Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2016 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 29 questões

Q643194 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando a importância do conhecimento das políticas públicas brasileiras para o financiamento da produção agropecuária, essencial para a eficiência da administração agrícola e considerando, também, que os recursos disponibilizados ao crédito rural para a safra 2015/2016 totalizaram R$ 187,7 bilhões (Plano Agrícola e Pecuário-PAP) para a Agricultura Não Familiar, incluindo o agronegócio, enquanto o valor previsto para a Agricultura Familiar, no mesmo período, foi de R$ 28,9 bilhões (Plano Safra da Agricultura Familiar-recursos PRONAF), analise as afirmativas a seguir.

I. A diferença dos valores do crédito rural para a Agricultura Não Familiar e para a Agricultura Familiar é proporcional ao tamanho médio das propriedades de cada segmento.

II. As políticas públicas adotadas ainda privilegiam a Agricultura Não Familiar, incluindo o agronegócio, apesar de a Agricultura Familiar gerar, em média, 38% da receita dos estabelecimentos e empregar aproximadamente 74% dos trabalhadores agropecuários do país.

III. As taxas de juros praticadas no crédito rural estão abaixo da inflação e iguais para todos os segmentos produtivos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q643195 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A produção agropecuária é realizada em condições de incertezas e riscos. As opções a seguir apresentam fatores que nem sempre são controláveis pelo produtor, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q643196 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentre os atributos diagnósticos, utilizados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA/2006), a definição “... ocorre em solos que apresentam lençol freático superficial temporário resultante da má condutividade hidráulica de alguns horizontes do solo. Esta condição de saturação com água permite que ocorram os processos de redução e segregação de ferro nos horizontes que antecedem ao B e, ou, no topo deste.”, se refere ao caráter denominado
Alternativas
Q643197 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As práticas conservacionistas, que visam não somente a prevenção da erosão, mas também à manutenção e melhoria da fertilidade do solo e conservação dos recursos hídricos, podem ser classificadas como vegetativas, edáficas e mecânicas, que se adotadas em grupos, simultaneamente, vão constituir um programa adequado de conservação do solo.

Analise as práticas conservacionistas apresentadas nas afirmativas a seguir.

I. Plantas de cobertura, cobertura morta e rotação de culturas.

II. Cultivo de acordo com a capacidade de uso da terra, controle do fogo e adubação.

III. Plantio em nível, terraceamento, irrigação e drenagem.

Assinale:

Alternativas
Q643198 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Atualmente, do ponto de vista agronômico, entendemos o solo como um sistema tridimensional, vivo e complexo. A fertilidade de um solo passa a ter um significado maior, pois resulta também de suas características físicas e biológicas. A chamada Lei do Mínimo, de Liebig, estabelece que a produtividade de uma cultura, com relação à fertilidade dos solos, é limitada pelo elemento essencial que está presente em menor proporção em relação à quantidade necessária. Entretanto a oferta de qualquer nutriente em quantidades supra ótimas, além do nível adequado, inicia a fase de “consumo de luxo”.

Nesse contexto é correto afirmar que em qualquer lavoura

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: E
5: C