Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2015 para Especialista em Saúde - Médico Veterinário

Foram encontradas 30 questões

Q511457 Veterinária
Em relação às doenças de notificação obrigatórias, assinale a opção que indica as que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado.
Alternativas
Q511458 Veterinária
A doença de Lyme é uma zoonose caracterizada por sintomas inespecíficos como mal-estar, febre, cefaleia, rigidez de nuca, mialgias, artralgias migratórias e linfadenopatias. Pode evoluir para manifestações neurológicas como meningite asséptica, encefalite, neurite de pares craneanos (incluindo a paralisia facial bilateral), radiculoneurite motora e sensorial.
Sobre o agente etiológico da doença de Lyme, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q511459 Veterinária
Sobre as doenças dos suínos, assinale a opção que indica apenas as doenças de notificação obrigatória.
Alternativas
Q511460 Veterinária
O hidroximetilfurfural (HMF) é um aldeído cíclico formado na decomposição ácida de monossacarídeos. Sua medida é utilizada para avaliar a qualidade do mel. Quando se encontra acima do limite permitido, indica superaquecimento, longa estocagem ou adulteração. Por isso, torna-se imprescindível o controle da concentração de HMF.

O limite máximo estabelecido pelo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel é de
Alternativas
Q511461 Veterinária
Leia o fragmento a seguir.

Produto cárneo industrializado, obtido de carnes de animais de açougue, adicionados ou não de tecidos adiposos, ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial, e submetido ao processo tecnológico adequado.

O fragmento apresenta a definição de
Alternativas
Q511462 Veterinária
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) foi elaborado com o objetivo de garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico- sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo. É organizado de forma descentralizada e integrado pela União, os Estados e o Distrito Federal e os Municípios.

Assinale a opção que indica a competência dos Municípios.
Alternativas
Q511463 Veterinária
Os queijos podem ser classificados de acordo com o teor de gordura presente no extrato seco ou pelo teor de umidade.

Queijos com muita alta umidade são os que possuem umidade superior a
Alternativas
Q511464 Veterinária
Os anabolizantes são substâncias que aumentam o anabolismo ou a retenção de nutrientes fornecidos aos animais na alimentação. Seu uso tem como objetivo melhorar a desempenho produtivo e, consequentemente, maior retorno econômico.

Sobre o uso de anabolizantes em bovinos, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil é proibido a produção, a comercialização e o uso de substâncias naturais ou artificiais, com atividades anabolizantes hormonais, para fins de crescimento e ganhos de peso em bovinos de abate.
II. Comprovada a presença de anabolizantes hormonais após o abate, as carcaças serão sequestradas por 21 (vinte e um) dias, e mantidas a uma temperatura de –18? C.
III. Os animais do lote pertencente à categoria amostrada com presença comprovada de anabolizantes hormonais serão identificados de forma permanente com a marca oficial e não poderão ser movimentados pelo período de 6 (seis) meses, contados a partir da data de notificação do resultado da análise laboratorial ao proprietário.

Assinale:
Alternativas
Q511465 Veterinária
No leite UAT (Ultra Alta Temperatura), o requisito mínimo para matéria gorda é de
Alternativas
Q511466 Veterinária
O carrapato Boophilus microplus é o responsável pela transmissão da doença conhecida como “Tristeza parasitária”.

Os agentes etiológicos desta doença são
Alternativas
Q511467 Veterinária
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.

Sobre esse programa, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos bovinos e bubalinos, a principal manifestação clínica da Brucelose é o aborto, que ocorre em torno do sétimo mês de gestação.
II. Os testes para triagem utilizados para diagnóstico da brucelose são o Antígeno Acidificado Tamponado, Anel em Leite e 2-Mercaptoetanol. Para teste confirmatório, os métodos utilizados são o de Fixação de Complemento e o Teste de Polarização Fluorescente.
III. É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina na faixa etária de três a oito meses. A marcação das fêmeas vacinadas é obrigatória, utilizando-se ferro candente, no lado esquerdo da cara, com um V, acompanhado do algarismo final do ano de vacinação.

Assinale:
Alternativas
Q511468 Veterinária
Em relação à identificação dos mecanismos e elementos das Doenças Transmissíveis, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q511469 Veterinária
Assinale a opção que indica a sequência que representa os agentes biológicos classificados com o Nível de Biossegurança III.
Alternativas
Q511470 Veterinária
Em relação aos procedimentos para a comercialização e prescrição de substâncias e produtos destinados ao uso veterinário, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A receita veterinária deve ser emitida em duas vias, especificando a via do médico veterinário e a do estabelecimento.
( ) A distribuição de amostra grátis de produtos de uso veterinário que contenham substâncias sujeitas a controle especial, fica vedada.
( ) Os rótulos dos produtos também deverão conter um alerta sobre o risco de consumo desses produtos à saúde humana.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q511471 Veterinária
A doença de Newcastle (DN) é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, digestórios e frequentemente nervosos. No Brasil esta doença já foi notificada e é monitorada, com o objetivo de controle e erradicação em todo território nacional.

Sobre a doença de Newcastle e as medidas implantadas para controle e erradicação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q511472 Veterinária
A exploração do abdômen é feita através da inspeção, palpação, auscultação e punção exploratória além de métodos complementares. Na exploração abdominal, utiliza-se a divisão em regiões com o intuito de obter o registro do quadro geral do abdômen.

Observando um animal em decúbito dorsal, crânio caudal para trás, o abdômen pode ser dividido em
Alternativas
Q511473 Veterinária
As deficiências minerais podem ocorrer sob diversos graus, desde deficiências severas, com perturbações mais ou menos características, até deficiências leves, com sintomas não específicos, como desenvolvimento lento, problemas de fertilidade, baixo rendimento da carcaça e pouca produção de leite.

Com relação às deficiências minerais em herbívoros, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q511474 Veterinária
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como “doença da vaca louca”, é uma doença crônica, transmissível, progressiva, degenerativa e fatal que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) de bovinos adultos.

Sobre a EEB, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q511475 Veterinária
Os indicadores epidemiológicos representam a expressão relativa dos valores numéricos de duas séries de frequência que se deseja avaliar e incluem coeficientes e índices.

Sobre a definição dos indicadores epidemiológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Mortalidade é a relação entre o número de mortos em uma localidade e a população da localidade no período.
II. Letalidade é a relação entre o número de óbitos de uma determinada doença na localidade no período de tempo pelo numero de casos da doença na mesma localidade e período.
III. Morbidade incidente é a relação do número de mortos em uma localidade e o número de novos casos da doença na mesma localidade e período.

Assinale:
Alternativas
Q511476 Veterinária
Os alimentos são um importante elo na cadeia epidemiológica de doenças transmissíveis, sendo fundamental observar sua conservação em condições não adequadas, favorecendo a multiplicação de microrganismos causando alterações e/ou produzindo sintomas de intoxicação alimentar nos consumidores.

As opções a seguir apresentam afirmativas relativas aos diversos aspectos de agentes microbianos causadores de DTA, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: D
5: B
6: E
7: C
8: D
9: B
10: A
11: C
12: D
13: E
14: A
15: D
16: C
17: A
18: D
19: D
20: E