Questões de Concurso Público FBN 2013 para Assistente Administrativo, I II e III
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espaço marítimo reivindicada pelo Brasil junto a organismos internacionais.
Observe o quadro acima.
Com base nas informações do quadro, assinale a afirmativa correta.
diversidade e riqueza.
Manguetown - A cidade: Após a expulsão dos holandeses, no século XVII, a (ex) cidade "maurícia" passou a crescer desordenadamente às custas do aterramento indiscriminado e da destruição dos seus manguezais.
Nos últimos trinta anos a síndrome da estagnação, aliada à permanência do mito da "metrópole", só tem levado ao agravamento acelerado do quadro de miséria e caos urbano.
Mangue - A cena: Emergência! Um choque rápido, ou o Recife morre de enfarte! O modo mais rápido de enfartar e
esvaziar a alma de uma cidade como o Recife, é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. Como devolver o ânimo e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco da energia e engendrar um "circuito energético", capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo, uma antena parabólica enfiada na
lama.
(A Adaptado. Nação Zumbi. Manifesto Mangue 1 - Caranguejos com Cérebro, 1992).
Manguebeat é um movimento cultural que surgiu no início da década de 1990, em Recife e, protagonizado pelas bandas Chico Science, Nação Zumbi e e Mundo Livre S/A.
As alternativas s a seguir apresentam exemplos da associação entre meio
ambiente, cultura e sociedade, contidos no manifesto manguebeat, à exceção de uma.
Assinale-a.
Cavalo publicada em um jornal da época e inseriu a seguinte frase: “seja marginal, seja herói”.
No mesmo ano, redigiu o fragmento a seguir.
“Hoje, recuso-me a qualquer prejuízo de ordem condicionante: faço o que quero e minha a tolerância vai a todos os limites, a não ser o da ameaça física direta:
manter-se integral é difícil, ainda mais sendo-se marginal: hoje sou marginal ao
marginal, não marginal aspirando à pequena burguesia ou ao conformismo, o que acontece com a maioria, mas marginal mesmo: à margem de tudo, o que me dá
surpreendente liberdade de ação – e para isso preciso ser apenas eu mesmo segundo meu princípio de prazer: mesmo para ganhar a vida faço o o que me agrada no momento”.
(OITICICA, Hélio e CLARK, Lygia. Lygia Clark_Hélio Oiticica: Cartas,UFRJ, 1996).
No Estandarte e no fragmento, Oiticica manifesta sua posição política e artística. Nestes dois testemunhos , o artista
Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos de design brasileiro contemporâneo:
I Peter Pan. A história do menino que não queria crescer, contada por Dona Benta (1937), "transmite às crianças uma opinião errada do governo brasileiro e dá a impressão de que o Brasil é um país inferior à inglaterra". O romancista age "insidiosamente" ao explicar o motivo da desigualdade, descrevendo como a arrecadação de impostos era efetuada no país. (Adaptado do parecer do Procurador Público do Estado de são Paulo, 1941, proibindo a distribuição da obra Peter Pon).
II. "(...) transportando idéias disfarçadas em boneca, e sabugo de milho,e estreiinhas, e insetos, e Pedrinhos e Narizinhos - vai bombardeando além: as resistências do futuro. Nesse 'pessoalzinho' que, dizendo-se habitar no 'chamado mundo de mentira', vai emigrando de verdade para tantas inteligências; pixando a inocência das crianças". (BRASIL, Padre sales. A literaturo infantil de Monteiro Loboto ou comunismo para crianços. Bahia, 1957).
III. "A crítica realizada pelo requerente foca de maneira mais específica a personagem feminina e negra Tia Anastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas. Estes fazem menção revestida de estereotipia ao negro e ao universo africano, que se repete em vários trechos do livro analisado". (Trecho do parecer da relatora Nilma Uno Gomes, 2010, sobre o livro Coçados de Pedrinho de M. Lobato).
Nos trechos selecionados, a obra de Monteiro Lobato é acusada de ser, respectivamente,