Questões de Concurso Público MPE-MS 2013 para Analista - Administração

Foram encontradas 25 questões

Q332754 Português
Muitas afirmações do texto se localizam no terreno do provável.

Assinale a que foge a esse padrão.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332755 Português
"Não existe, provavelmente porque seria inútil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o tráfico e o uso de drogas no Brasil".

A forma de reescrever esse parágrafo do texto que altera o seu sentido original é:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332757 Português
Assinale a alternativa em que as duas ocorrências do vocábulo sublinhado não possuem o mesmo sentido.
Alternativas
Q332759 Português
"Alguns adversários acham que é castigo excessivo; os que a defendem sustentam que é isso mesmo que a sociedade deseja, mas não há provas disso".

Um texto apresenta sempre elementos que retomam elementos anteriores, dando coesão ao que se escreve. Assinale a alternativa que indica, nesse período, o elemento que não retoma qualquer termo anterior.
Alternativas
Q332760 Português
O segundo parágrafo do texto exemplifica um tipo de gênero textual. Por sua estruturação, sua classificação mais adequada é a de
Alternativas
Q332761 Português
"Uma especialista da ONU, llona Szabo. lembra que a quantidade de drogas em poder do cidadão não prova coisa alguma : apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e só levar consigo pequenas quantidades de cada vez. Nada mais simples."

Sobre os constituintes desse segmento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332762 Português
"Uma especialista da ONU, llona Szabo, lembra que a quantidade de drogas em poder do cidadão não provo coisa alguma: apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e só levor consigo pequenos quantidades de codo vez. Nada mais simples".

No caso desse segmento do texto, o vocábulo "produto" se refere a "drogas", mostrando a substituição de um termo específico (drogas) por um termo mais geral (produto).

Assinale a frase em que ocorre o mesmo processo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332763 Português
Todas as alternativas a seguir mostram a junção de um substantivo + um adjetivo. Assinale a alternativa em que o adjetivo tem valor subjetivo, ou seja, representa uma opinião.
Alternativas
Q332764 Português
"Os números da repressão são pouco animadores". Essa frase inicial do quarto parágrafo nos faz inferir da leitura que esses números seriam animadores caso
Alternativas
Q332765 Português
"66% dos presos eram réus primários". A concordância verbal, nesse caso, pode ser feita com o número (66%) ou com o partítivo (presos).

Assinale a alternativa que apresenta erro de concordância.
Alternativas
Q332766 Português
"Os números da repressão são pouco animadores. Uma pesquisa recente mostrou que, num período de um ano e meio, 66% dos presos com drogas eram réus primários, e quase metade carregava menos de cem gramas de maconha".

O fato de os presos portarem menos de 100 gramas de maconha indica quie
Alternativas
Q332768 Português
Assinale a alternativa em que o termo sublinhado funciona como agente do termo anterior e não como paciente.
Alternativas
Q332769 Português
A pergunta que serve de introdução ao texto mostra uma forma verbal no futuro do pretérito do indicativo: "seria". Essa forma verbal indica
Alternativas
Q332771 Português
"A repressão não seria uma forma mais simples de diminuir o problema das drogas?"

Nessa pergunta inicial há uma série de inferências possíveis, entre as quais não se encontra:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332772 Português
" É necessário tratar a questão de forma equilibrada ".

Assinale a alternativa que indica a forma desenvolvida adequada da oração reduzida sublinhada desse período.
Alternativas
Q332773 Português
A expressão "ou seja" (2ª linha do texto) indica
Alternativas
Q332775 Português
"Se um jovem quiser experimentar drogas". Nessa frase do texto III empregou-se corretamente o futuro do subjuntivo do verbo querer (quiser).

Assinale a frase em que a forma do futuro do subjuntivo sublinhada está errada.
Alternativas
Q332777 Português
No último parágrafo do texto III há um conjunto de informações sobre drogas relacionadas a jovens. Lendo essas informações, os pais dos jovens devem, obrigatoriamente
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administração |
Q332778 Português
Texto II

A repressão não seria uma forma mais simples de diminuir o problema das drogas?

É necessário tratar a questão de forma equilibrada, ou seja, reduzindo tanto a oferta por parte do traficante (mediante a repressão) quanto a procura por parte do usuário (mediante a prevenção). Uma repressão efetiva deve atingir a economia do crime organizado transnacional, ou seja, aquelas especiais associações delinqüentes que não obedecem a limitações de fronteiras.
Quanto à prevenção, ela é fundamentai, pois envolve qualquer atividade voltada para a diminuição da procura da droga. Da mesma maneira, é muito importante que haja uma diminuição dos prejuízos relacionados ao uso de drogas.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia que contraria o que foi exposto nos textos II e III.
Alternativas
Q384835 Português
Texto I  

                          
Consumo impróprio?

            Não existe, provavelmente porque seria inútil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o tráfico e o uso de drogas no Brasil.
            A proposta mais recente, que deve ser votada pelo Congresso em fevereiro, tem defensores e críticos. Se transformada em lei, criará a internação compulsória em comunidades terapêuticas para quem for apanhado com drogas. Alguns adversários acham que é castigo excessivo; os que a defendem sustentam que é isso mesmo que a sociedade deseja, mas não há provas disso. O principal problema parece ser a dificuldade de distinguir entre viciados e traficantes.
            Uma especialista da ONU, Ilona Szabo, lembra que a quantidade de drogas em poder do cidadão não prova coisa alguma: apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e só levar consigo pequenas quantidades de cada vez. Nada mais simples.
            Os números da repressão são pouco animadores. Uma pesquisa recente mostrou que, num período de um ano e meio, 66% dos presos com drogas eram réus primários, e quase metade carregava menos de cem gramas de maconha. Ou seja, a repressão está concentrada na arraia- miúda.
            O outro lado do combate ao vício, que é a recuperação dos viciados, poderá ganhar impulso se o Congresso aprovar, em fevereiro, um projeto que cria comunidades terapêuticas e estabelece internação obrigatória para desintoxicação.
            Nos debates sobre o tema, a questão mais complexa parece ser a distinção entre o vício e o crime - e certamente o grande risco é tratar o viciado como traficante - o que pode acabar por levá-lo mesmo para o tráfico. O projeto que está no Congresso talvez corra o risco de transformar usuários em bandidos.
            E há outras propostas curiosas. Um anteprojeto produzido por uma comissão de juristas, por exemplo, sugere a descriminalização do plantio de maconha para uso próprio.
            Se vingar, vai criar um trabalhão para a polícia: como garantir que o uso próprio, na calada da noite, não se transforma em consumo impróprio?

                                                                                     (Luiz Garcia, O Globo, 28/12/2012)


Não existe, provavelmente porque seria inútil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o tráfico e o uso de drogas no Brasil”.

Esse primeiro parágrafo do texto é estruturado da seguinte forma:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: C
11: A
12: B
13: C
14: E
15: C
16: B
17: B
18: A
19: E
20: C