Questões de Concurso Público TJ-PI 2015 para Analista Judiciário - Médico

Foram encontradas 32 questões

Q615225 Medicina
Homem de 66 anos procura serviço de emergência com dor torácica do tipo constritiva e dispneia, de início súbito. Após submeter-se a bateria de exames, incluindo angiografia com TC de Tórax, foi descartada a hipótese de embolia pulmonar. Contudo, foi detectado um nódulo solitário com 9 mm de diâmetro em projeção periférica no lobo médio direito, sem a presença de linfonodomegalia mediastinal. O paciente é fumante pesado, fuma desde os 12 anos de idade, atualmente cerca de 50 cigarros/dia. Radiografia de Tórax realizada há 2 anos foi normal. Os fluxos, volumes e a capacidade de difusão pulmonar encontram-se dentro da normalidade.
 Na sequência da avaliação clínica e tratamento desse paciente, a conduta recomendada é:
Alternativas
Q615227 Medicina
De acordo com o Código de Ética Médica aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 1931 de 2009, é correto o seguinte dispositivo:
Alternativas
Q615229 Medicina
As pneumoconioses são um grupo de doenças pulmonares ocupacionais, que se caracterizam por fibrose crônica e que são causadas pela inalação de poeira inerte que pode se manifestar de forma assintomática ou sintomática grave, levando à abreviação da vida. Classifique as pneumoconioses, de acordo com o tipo de agente, relacionando a 2ª coluna (doença) de acordo com a 1ª coluna (agente causal).

Tipo de Agente                                         Doença  

1. Silicato de magnésio                        ( ) Asbestose

2. Silicato de alumínio                          ( ) Siderose

3. Dióxido de sílica                               ( ) Pneumoconiose por Caulim

4. Óxido de ferro                                  ( ) Talcose

5. Crisotila                                            ( ) Silicose
A sequência correta é:
Alternativas
Q615230 Medicina
Em relação aos padrões esperados para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica do tipo soprador rosado – Tipo A – é correto afirmar que:
Alternativas
Q615232 Medicina
Na conduta para rastreio dos tumores de colón e reto na população geral, a conduta correta é:
Alternativas
Q615233 Medicina
Mulher de 67 anos, diabética, hipertensa e obesa procura o serviço médico com queixa de dispneia.
Na coleta da história clínica, relata que essa falta de ar começou há 3 meses, sendo que no início ocorria quando fazia uma atividade física maior, como subir escadas ou varrer a casa, mas que, atualmente, ao sair para fazer compras perto de casa, tem que parar para descansar, e se cansa até para tomar banho, sendo eventualmente despertada durante a noite com falta de ar, que melhora quando senta na poltrona.
No exame físico constatou-se frequência cardíaca de 92, PA 100x68mmHg, turgência jugular a 45º, refluxo hepatojugular, ritmo cardíaco em 3 tempos com galope de 3ª bulha, estertores em ambas bases pulmonares, hepatomegalia discretamente dolorosa, e edema de membros inferiores mole frio e indolor.
O diagnóstico provável é:
Alternativas
Q615234 Medicina
Advogado de 53 anos apresenta, em seu exame periódico de saúde, na sorologia para hepatite B, o HbsAg negativo e o anti-HBs positivo. É correto afirmar que ele está:
Alternativas
Q615235 Medicina
Dentre as arritmias cardíacas, a mais frequentemente associada ao acidente vascular cerebral é:
Alternativas
Q615236 Medicina
Vários medicamentos têm a sua dosagem ajustada de acordo com a função renal. Segundo a fórmula desenvolvida por Cockcroft e Gault para avaliar e estimar rapidamente a função renal, o Clearance de creatinina para homens é igual a:
Alternativas
Q615237 Medicina
Mulher de 35 anos procura atendimento médico por apresentar perda de 5 Kg em 3 meses, palpitações, insônia, hipermenorreia e episódios de diarreia frequentes, sem motivo aparente. O diagnóstico provável é de:
Alternativas
Q615238 Medicina
Funcionário de 68 anos, hipertenso e diabético, dá entrada no departamento médico ansioso, sudoreico e queixando de dor precordial que iniciou há 10 minutos. O Eletrocardiograma de urgência evidencia supradesnivelamento do segmento ST em D2, D3 e AVF. Imediatamente o médico deve administrar:
Alternativas
Q615239 Medicina
Mulher de 32 anos, portadora de hipotireoidismo controlado com 75mcg de levotiroxina e com constipação crônica em uso regular de fibra solúvel. Apresentou há 48h quadro de astenia, dores no corpo, e tosse seca. Na madrugada de hoje foi despertada com calafrios, e, ao aferir a temperatura, constatou que estava com 38.9º C e tomou 40 gotas de dipirona.

