Questões de Concurso Público SUSAM 2014 para Farmacêutico
Foram encontradas 30 questões
A absorção de fármacos é etapa essencial para que estes desempenhem sua atividade farmacológica. Alguns fármacos, dependendo da sua via de administração, podem sofrer um fenômeno chamado eliminação pré‐sistêmica. Tal inconveniente consiste na passagem do fármaco pelo fígado fazendo com que o mesmo sofra uma metabolização prévia e assim, tenha uma biodisponibilidade diminuída.
A respeito desse fenômeno, assinale a afirmativa correta.
A descoberta da penicilina em 1928 deu origem a uma classe de antibióticos chamados de beta lactâmicos. Destes, temos como exemplos a penicilina G e a amoxicilina.
Assinale a opção que indica o mecanismo de ação destes fármacos.
Recentemente a ANVISA proibiu 21 substâncias no Brasil, duas delas inclusive utilizadas em festas e “raves” por simularem efeitos narcóticos. Tais substâncias foram incluídas na legislação sanitária brasileira no âmbito das substâncias proscritas.
Assinale a opção que indica a norma que regula o controle de tais substâncias.
Em relação aos medicamentos anticonvulsivantes (antiepiléticos), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A Vigabatrina é um fármaco inibidor da enzima GABA transaminase, responsável pela inativação do receptor GABA.
( ) A Carbamazepina é um fármaco que afeta a excitabilidade da membrana neuronal por uma ação sobre os canais de sódio voltagem dependente, inibindo‐os.
( ) Os Benzodiazepínicos (como o clonazepam e o diazepam) podem ser utilizados como antiepiléticos para controlar a condição conhecida como estado de mal epilético.
As afirmativas são, respectivamente,
O fígado é principal órgão responsável pela biotransformação de fármacos. Pacientes que fazem uso crônico de etanol podem apresentar metabolização alterada. Estes pacientes por terem seu metabolismo alterado, acabam biotransformando alguns fármacos de forma mais rápida.
Tal fenômeno é chamado de
Analise o fragmento a seguir.
Recentemente a ANVISA publicou uma normativa que modificou o controle sanitário de medicamentos sujeitos a controle especial. Em especial, aqueles constantes da Portaria nº 344/98 e, mais recentemente, tendo sido incluídos os antibióticos como alvo de controle. Tal normativa instituiu o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
O fragmento acima faz referência à normativa
Na farmacoterapia, o ideal é empregar fármacos que produzem seu efeito farmacológico e possuam pouco ou nenhum efeito adverso. Por exemplo, quando se empregam fármacos que atuam em sistemas enzimáticos exclusivos do patógeno ocorre pouco ou nenhum efeito colateral no paciente. Exemplo disso é o emprego de Anfotericina B, fármaco que age na biossíntese do ergosterol, e assim tem sua ação exclusiva contra fungos. Existe um grupo de medicamentos que requer cautela e atenção, pois podem apresentar um efeito colateral chamado otoxicidade. Caso não haja a suspensão do fármaco, pode haver a perda completa da audição.
Tal reação adversa é comum aos fármacos da classe
O tratamento da hipertensão arterial é multifacetado e pode‐se dizer que, dependendo do grau da doença, a farmacoterapia é composta por vários fármacos concomitantemente.
As opções a seguir apresentam fármacos utilizados na terapia da hipertensão arterial, à exceção de uma. Assinale‐a.
A farmacocinética é uma parte da Farmacologia que estuda a forma como o corpo humano atua em presença de um determinado medicamento. Em se tratando de farmacocinética, existe uma série de parâmetros que demonstram este comportamento.
Com relação aos parâmetros e ao comportamento da farmacocinética, assinale a afirmativa incorreta.
A hipertensão arterial mata milhões de brasileiros todos os anos. No entanto, existem inúmeros fármacos que poderiam ser usados na contenção desta doença.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.