Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2016 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 29 questões
Considerando a importância do conhecimento das políticas públicas brasileiras para o financiamento da produção agropecuária, essencial para a eficiência da administração agrícola e considerando, também, que os recursos disponibilizados ao crédito rural para a safra 2015/2016 totalizaram R$ 187,7 bilhões (Plano Agrícola e Pecuário-PAP) para a Agricultura Não Familiar, incluindo o agronegócio, enquanto o valor previsto para a Agricultura Familiar, no mesmo período, foi de R$ 28,9 bilhões (Plano Safra da Agricultura Familiar-recursos PRONAF), analise as afirmativas a seguir.
I. A diferença dos valores do crédito rural para a Agricultura Não Familiar e para a Agricultura Familiar é proporcional ao tamanho médio das propriedades de cada segmento.
II. As políticas públicas adotadas ainda privilegiam a Agricultura Não Familiar, incluindo o agronegócio, apesar de a Agricultura Familiar gerar, em média, 38% da receita dos estabelecimentos e empregar aproximadamente 74% dos trabalhadores agropecuários do país.
III. As taxas de juros praticadas no crédito rural estão abaixo da inflação e iguais para todos os segmentos produtivos.
Está correto o que se afirma em
As práticas conservacionistas, que visam não somente a prevenção da erosão, mas também à manutenção e melhoria da fertilidade do solo e conservação dos recursos hídricos, podem ser classificadas como vegetativas, edáficas e mecânicas, que se adotadas em grupos, simultaneamente, vão constituir um programa adequado de conservação do solo.
Analise as práticas conservacionistas apresentadas nas afirmativas a seguir.
I. Plantas de cobertura, cobertura morta e rotação de culturas.
II. Cultivo de acordo com a capacidade de uso da terra, controle do fogo e adubação.
III. Plantio em nível, terraceamento, irrigação e drenagem.
Assinale:
Atualmente, do ponto de vista agronômico, entendemos o solo como um sistema tridimensional, vivo e complexo. A fertilidade de um solo passa a ter um significado maior, pois resulta também de suas características físicas e biológicas. A chamada Lei do Mínimo, de Liebig, estabelece que a produtividade de uma cultura, com relação à fertilidade dos solos, é limitada pelo elemento essencial que está presente em menor proporção em relação à quantidade necessária. Entretanto a oferta de qualquer nutriente em quantidades supra ótimas, além do nível adequado, inicia a fase de “consumo de luxo”.
Nesse contexto é correto afirmar que em qualquer lavoura