Questões de Concurso Público PC-MA 2012 para Auxiliar de Perícia Médico-legal
Foram encontradas 10 questões
A pólvora negra, ainda utilizada em muitos cartuchos, tem a seguinte composição aproximada : 75% salitre, 13% carvão vegetal e 12% enxofre(...) quando do disparo de arma de fogo, essa mistura termina por gerar dentre os resíduos sólidos: sulfatos (…).
(Fonte: FARIAS,R.F. Introdução à Química Forense .3ª edição. Campina, SP: Editora Átomo, 2010.)
Uma amosta de 100 gramas de pólvora negra poderá gerar uma massa, em gramas, de sulfato de sódio de, no máximo,
Dados:
massa molecular de Na2SO4 = 142u
massa atômica do S = 32 u
Do ponto de vista da química, deve-se evitar utilizar, para a extinção de incêndios, a água, em todos os casos em que seu uso resulte na produção de substâncias que possam alimentar o fogo. Assim, não se deve acrescentar água a peróxidos, uma vez que a reação destes com a água implica na liberação de O2( comburente). (…)
(FARIAS,R.F. Introdução à Química Forense. 3ª ed. Campinas, SP: Ed. Átomo, 2010.)
A fórmula química de um peróxido pode ser representada como:
Para a análise de LSD (dietilamina do ácido lisérgico), em laboratório forense, pode-se utilizar o chamado teste de Ehrlich. Para tal utilizam-se gotas de reagente específico cuja substância principal é o para-dimetilamino benzaldeído . O teste indicará positivo para LSD com o aparecimento da cor violeta.
(Fonte:http://ged.feevale.br/bibvirtua/MonografiaDaianeLinck.pdf)
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula química do
principal componente do teste de Ehrlich.
Trinitrato de glicerina (TNG) também denominado nitroglicerina, é o éster trinitrado do propanotriol (...) O TNG é um líquido oleoso, insolúvel em água e extremamente sensível, não apenas à temperatura, mas também ao choque mecânico, motivo pelo qual deve ser manuseado com extremo cuidado. Sua combustão ao ar gera CO2, N2, O2, H2O.
(FARIAS,R.F. Introdução à Química Forense. 3ª edição. Campinas, SP: Editora Átomo, 2010.)
A combustão completa de 1 mol de TNG (Massa molecular=227g)
produz um volume de gás carbônico nas Condições Normais de
Temperatura e Pressão de
Leia o fragmento a seguir.
Bomba de sódio-potássio: membrana citoplasmática regula a passagem de íons
Existem substâncias que devem estar presentes, em diferentes concentrações, dentro e fora das células. Por exemplo, as células humanas mantêm uma concentração interna de íons potássio (K+) cerca de 20 a 40 vezes maior que a concentração existente no meio extracelular. Por outro lado, a concentração de íons sódio (Na+) se mantém, no interior das nossas células, cerca de 8 a 12 vezes menor que a do exterior.
(Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/htm)
Em relação aos elementos citados no texto, assinale a afirmativa correta.
Dados: número atômico do Na = 11. / número atômico do K = 19
Todas as reações explosivas produzem grande quantidade de calor. Diz-se que são altamente exotérmicas. Grandes quantidades de calor têm um efeito impressionante de aumentar o volume dos gases– quanto mais alta a temperatura, maior o volume de gás. (...) Em reações explosivas de compostos nitrados forma-se a molécula de N2, que é estável.
(LE COUTER, P e BURRESON, J. Os Botões de Napoleão, Rio de Janeiro: Zahar, 2006)
A estabilidade dessa molécula se deve :
A medicina nuclear envolve dois usos distintos de radioisótopos: terapia e diagnóstico. No uso terapêutico, a radiação é empregada na tentativa de curar doenças. Algumas formas de câncer, por exemplo, podem ser tratadas por radioterapia (...) Os radioisótopos também podem ser empregados com o propósito de diagnóstico, fornecendo informações sobre o tipo ou extensão da doença. O isótopo iodo-131 é usado para determinar o tamanho, forma e atividade da glândula tireóide. (Fonte: Química Nuclear na Medicina. http://www.qmc.ufsc.br)
A representação do iodo-131 faz referência
Leia o fragmento a seguir.
Seleção aponta tomateiro tolerante a metal pesado
No programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, pesquisa seleciona cultivares de tomateiro tolerantes ao metal pesado cádmio. O objetivo do estudo do engenheiro agrônomo Fernando Angelo Piotto é entender as alterações genéticas, fisiológicas e bioquímicas destas plantas provocadas pela exposição ao metal, que ajudarão a desenvolver meios de controle da contaminação.
(Agenda USP de Notícias. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=105407)
Quanto à estrutura do átomo do elemento citado no texto, esse apresenta semelhanças com
Dado: Número Atômico: Cd = 48
A corrosão é definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, em virtude da ação do meio ambiente que o modifica por meio de um processo espontâneo. Isso pode acarretar a inutilização de estruturas de uso corrente no dia-adia.
É corrente vermos estruturas metálicas espalhadas por toda parte, seja nos meios de transporte como automóveis, caminhões, navios ou aviões, ou em gasodutos, adutoras, entre outros. Todos esses objetos ou aplicações metálicas sofrem a ação do meio, tornando-se, com o passar do tempo e com a corrosão, inadequados ao seu uso, com grandes prejuízos.
(Fonte: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica003.htm.)
A corrosão do ferro pode ser descrita pela reação:
Uma das características mais importantes da água de um aquário é o pH. O pH resumidamente é um índice que mostra quão ácida ou alcalina está a água ou se ela está neutra. (...) O ideal antes de se montar um aquário é determinar qual o tipo de peixe que você pretende ter vivendo nele e por meio de uma tabela de pHs dos referidos peixes você saberá se os peixes são compatíveis e em consequência qual o pH que sua água deverá ter. Com isso concluímos que não podemos misturar indiscriminadamente peixes de espécies diferentes. Existem peixes que têm como pH ideal 7.2 (é o caso do Kinguio) e outros como o Neon que preferem pH ácido (abaixo de 7). Não adianta misturar os dois pois a água nunca vai ficar ideal para ambos.
(Fonte: Aquarismo. http://www.aquarismo.com.br)
Em um aquário que apresentou uma basicidade acima do limite
permitido para a vida de determinados peixes há necessidade de
correção dessa água. Teoricamente essa correção poderia ser
realizada adicionando-se