmar que, o armazenamento dos objetos em uma coleção de história natural deve ser feito:
Alternativas
Q565697 Agropecuária
Assim como no incêndio recente que afetou a coleção de serpentes do Instituto Butantan em São Paulo, durante a Segunda Guerra Mundial, acervos de coleções de história natural foram perdidos, incluindo diversos tipos. Nesses casos, uma vez que a perda dos tipos é confirmada:
Alternativas
Q565698 Agropecuária
Em coleções de mamíferos, dados dos espécimes que indicam sua ocorrência geográfica na natureza são registrados:
Alternativas
Q565699 Agropecuária
Ao examinar uma amostra de 10 roedores da coleção, o curador descobre que esses indivíduos fazem parte da série tipo de uma espécie descrita em 1920. Ele também descobre que, ao descrever a espécie, o autor não designou tipos e fez a descrição com base nos 10 exemplares. O procedimento a ser tomado é:
Alternativas
Q565700 Agropecuária
Com base na amostragem das pelotas regurgitadas por uma espécie de coruja (Asio otus), um grupo de pesquisa foi capaz de identificar espécies pertencentes a três famílias distintas de mamíferos, que aparecem como itens alimentares da coruja no histograma abaixo. Imagem associada para resolução da questão
Com base na inspeção deste histograma é possível afirmar que:
Alternativas
Q565701 Agropecuária
Em muitas coleções antigas, as peles dos mamíferos eram envenenadas com arsênico para aumentar a eficiência de sua preservação. Caso você suspeitasse que a coleção sob sua guarda contenha peles assim preparadas, o procedimento indicado é:
Alternativas
Q565703 Agropecuária
O preparo de peles de mamíferos para exposição ou para pesquisa é chamado:
Alternativas
Q565704 Agropecuária
Mamíferos de pequeno porte são geralmente coletados por meio de armadilhas deixadas no local e circuladas nos dias seguintes à colocação das mesmas. Para assegurar a melhor organização da coleção desses animais, analise as afirmativas a seguir sobre os dados que devem ser catalogados no livro de campo I. Dados sobre localização (latitude e longitude, município) e temporais (data e hora da coleta), garantindo economia de tempo e dinheiro para os próximos pesquisadores interessados na mesma espécie. II. Nome dos integrantes da equipe de coletores, pois o coletor será a chave para fornecer dados importantes aos pesquisadores que não estejam nas etiquetas ou no livro de tombo da coleção. III. Tipos de armadilhas e iscas, pois podem fornecer importantes informações de forma a facilitar novas incursões para novas coletas. Assinale:
Alternativas
Q565705 Agropecuária
Aves e alguns répteis fazem parte de um grupo natural que inclui os extintos dinossauros chamado de Archosauria. Eles diferem dos mamíferos por várias características, entre elas:
Alternativas
Q565706 Agropecuária
Leia as seguintes afirmativas sobre técnicas de preservação de peles de mamíferos. I. Fechar os orifícios naturais com algodão. II. Retirar a pele progressivamente, visando remover exclusivamente a pele e os músculos. III. Tratar a pele com serragem e com substâncias preservadoras, tais como sulfato de alumínio ou de potássio. Assinale:
Alternativas
Q565707 Agropecuária
Um pesquisador estuda uma espécie em perigo de extinção. Ele solicitou uma licença de coleta especial e conseguiu. Verifique as afirmativas a seguir sobre o tema. I. Como, além dos requisitos necessários para a licença, o pesquisador apresentou justificativa pertinente para a coleta desses animais e um projeto de pesquisa específico, ele recebeu uma licença temporária de coleta da espécie em perigo de extinção. II. Em vistas da condição da espécie estudada, o pesquisador quis assegurar o máximo aproveitamento dos animais abatidos na coleta. Para isso, devido ao porte médio dos animais, ele aplicou injeções de formol no animal antes da imersão dos tecidos em álcool para garantir a melhor preservação destes, inclusive para análises moleculares. III. Devido a condição da espécie, o empréstimo do material tombado na coleção do museu terá que passar por todas as instâncias da instituição de pesquisa, antes da aprovação final. Assinale:
Alternativas
Q565708 Agropecuária
Sobre a classificação de espécies, analise as afirmativas a seguir. I espécie asselvajada: espécie domesticada que passou a viver independente em vida livre, de maneira selvagem e que, depois de algumas gerações no ambiente selvagem, torna-se bravia. II. espécie exótica: espécie introduzida em um ecossistema no qual não ocorre originalmente, mas que passa a exercer dominância, prejudicando as espécies nativas. III. espécie nativa: espécie que ocorre dentro de sua área de distribuição geográfica natural e de dispersão potencial sem auxílio de transporte antrópico. Assinale:
