Questões de Concurso Público Senado Federal 2012 para Analista Legislativo - Análise de Sistemas
Foram encontradas 7 questões
O processo de Engenharia de Requisitos é realizado por meio da execução de sete funções distintas: concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão. Nesse contexto, observe a lista abaixo, que representa um conjunto de questões a serem utilizadas como checklist dentro de uma dessas funções.
1) Os requisitos foram claramente estabelecidos? Eles podem ser mal interpretados?
2) A fonte do requisito foi identificada?
3) O requisito está limitado em termos quantitativas?
4) Que outros requisitos se relacionam a este requisito?
5) O requisito viola alguma restrição do domínio?
6) Pode-se relacionar o requisito a qualquer modelo de sistema que tenha sido criado?
7) O requisito está relacionado aos objetivos globais do sistema/produto?
A função é:
Segundo Pressman, os elementos específicos do modelo de análise são ditados pelo método de modelagem de análise usado. No entanto, um conjunto de elementos genéricos é comum à maioria dos modelos de análise. Nesse sentido, observe a figura abaixo, que ilustra o modelo de estado UML e que representa os estados e eventos que modificam um sistema. O diagrama de estados indica que ações são realizadas em consequência de determinado evento.
O diagrama de estado é utilizado quando se trata dos
elementos de análise do tipo:
O Rational Unified Process (RUP) é um exemplo de modelo de processo moderno derivado da UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software de Rumbaugh. O RUP reconhece que os modelos convencionais de processo apresentam uma visão única do processo. O RUP engloba três perspectivas, descritas a seguir.
I. Mostra as fases do modelo ao longo do tempo.
II. Mostra as atividades realizadas no processo.
III. Sugere as boas práticas a serem usadas durante o processo.
Essas perspectivas são conhecidas, respectivamente, como:
A Extreme Programming é um dos métodos ágeis mais conhecidos e usados, e envolve um número de práticas que se enquadram nos princípios gerais da metodologia. Dois desses princípios são descritos a seguir.
I. Os requisitos são registrados em cartões de histórias, sendo as histórias incluídas em um release, determinadas pelo tempo disponível e sua prioridade relativa.
II. Espera-se que todos os desenvolvedores recriem o código continuamente, tão logo os aprimoramentos do código forem encontrados, o que torna o código simples e fácil de manter.
Esses princípios são denominados, respectivamente:
A UML – Unified Modeling Language é uma linguagemvisual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos. Empregado normalmente nas fazes de levantamento e análise de requisitos, embora venha a ser consultado durante todo o processo de modelagem e possa servir de base para outros, um diagrama, exemplificado na figura abaixo, procura identificar usuários, outros sistemas ou mesmo algum hardware especial, que utilizarão o software de algum modo, bem como os serviços e funcionalidades.
A figura representa o diagrama de: