Questões de Concurso Público FUNARTE 2014 para Cenógrafo

Foram encontradas 23 questões

Q2791064 Português
Sobre a organização desse texto, pode-se afirmar que sua estrutura:
Alternativas
Q2791702 Português
O cronista nos diz, ao início do texto, que “o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo”; com essa frase, o cronista quer dizer que nosso país:
Alternativas
Q2791703 Português
A frase de Oscar Wilde e Mark Twain – nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã – constrói seu humorismo:
Alternativas
Q2791710 Português
O texto da crônica mostra, em sua estruturação, um contínuo tom irônico. O segmento abaixo que foge a essa regra é:
Alternativas
Q2791713 Português
A linguagem coloquial aparece seguidas vezes no texto. O segmento que a exemplifica é:
Alternativas
Q2791720 Português
No segundo parágrafo, para referir-se às colunas da brasilidade, anunciadas no parágrafo anterior, o cronista empregou, respectivamente, as palavras “a primeira” e “a segunda”. Caso fossem empregados pronomes demonstrativos em substituição a esses numerais ordinais, as formas adequadas seriam, respectivamente:
Alternativas
Q2791724 Português
“A primeira é ainda escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso”.

O conectivo “no entanto” traz uma oposição entre termos do texto; os termos opostos, nesse caso, são:
Alternativas
Q2791726 Português
Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é, no Brasil, uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental”.

As formas sublinhadas do demonstrativo se justificam porque:
Alternativas
Q2791733 Português
No título dado à crônica – Brasileiro, homem do amanhã – a palavra sublinhada está empregada fora de sua classe gramatical (derivação imprópria). A frase em que ocorre o mesmo tipo de derivação é:
Alternativas
Q2791735 Português
“Instinto inelutável”; o termo destacado é composto pelo prefixo in- + verbo lutar; o vocábulo abaixo que tem seu significado indicado corretamente é:
Alternativas
Q2791737 Português
Entre as definições do gênero crônica abaixo transcritas, aquela que se refere mais adequadamente ao texto desta prova é:
Alternativas
Q2791738 Português
“O resto eu adio para a semana que vem”. Essa frase final do texto:
Alternativas
Q2791740 Português
“A primeira é ainda escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso”.

Nesse segmento há uma oposição, que:
Alternativas
Q2791741 Português
O emprego dos dois pontos (:) mostra uma finalidade diferente das demais no seguinte segmento do texto:
Alternativas
Q2791743 Português
O segmento do texto da crônica que NÃO atesta a intertextualidade como uma das marcas da textualidade é:
Alternativas
Q2791744 Português
Há, no texto da crônica, um conjunto de elementos que expressam quantidade. A alternativa em que o termo sublinhado NÃO tem esse valor é:
Alternativas
Q2791745 Português
Nos dois termos “conserto do automóvel” e “concerto de Beethoven” há a mesma relação sintática que, respectivamente, em:
Alternativas
Q2791749 Português
“Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo”.

Em “o conserto do automóvel” e “o concerto de Beethoven” há a presença intencional de dois homônimos; a alternativa abaixo em que essa possibilidade não existe por só estar dicionarizada uma das palavras dadas é:
Alternativas
Q2791750 Português
"Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo". A característica de tudo adiar alcança todos os setores da vida.

A alternativa em que o exemplo dado NÃO corresponde à área indicada é:
Alternativas
Q2791751 Português
“Como se vê, nem os românticos aceitavam morrer hoje, postulando a Deus prazos mais confortáveis”.

Infere-se desse segmento do texto que os românticos:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: E
5: C
6: C
7: C
8: E
9: A
10: E
11: D
12: A
13: A
14: A
15: B
16: C
17: B
18: D
19: B
20: C