Questões de Concurso Público TJ-AM 2013 para Analista Judiciário - Enfermagem

Foram encontradas 40 questões

Q337213 Enfermagem
O Sistema Único de Saúde – SUS – foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulado pela Lei n. 8.080/90, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão.

Com base no que dispõe a Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas abaixo:

I. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

II. A integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico, faz parte dos princípios do SUS.

III. No nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS), poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.

Assinale:
Alternativas
Q337214 Enfermagem
As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde.

A atuação dessas comissões tem entre seus objetivos, o de
Alternativas
Q337216 Enfermagem
Os instrumentos básicos de planejamento, nas três esferas de gestão do SUS, são: o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório de Gestão.

Em relação à Programação Anual de Saúde, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q337218 Enfermagem
A participação social, prevista na Constituição Federal e instituída pela Lei n. 8.142/90, se dá por meio dos Conselhos e Conferências de Saúde. A respeito dessas instâncias, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q337220 Enfermagem
De acordo com a Lei n. 8.142/90, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal devem seguir alguns critérios para que possam receber e/ou administrar diretamente os recursos que financiam as ações e serviços de saúde.

Assinale a alternativa que indica um desses critérios.
Alternativas
Q337222 Enfermagem
O Decreto 7.508 / 11 regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, e dispõe, entre outras coisas, sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

De acordo com esse decreto, o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – COAP é
Alternativas
Q337224 Enfermagem
A notificação compulsória, historicamente, é uma das principais fontes de dados da Vigilância Epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação- decisão-ação. O caráter compulsório da notificação implica responsabilidades formais, principalmente para os profissionais de saúde.

No que se refere aos aspectos legais dessa notificação, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q337226 Enfermagem
O Ministério da Saúde instituiu, em 2002, o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) que visa reduzir a infestação pelo Aedes aegypti, a incidência da dengue e a letalidade por febre hemorrágica de dengue. Dentre os indicadores propostos para o acompanhamento do PNCD está o de proporção de municípios com quantitativo adequado de agentes de controle de endemias. Essa proporção deve ser de:
Alternativas
Q337228 Enfermagem
A vacina dupla tipo adulto ( dT) é indicada a partir dos sete anos de idade, para prevenção do tétano acidental e da difteria. É também indicada para a vacinação de mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) e gestantes, principalmente para a prevenção do tétano neonatal.

O esquema básico da vacina dupla tipo adulto ( dT) é de
Alternativas
Q337230 Enfermagem
O calendário de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.

O Calendário Básico de Vacinação da Criança contempla vacinas que devem ser administradas desde o nascimento até os 10 anos de idade. De acordo com esse calendário, aos 12 meses a criança deve receber
Alternativas
Q337232 Enfermagem
O Programa de Saúde da Família - PSF é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, essas equipes de saúde devem ser compostas, minimamente, por
Alternativas
Q337235 Enfermagem
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS) é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para o PSF. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, cada ACS deve ser responsável por uma microrregião com, no máximo,
Alternativas
Q337237 Enfermagem
De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 o Processo de Enfermagem orienta o cuidado de Enfermagem e a documentação da prática profissional. Sobre as etapas desse processo, assinale a afirmativa que define a Avaliação de Enfermagem.
Alternativas
Q337239 Enfermagem
O diagnóstico de perfusão tissular periférica ineficaz é definido, pela taxonomia de Nanda, como “a redução na circulação sanguínea para a periferia, capaz de comprometer a saúde”.

A respeito desse caso, assinale a alternativa que indica uma das características que o define.
Alternativas
Q337241 Enfermagem
A via intramuscular ( IM) é muito utilizada na administração de medicamentos, principalmente por proporcionar uma rápida absorção da medicação administrada. As injeções IM podem ser realizadas em várias regiões do corpo, de acordo com a idade, estrutura muscular do paciente e o volume a ser administrado.

A região anterolateral da coxa é uma opção de escolha, mas não deve ser utilizada em
Alternativas
Q337243 Enfermagem
A intubação ou sondagem gastrintestinal ( GI ) consiste na inserção de um tubo flexível no estômago, duodeno ou jejuno. A escolha do tipo de sonda GI varia de acordo com o objetivo a ser alcançado. A sonda de reservatório gástrico ( salem) é uma sonda radiopaca, de plástico transparente e com luz dupla, empregada normalmente para
Alternativas
Q337245 Enfermagem
O exame físico de um paciente com distúrbios cardiovasculares inclui entre outras coisas, a inspeção da aparência geral, monitoramento da PA e do pulso, ausculta do coração, do pulmão e palpação do abdome.

Na palpação abdominal, o refluxo hepatojugular é um achado importante e pode ser demonstrado
Alternativas
Q337246 Enfermagem
A angina de peito é uma síndrome clínica comumente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. Os sintomas variam de acordo com o tipo de angina, podendo ir desde um desconforto até a dor agonizante. A dor em repouso, possivelmente causada pelo vasoespasmo da artéria coronária, é característica da
Alternativas
Q337248 Enfermagem
A mortalidade infantil no Brasil vem sendo reduzida consideravelmente ao longo dos anos, porém, se comparado a outros países, os índices ainda são bastante elevados. A taxa de mortalidade infantil é o indicador utilizado pelo Ministério da Saúde para monitorar esses números e usa como base de cálculo
Alternativas
Q337250 Enfermagem
prova tuberculínica é indicada como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose e sua leitura deve ser realizada entre 72 e 96 horas após a aplicação, medindo– se com régua milimetrada o maior diâmetro transverso da área de endurecimento palpável.

No que se refere ao resultado, registrado em milímetros, analise as afirmativas abaixo:

I. 0 a 4 mm - não reator - indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida.

II. 5 a 9 mm - reator fraco - indivíduo infectado pelo M. tuberculosis ou por outras microbactérias.

III. 10 mm ou mais - reator forte - indivíduo infectado pelo M. tuberculosis, que pode estar ou não doente, e indivíduos vacinados com BCG nos últimos dois anos.

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: D
5: C
6: B
7: D
8: A
9: D
10: C
11: B
12: E
13: D
14: C
15: C
16: B
17: A
18: D
19: C
20: C