Questões de Concurso Público IBGE 2016 para Analista - Análise Biodiversidade
Foram encontradas 5 questões
Analise a citação a seguir e os cinco climogramas apresentados, nos quais a temperatura está indicada pela curva e a precipitação pelas barras.
“As árvores com troncos tortuosos de casca grossa, constituem o elemento dominante da paisagem. Não há árvores de porte elevado, pois raramente ultrapassam uma dezena de metros em altura. Os troncos torcidos e recurvados assumem as mais bizarras formas”.
(Joly, Ailton Brandão, Conheça a Vegetação Brasileira)
A descrição acima evidencia um conhecido bioma brasileiro
representado pelo climograma:
Com relação a conjuntos vegetacionais do Brasil, analise as três descrições a seguir:
I . Velhas terras, solos rasos e fortemente erodidos ou pedregosos. Estação seca irregular e intensa. Formações: floresta xerófila, arbustiva espinhosa, arbustiva suculenta, campo limpo.
II . Interpenetração das florestas do Chaco, central e atlântica. Formações: floresta pluvial, floresta xerófila, savana, consorciações de Copernicia, Mauritia, gramíneas e ciperáceas. Planície de inundação do rio Paraguai.
III . Flora cosmopolita tropical, halófila e xerófila. Flora Atlântica sobre areias recentes justamarítimas. Formações: floresta esclerófila, comunidades halófilas, xerófilas, hidrófilas e litófilas.
As três descrições acima correspondem, respectivamente, aos conjuntos vegetacionais:
Existem correlações bioclimáticas entre a vegetação e a quantidade e intensidade de chuvas. No Brasil, podem-se separar, pelo menos, quatro áreas geográficas em função do número de meses com chuva e meses sem chuva, durante o ano.
Quatro dessas áreas são:
I – áreas permanentemente úmidas (0-1 mês seco ao ano);
II – áreas úmidas (0-3 meses secos no ano);
III – áreas estacionalmente secas (4-5 meses secos no ano);
IV – áreas semiáridas/áridas (6-9 meses secos no ano).
Os Campos de Planície Sul-Rio-Grandense e as Restingas são
caracterizados, respectivamente, como áreas:
No mundo foram identificadas 34 áreas de alta biodiversidade conhecidas como “hotspots” de biodiversidade. Essas áreas foram definidas basicamente por dois critérios: que a presença de pelo menos 0,5% das plantas vasculares sejam espécies endêmicas e que a área esteja ameaçada de destruição, tendo perdido grande parte de sua biodiversidade.
No Brasil, as áreas de “hotspots” estão situadas nos biomas:
Na figura abaixo são mostrados os valores de Carbono em toneladas por hectare em diferentes tipos de vegetação, em dois compartimentos dos ecossistemas: no solo e na vegetação.
Na figura, os números que indicam a quantidade de carbono da
floresta tropical, do cerrado e do solo agrícola são respectivamente: