Questões de Concurso Público Senado Federal 2012 para Analista Legislativo - Análise de Sistemas

Foram encontradas 13 questões

Q1626575 Redes de Computadores
No modelo de referência OSI/ISO, uma camada executa a função de transformar um canal de transmissão normal em uma linha que pareça livre de erros de transmissão, enquanto que outra está relacionada à sintaxe e à semântica das informações transmitidas. Essas camadas são conhecidas, respectivamente, como:
Alternativas
Q1626577 Redes de Computadores
Atualmente, muitas redes de microcomputadores com acesso à internet possuem, fisicamente conectadas uma quantidade maior de máquinas que o número de endereços IP disponíveis. Como consequência, os gerentes de rede passaram a utilizar um serviço no servidor, que mantém uma quantidade de endereços, concedidos por demanda às máquinas-cliente. Essas máquinas são configuradas para receberem o IP por atribuição dinâmica e automática. Esse serviço é conhecido pela sigla:
Alternativas
Q1626578 Redes de Computadores
SNMP (Simple Network Management Protocol) éum framework para o gerenciamento de rede em uma internet que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP. O SNMPv3 define oito tipos de pacotes – PDUs. Um deles é enviado do agente até o gerente para notificar um evento anormal. Por exemplo, se o agente for reiniciado, ele notifica o gerente e informa o horário de reinicialização. Esse PDU é denominado:
Alternativas
Q1626579 Redes de Computadores

LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolode rede que roda sobre o TCP/IP e que permite organizar os recursos de rede em forma de uma árvore de diretório, onde se tem primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e , por fim, o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. A árvore de diretório pode ser criada de acordo com a necessidade. O LDAP pode ser usado em qualquer tipo de rede TCP/IP e é um padrão aberto, permitindo que existam produtos para várias plataformas. Uma das suítes mais usadas é o OpenLDAP (GPL). Uma vez instalado, o OpenLDAP possui as seguintes características:


I. Pode ser configurado através de um arquivo X, encontrado no diretório /etc.

II. O servidor é um daemon Y.

III. O cliente é W, originalmente um utilitário de modo texto, mas que pode trabalhar em conjunto com vários front-ends gráficos.


X, Y e W são, respectivamente,

Alternativas
Q1626581 Redes de Computadores
Em relação ao SAN (Storage Area Network), a tecnologia NAS (Network Attached Storage) apresenta algumas diferenças. No que diz respeito ao protocolo, e compartilhamento, as redes NAS utilizam e compartilham, respectivamente:
Alternativas
Q1626582 Redes de Computadores

Observe a figura abaixo, que representa dois tipos de comutação.


Imagem associada para resolução da questão


I. Na figura (a), cada um dos seis retângulos representa uma estação de comutação da concessionária de comunicações. Quando uma chamada passa por uma estação de comutação, é estabelecida uma conexão física entre a linha que transportou a chamada e uma das linhas de saída, como mostram as linhas pontilhadas.

II. Contrariamente ao esquema (a), no (b) não é preciso estabelecer um caminho dedicado com antecedência. Nesse esquema não há um caminho fixo, diferentes unidades de transmissão podem seguir caminhos distintos, dependendo das condições da rede no momento e que eles são enviados. Normalmente, as unidades de transmissão são conhecidas por datagramas.


Os esquemas (a) e (b) constituem, respectivamente, os seguintes tipos de comutação:

Alternativas
Q1626586 Redes de Computadores

MIB2 (Management Information Base Version 2) é um componente chave usado no gerenciamento de redes. Cada agente a sua própria MIB2, que é um conjunto de todos os objetos que o gerente pode administrar. Nesse contexto, observe a figura abaixo, que representa a árvore de identificadores de objetos.


Imagem associada para resolução da questão


Dois dos objetos são descritos a seguir.

I. Define informações sobre todas as interfaces instaladas no nó, inclusive número de interface, endereço físico e endereço IP.

II. Define informações gerais sobre o nó, como nome, localização e vida útil.


Os objetos definidos como I e II são denominados, respectivamente:

Alternativas
Q1626606 Redes de Computadores
Na arquitetura TCP/IP, assim como UDP, o TCP combina o vínculo de porta estático e dinâmico, usando um conjunto de atribuições de portas conhecidas para programas usualmente invocados. Nesse sentido, as portas conhecidas utilizadas para comunicação entre DNS – TCP e FTP (control) - TCP são, respectivamente:
Alternativas
Q1626607 Redes de Computadores
MPLS (Multiprotocol Label Switching) é um framework definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force), que proporciona o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfegos através da rede. O cabeçalho MPLS genérico tem 4 bytes de extensão e 4 campos, sendo o mais importante o Rótulo, que mantém o índice. Tendo por foco a arquitetura de rede, o MPLS está localizado entre as seguintes camadas/protocolos:
Alternativas
Q1626608 Redes de Computadores
A figura abaixo representa a configuração da rede de microcomputadores da empresa INFO TECNOLOGIA, com emprego do esquema de máscara de redes de tamanho variável. O administrador de rede atribuiu somente uma faixa de rede a cada sub-rede. Pode-se observar que IP's mostrados na figura são os endereços que as máquinas estão utilizando no momento.

Imagem associada para resolução da questão
A sub-rede possui a máquina SF11 fisicamente conectada, está configurada de acordo com a notação CIDR por 193.222.129.64/26. Deseja-se dois endereços nessa sub-rede o primeiro de broadcasting e outro que seja válido para a máquina SF11. Esses endereços são, respectivamente:
Alternativas
Q1626609 Redes de Computadores
Com relação ao padrão IEEE-8002.11g, ométodo de multiplexação utilizado, a banda de frequências e taxa de transferência são, respectivamente:
Alternativas
Q1626612 Redes de Computadores
Cada país possui um órgão responsável pela atribuição de endereços IP às máquinas conectadas à Internet. Esse órgão deve garantir que um mesmo endereço IP não seja utilizado por mais de um host. A falta de endereços IPv.4 resultou na implantação de um mecanismo denominado NAT. Assim, por meio da RFC 1627, foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, e que não podem ser roteados para a Internet. Os endereços reservados na classe B estão no seguinte intervalo de endereços:
Alternativas
Q1626614 Redes de Computadores

RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um conjunto de unidades de discos físicos, visto pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. O desempenho de qualquer um dos níveis de RAID depende criticamente dos padrões de solicitação do sistema principal e do layout dos dados. Observe as figuras abaixo, que ilustram um tipo dde RAID com redundância dual.


Imagem associada para resolução da questão


Esse esquema tem como características:

I. Dois cálculos de paridade diferentes são executados e armazenados em blocos separados em disco diferentes.

II. P e Q são dois algoritmos de verificação e daos diferentes. Um dos dois é o cálculo e OU-EXCLUSIVO. O outro é um algoritmo de verificação de dados independentes, o que permite a regeneração dos dados, mesmo que haja falha em dois discos contendo dados do usuário.

III. A grande vantagem deste tipo de RAID é que ele oferece uma disponibilidade de dados extremamente alta. Para que os dados fossem perdidos, três discos teriam que falhar dentro do intervalo de tempo médio para reparo.


O esquema acima representa o tipo:

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: D
5: A
6: C
7: A
8: A
9: E
10: A
11: A
12: C
13: E