Ao levantar pela manhã apresentava 37,5º C de temperatura axilar, tosse com expectoração amarelada, dor torácica e dores no corpo.

Ao ser examinada apresentava fácies de doença aguda, PA de 122x68mmHg, pulso de 78bpm regular, T.Ax de 38.1º C, Saturação de O2 em ar ambiente de 99%, Frequência Respiratória de 20irpm, boca e orofaringe sem alterações, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, Murmúrio Vesicular audível universalmente com estertores inspiratórios, e frêmito tóraco-vocal aumentado em terço médio do hemitórax esquerdo, abdome e membros sem alterações.
O diagnóstico provável é de:
Alternativas
Q615240 Medicina
Homem de 67 anos, portador de Hipertensão Arterial controlada com 120mg de Diltiazem, dislipidêmico, controlado com Rosuvastatina 10mg, procura serviço médico com história de desconforto urinário há 72h e há 24h apresentou febre com calafrios, náusea e dores no corpo.

No exame clínico, o médico não encontra nenhuma alteração significativa, e solicita um laboratório de emergência, o qual mostra: Hemograma com leucocitose e desvio para a esquerda, Proteína C Reativa Ultrassensível = 12mg/dL, demais exames de bioquímica normais. O EAS da Urina apresenta: Nitrito (+), hematúria, piúria maciça e bacteriúria.
Com esses dados, o médico deve recomendar:
Alternativas
Q615241 Medicina
Mulher de 93 anos, em acompanhamento de Comprometimento Cognitivo Leve e sem outras queixas, no exame de rotina apresenta:
Exame Físico: Pele com xerodermatoses e turgor e elasticidade discretamente diminuídas, cabeça e pescoço sem alterações, tórax e mamas sem alterações, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, murmúrio vesicular audível universalmente sem ruídos adventícios. O abdome é flácido, indolor à palpação superficial e profunda, sem massas e/ou visceromegalia. Membros sem alterações significativas, com algumas varizes superficiais.
Exames Laboratoriais: Hemograma - Hemácias - 4.130.000/mm³; Hemoglobina - 11,5g%; hematócrito de 35,4%; VCM - 85,7fL; HCM - 27,8pg; CHCM - 32,5%; RDW - 14,3%; Leucócitos 7400/mm³; Basófilos - 0%; Eosinófilos 1,0%; Mielócitos e Metamielócitos 0%; Bastões 3,0%; segmentados 42%; Linfócitos 19%; Monócitos 35%;
Plaquetas 120.000/mm³. E as seguintes observações do laboratório: Monocitose confirmada em lâmina, hipersegmentação dos neutrófilos, trombocitopenia confirmada em citrato.
VHS 5mm na 1ª hora e a bioquímica mostra glicose de 98mg/dL, Ureia 38mg/dL, Creatinina de 1,0, Eletrólitos Normais, Cálcio de 9,1 mg/dl, Vitamina B12 = 432pg/mL e Ácido Fólico de 8,0ng/mL, Proteínas totais de 7,62g/dL, albumina de 4,24 g/dL e globulinas de 3,38g/dL, e o EAS da Urina sem alterações.
Comparativamente aos exames anteriores, a paciente já apresentava essa monocitose nos últimos 2 anos, não havendo outros exames laboratoriais prévios para comparação.
A hipótese diagnóstica provável é de:
Alternativas
Q615242 Medicina
No tratamento da fase aguda da embolia pulmonar, sem instabilidade hemodinâmica ou respiratória, secundária a trombose venosa profunda de um dos membros inferiores, em pacientes com mais de 50Kg, e sem comorbidades, com enoxaparina subcutânea, a dose recomendada é de:
Alternativas
Q615243 Medicina
A doença de Parkinson é uma doença crônica incapacitante, sendo a forma idiopática a mais comum. Entretanto, o uso de várias drogas pode levar a quadros semelhantes, o Parkinsonismo.
NÃO causa(m) o Parkinsonismo a(s) seguinte(s) droga(s):
Alternativas
Q615244 Medicina