Alternativas
Q565709 Agropecuária
A licença permanente de coleta somente poderá ser utilizada para a coleta de material zoológico, sendo vedada para alguns casos, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q565710 Agropecuária
Sobre criadouros, leia as afirmativas a seguir. I. criadouro científico: o criadouro destinado a criação, recria ou manutenção de espécimes da fauna silvestre brasileira ou exótica, pertencente a instituição de ensino ou pesquisa, ou a ela vinculado, para atender a projetos de pesquisa; II. criadouro comercial: o criadouro destinado a expIoração por meio de cria, recria ou reprodução de espécies apenas da fauna exótica, sendo vedada a criação e a manutenção, para fins comerciais, de espécimens da fauna silvestre brasileira. III. criadouro conservacionista: o criadouro destinado a criação, recria ou manutenção de espécimes da fauna silvestre brasileira, com o objetivo exclusivo de subsidiar os órgãos ambientais competentes em suas ações conservacionistas; Assinale:
Alternativas
Q565711 Agropecuária
Analise as seguintes frases sobre transporte e transferência de material zoológico. I. Termo de Responsabilidade para Transporte de Material: instrumento a ser firmado, previamente ao envio do material zoológico, pela instituição e pelo pesquisador que detêm a responsabilidade sobre o material, comprometendo-se a não destiná-lo para finalidade diversa da especificada na autorização de coleta e a não transferir a responsabilidade sobre esta a terceiros. II. Termo de Transferência de Material: instrumento a ser firmado, previamente ao envio do material zoológico, entre a instituição remetente e a destinatária, no qual esta assume a responsabilidade pela guarda do material, comprometendo-se a não destinar o material para finalidade diversa da especificada na autorização de coleta obtida pela instituição remetente e a não transferir a responsabilidade sobre esta a terceiros. III. Translocação: transferência de animais, por movimento deliberado ou mediado, da sua área de ocorrência natural para outra área dentro dos limites da sua distribuição geográfica natural. Em casos de enchentes ou atos de ação antrópica, a translocação é recomendada, desde que os devidos cuidados sejam tomados para assegurar a viabilidade da espécie translocada no novo local. Assinale:
Alternativas
Q565712 Agropecuária
Considere as afirmativas abaixo sobre o uso do Latim em taxonomia biológica. I. As palavras são classificadas em três gêneros: masculino, feminino e neutro, enquanto os adjetivos são classificados quanto ao grau: positivo, comparativo e superlativo. II. O tema é a parte imutável da palavra, enquanto a desinência é a parte final, variável. III. Ao ato de adicionar a desinência ao tema de cada palavra, chamamos de declinação. A declinação é composta de três casos: nominativo (sujeito), vocativo (objeto) e ablativo (detalhamentos da ação: tempo, lugar, causa). Assinale:
Alternativas
Q565713 Agropecuária
A inferências de taxas de migração entre duas populações não é uma tarefa trivial. O advento das técnicas moleculares facilitou a estimativa, mesmo assim, alguns pressupostos são necessários para que tal estimativa seja acurada. Avalie as três afirmativas a seguir sobre o tema. I. O efeito Wahlund mede a diferença entre as freqüências genotípicas esperadas para os heterozigotos, assumindo o Equilíbrio de Hardy-Weinberg e a freqüência observada dos mesmos em uma população natural. Quanto maior o efeito Wahlund, maior o número de heterozigotos observado em relação ao esperado e, assim, maior a probabilidade de estar ocorrendo isolamento reprodutivo entre partes da sua denominada população. II. A taxa de migrantes efetivos é o numero de indivíduos migrantes que efetivamente se reproduzem em população diferente da que nasceram. III. Um pressuposto importante é que as taxas de migração tenham atingido equilíbrio. Assinale:
Alternativas
Q565714 Agropecuária
Considere as afirmativas abaixo sobre o uso de marcadores moleculares em sistemática molecular. I. É recomendável o uso de um único marcador, ou a concatenação de sequências de diferentes genes, para evitar o conflito entre filogenias moleculares. II. Não existem um marcador molecular excelente para filogenias, existem pobres escolhas de marcadores para problemas filogenéticos específicos. III. Genes mitocondriais por sua rápida taxa de evolução não devem ser usados para problemas filogenéticos antigos (mais de 2 milhões de anos de divergência entre as espécies). Assinale:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: D
6: B
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: C
13: A
14: D
15: E
16: C
17: B
18: B
19: D
20: B