Questões de Concurso Público MPE-MS 2013 para Analista - Arquitetura
Foram encontradas 5 questões
O nivelamento geométrico é um método de levantamento altimétrico, que objetiva determinar a diferença de nível entre dois ou mais pontos. Usado para terrenos pouco movimentados e/ou para distâncias pequenas utiliza‐se do nível e da leitura da mira em visadas “ré” e visadas “vante”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A visada “ré” é aquela que se faz no RN (referência de nível) ou num ponto de cota ou altitude conhecida.
II. A visada “vante de mudança” é a que corresponde à visada a ré da próxima estação.
III. A visada “vante intermediária” é aquela feita em todos os pontos visíveis do ponto, em que estiver estacionado o nível.
Assinale:
A ventilação das instalações prediais de esgoto primário é obrigatória e objetiva conduzir os gases para a atmosfera evitando, com isso, o acesso dos mesmos ao interior das edificações, assim como a ruptura do fecho hídrico dos desconectores.
Com relação às suas prescrições básicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Em edificações de dois ou mais pavimentos a ventilação se faz pelo prolongamento vertical dos tubos de queda até a cobertura, sendo todos os desconectores ligados por ramal de ventilação à coluna de ventilação.
II. A coluna de ventilação deverá ter a extremidade inferior ligada a um subcoletor ou a um tubo de queda, em ponto situado acima da ligação do primeiro ramal, de esgoto ou de descarga.
III. Os tubos ventiladores individuais não poderão ser interligados, de modo a evitar a contaminação por mistura de gases.
Assinale:
A NBR 9050:2004 estabelece os parâmetros para a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A comunicação e a sinalização tátil são realizadas por meio de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo, devendo atender a requisitos de espaçamento, proporção e altura do texto, acabamento e contraste específicos.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A partir dos anos de 1980, a administração da cidade de Paris passou a encomendar importantes obras públicas a uma nova geração de arquitetos franceses. Os edifícios do Instituto do Mundo Árabe (1983/87) e da Biblioteca Nacional da França (1989/95), são exemplos desta nova política.
Essas obras foram projetadas, respectivamente, pelos arquitetos: