Questões de Concurso Público Prefeitura de Niterói - RJ 2015 para Contador

Foram encontradas 12 questões

Q587888 Contabilidade Pública
As concepções doutrinárias das finanças públicas afirmam que as atribuições do Estado são geradoras de crescentes despesas e exigem um montante cada vez maior de recursos para o seu financiamento. A análise dessa afirmação no contexto dos princípios de contabilidade aplicada ao setor público faz referência ao princípio da:
Alternativas
Q587889 Contabilidade Pública
Quadro I
Dados originados do Departamento de Contabilidade de uma entidade da administração pública.


Com base no Quadro I, a partir das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) para reconhecimento dos elementos patrimoniais, o montante dos itens que podem ser reconhecidos totaliza:
Alternativas
Q587890 Contabilidade Pública
Quadro I
Dados originados do Departamento de Contabilidade de uma entidade da administração pública.


Considerando exclusivamente a identificação dos elementos patrimoniais apresentados no Quadro I, a situação líquida do ente representa:
Alternativas
Q587891 Contabilidade Pública
Uma das mudanças introduzidas nos procedimentos contábeis das entidades públicas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) refere-se ao reconhecimento por competência de fatos que alteram a situação patrimonial da entidade. Para isso, o plano de contas dispõe as contas em classes cujas regras de lançamento devem garantir a integridade dos fatos registrados. Dessa forma, o reconhecimento patrimonial de um VPD antes da ocorrência da liquidação da despesa orçamentária enseja o seguinte lançamento:
Alternativas
Q587892 Contabilidade Pública
Em uma entidade pública, dois contadores estavam discutindo o conceito de valor justo, considerado por eles o critério mais adequado para avaliação e mensuração dos itens patrimoniais para as entidades públicas, por ser recomendado pelas normas internacionais. No entanto, o MCASP orienta que o valor justo deve ser utilizado como critério de mensuração para:
Alternativas
Q587893 Contabilidade Pública
Uma das alterações propostas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) refere-se ao tratamento dos bens de uso comum do povo. A partir das orientações do MCASP relativas ao tratamento dos bens de uso comum do povo, analise as afirmativas a seguir:

I. Os bens de uso comum do povo podem ser ativos de infraestrutura ou bens do patrimônio cultural.
II. No reconhecimento inicial dos ativos de infraestrutura, deve-se priorizar o uso do custo de reposição depreciado.
III. Por suas peculiaridades, o reconhecimento e a mensuração dos ativos de infraestrutura seguem bases diferentes das utilizadas para os demais ativos imobilizados.
IV. Os ativos de infraestrutura cujos componentes tenham itens com custo significativo em relação ao total devem ser depreciados separadamente.
Está correto somente o que se afirma em:
Alternativas
Q587894 Contabilidade Pública
Quadro II
Informações originadas de um órgão da administração pública em um determinado exercício.


A partir das informações do Quadro II e das orientações expressas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), é correto afirmar que:
Alternativas
Q587895 Contabilidade Pública
Quadro II
Informações originadas de um órgão da administração pública em um determinado exercício.


O valor total da alocação sistemática da redução do potencial de geração de benefícios dos ativos apresentados no Quadro II, ao final de x4, representa:
Alternativas
Q587896 Contabilidade Pública
Balanço Patrimonial Consolidado da Prefeitura Municipal de Laços, referente ao exercício de 2014.


Considerando exclusivamente os dados apresentados no Balanço Patrimonial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q587897 Contabilidade Pública
A movimentação do estoque de kit de curativos em uma unidade de saúde durante o mês de julho de um determinado exercício está resumida no quadro a seguir. Considere-se ainda que, no início do mês, a unidade de saúde possuía um estoque de 70 kits de curativos, no valor total de 560,00.


De acordo com as orientações do MCASP para avaliação e controle de estoques, o custo médio das requisições de kit de curativos no mês de julho foi de:
Alternativas
Q587903 Contabilidade Pública
No anexo ao Balanço Patrimonial do exercício de 2014 de um ente municipal, foram apresentadas as seguintes informações, expressas em milhares de reais:


Sabendo-se que no exercício seguinte foram reabertos créditos adicionais no montante de 176.430,00, aos quais estava vinculada uma operação de crédito de 72.000,00, o valor líquido do superávit financeiro para fins de abertura de novos créditos adicionais, em milhares de reais, é:
Alternativas
Q587905 Contabilidade Pública
A partir do processo de convergência às normas internacionais, novas diretrizes foram propostas para reconhecimento de elementos patrimoniais e suas variações pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com vistas a oferecer informações mais fidedignas acerca do patrimônio público. Para apurar e evidenciar os seus reflexos no patrimônio de uma entidade pública, receitas e despesas devem ser reconhecidas por competência, respectivamente, quando:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: C
6: B
7: D
8: C
9: A
10: B
11: A
12: D