Homem de 27 anos, branco, solteiro, advogado, mora em apartamento no centro da cidade, e pratica tênis 2 vezes na semana. Informa que ontem esteve em serviço de emergência, onde realizou uma radiografia do tórax, sendo orientado a procurar seu médico. Relata que há 2 meses notou 2 caroços no pescoço à direita, que cresceram devagar, mas não doíam. Posteriormente notou que havia mais um na região supraclavicular, também à direita. Conta que nos últimos 6 a 7 meses perdeu aproximadamente 8Kg, sem ter tido alteração do hábito alimentar ou intestinal. Há aproximadamente 6 semanas notou o aparecimento de febre sem calafrios de 38 a 38,5ºC, que no início era eventual, mas que nas últimas 3 semanas passou a ser diária, e, durante a noite passou a acordar com o pijama molhado de suor, a ponto de ter de trocá-lo. Nega alteração do hábito intestinal, urinário ou alimentar, mas informa diminuição da resistência para as suas atividades habituais, como jogar tênis ou subir escadas.
No exame físico mostrava 2 gânglios em cadeia cervical média, um com 3,5cm de diâmetro, outro de 1,5cm de diâmetro, ambos móveis, indolores e de consistência aumentada, e um gânglio de 2cm de diâmetro em região supraclavicular direita com as mesmas características, e ainda um gânglio em oco axilar direita de aproximadamente 2,5 cm no seu maior comprimento, móvel, indolor e de consistência ligeiramente aumentada.
O exame do abdome não apresentava massas ou visceromegalia. O resto do exame físico foi normal.
Mostrou a radiografia feita na véspera que mostrava 2 gânglios mediastinais aumentados à direita, sem outras alterações.
A hipótese diagnóstica mais provável é de:
Alternativas
Q615245 Medicina
A obesidade é hoje um problema de saúde pública e está relacionada ao aparecimento de diversas patologias, como Hipertensão Arterial, Diabetes, problemas articulares e problemas cardíacos. Atualmente o diagnóstico de obesidade é dado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a:
Alternativas
Q615246 Medicina
Uma senhora de 75 anos, viúva, contadora aposentada, portadora de Diabetes tipo II controlado, lhe é trazida pela filha com queixas de esquecimento e alterações do comportamento.
Relata a filha, que mora com a mãe, que há mais ou menos 3 anos começou a apresentar esquecimentos, os quais foram se tornando mais frequentes, principalmente para fatos recentes, como dar recados, esquecer uma pequena lista de compras, usar seus remédios habituais. Há aproximadamente 1 ano passou a ter dificuldade para cozinhar, queimando com frequência o feijão ou arroz, ora esquecendo de colocar o sal, e, por pelo menos 2 vezes, deixou o bico de gás aceso após terminar de cozinhar.
Passou a se irritar com frequência, mostrando-se por vezes agressiva, recusando-se ainda a tomar banho.
O que a fez trazer a mãe foi que, na semana anterior, após ir só, visitar o outro filho que mora a 3 quarteirões delas há anos, a mãe se perdeu no caminho de volta para casa.
O exame clínico da paciente foi normal, bem como o exame neurológio. A avaliação cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental (Folstein) apresenta um escore de 22/30, e a escala de depressão geriátrica de Yesavage, um escore de 3.
Com base nesses dados, a suspeita é de:
Alternativas
Q615247 Medicina
A icterícia pode ser causada por um aumento predominantemente da bilirrubina conjugada (direta) ou não conjugada (indireta). A causa de icterícia por acúmulo predominante de bilirrubina conjugada (direta) é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: E
6: B
7: D
8: C
9: A
10: C
11: D
12: C
13: D
14: E
15: B
16: D
17: E
18: C
19: C
20: D