Questões de Concurso Público Senado Federal 2012 para Analista Legislativo - Análise de Suporte de Sistemas
Foram encontradas 22 questões
LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo de rede que roda sobre o TCP/IP e que permite organizar os recursos de rede em forma de uma árvore de diretório, onde se tem primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e, por fim, o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. A árvore de diretório pode ser criada de acordo com a necessidade. O LDAP pode ser usado em qualquer tipo de rede TCP/IP e é um padrão aberto, permitindo que existam produtos para várias plataformas. Uma das suítes mais usadas é o OpenLDAP (GPL). Uma vez instalado, o OpenLDAP possui as seguintes características:
I. Pode ser configurado através de um arquivo X, encontrado no diretório /etc.
II. O servidor é um daemon Y.
III. O cliente é W, originalmente um utilitário de modo texto, mas que pode trabalhar em conjunto com vários front‐ends gráficos.
X, Y e W são, respectivamente,
Observe a figura abaixo, que representa dois tipos de comutação.
I. Na figura (a), cada um dos seis retângulos representa uma estação de comutação da concessionária de comunicações. Quando uma chamada passa por uma estação de comutação, é estabelecida uma conexão física entre a linha que transportou a chamada e uma das linhas de saída, como mostram as linhas pontilhadas.
II. Contrariamente ao esquema (a), no (b) não é preciso estabelecer um caminho dedicado com antecedência. Nesse esquema não há um caminho fixo, diferentes unidades de transmissão podem seguir caminhos distintos, dependendo das condições da rede no momento e que eles são enviados. Normalmente, as unidades de transmissão são conhecidas por datagramas.
Os esquemas (a) e (b) constituem, respectivamente, os
seguintes tipos de comutação:
MIB2 (Management Information Base Version 2) é um componente chave usado no gerenciamento de redes. Cada agente a sua própria MIB2, que é um conjunto de todos os objetos que o gerente pode administrar. Nesse contexto, observe a figura abaixo, que representa a árvore de identificadores de objetos.
Dois dos objetos são descritos a seguir.
I. Define informações sobre todas as interfaces instaladas no nó, inclusive número de interface, endereço físico e endereço IP.
II. Define informações gerais sobre o nó, como nome, localização e vida útil.
Os objetos definidos como I e II são denominados,
respectivamente:
Na tecnologia 10 Gigabit Ethernet, já existem dois padrões com as características listadas a seguir:
I. Usa um cabo com quatro pares de fiação de cobre twinaxial. Cada par utiliza codificação 8B/10B e trabalha a 3,125 Gsímbolos/s para alcançar 10 Gbps. É uma versão mais barata que a fibra e chegou cedo ao mercado.
II. Usa fibra óptica monomodo de 1,5µ, permitindo o alcance de 40 km.
Esses padrões são conhecidos, respectivamente, como
Observe a figura abaixo, que se refere à estrutura do quadro padrão 802.11.
O campo Controle de quadro possui vários subcampos, sendo
que Tipo indica que o quadro, além de dados, pertence à
classe
Um dos padrões do IEEE‐802.11, oferece as seguintes facilidades:
I. Foi desenvolvido tendo por objetivo um throughput de pelo menos 100 Mbps, definindo taxas de até 600 Mbps.
II. Dobrou os canais de 20 MHz para 40 MHz e reduziu o overhead de enquadramento, permitindo que um grupo de quadros fosse enviado em conjunto.
III. Usa quatro antenas para transmitir até quatro fluxos de informação ao mesmo tempo.
IV. Usa técnicas de comunicação MIMO.
Esse padrão é conhecido por
A melhor forma de lidar com um sistema complexo, como no caso de um sistema de TV digital interativa, é através da representação de sua arquitetura. Uma arquitetura visa mostrar os principais elementos de um sistema, e suas interações, escondendo detalhes que não são considerados importantes sob um determinado ponto‐de‐vista. Uma arquitetura que representa as camadas de tecnologias existentes em TV digital interativa é apresentada na figura abaixo.
Sendo as camadas I – Aplicações e a V –Transmissão/
Modulação, as demais I, II e III são conhecidas,
respectivamente, por
Um sistema de TV digital interativa pode ser decomposto em um difusor, um receptor e um meio de difusão. As etapas envolvidas com processamento do sinal em um set‐top box são ilustradas na figura abaixo.
As funções de extrair o fluxo de transporte MPEG‐2 e
converter para o formato apropriado de exibição utilizado
pelo equipamento televisivo são específicas, respectivamente,
do
A figura abaixo representa a configuração da rede de microcomputadores da empresa HIGHTECH, com emprego do esquema de máscara de redes de tamanho variável. O administrador de rede atribuiu somente uma faixa de rede a cada sub‐rede. Pode‐se observar que IP´s mostrados na figura são os endereços que as máquinas estão utilizando no momento.
Se as sub‐redes foram configuradas com máscara de rede
255.255.255.224, um endereço válido para a máquina SF22 na
configuração CIDR, é