Questões de Concurso Público TJ-RO 2015 para Engenheiro Mecânico
Foram encontradas 2 questões
Em relação aos princípios de funcionamento e características dos motores de corrente alternada síncronos e assíncronos, analise as afirmativas a seguir.
I – Nos motores de indução síncronos, o estator é alimentado por corrente alternada, enquanto ao rotor é fornecida corrente contínua proveniente de uma excitatriz. Essa combinação de excitações facilitam a partida, o que possibilita a partida sob carga máxima.
II – Nos motores de indução assíncronos trifásicos, o estator é alimentado por corrente alternada, enquanto no rotor a corrente que circula é induzida pelo movimento relativo entre os condutores do rotor e o campo magnético, que gira. Devido a essa indução, a velocidade de rotação do rotor diminui em relação à rotação do campo do estator conforme há um aumento da demanda na carga no eixo do motor. Essa diferença é denominada deslizamento ou escorregamento.
III- Nos motores de corrente alternada, a velocidade de rotação síncrona é dependente da frequência de alimentação da rede e do número de polos, com os quais o motor foi construído.
O gráfico mostra a curva de conjugado de um motor trifásico de corrente alternada e a sua aplicação para uma carga cuja reta de conjugado resistente é crescente com o aumento da velocidade de rotação.
Sobre a aplicação desse motor em relação à carga, suas características de operação e exigências de comando e controle, considere as afirmativas a seguir:
I – Existe disponibilidade de conjugado motor para acionar o conjugado resistente. Entretanto, é possível que o tempo de aceleração do motor da velocidade zero até a velocidade de rotação de operação não seja suficientemente curto para evitar a elevação excessiva da temperatura dos enrolamentos, pois a diferença entre o conjugado motor médio e o conjugado resistente médio é relativamente pequena.
II - Para evitar sobrecarga na partida com esse conjugado resistente, deve-se utilizar uma chave estrela-triângulo, que reduza em 50% o conjugado de partida do motor.
III – Como o conjugado resistente atinge somente 95% do
conjugado do motor, não é necessária a utilização de dispositivos
de proteção no circuito de alimentação do motor.