Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2016 para Médico Plantonista - Pediatra
Foram encontradas 30 questões
A investigação para esclarecer um quadro de palidez cutaneomucosa, taquicardia, ritmo cardíaco de galope e hepatomegalia leve, em uma paciente de 3 anos, com história de febre e fraqueza generalizada há cerca de uma semana, que nasceu de parto vaginal a termo e que nunca foi amamentada, cujos exames laboratoriais apresentam
hemácias: 1.100.000/mm3 ;
Hb: 4/dl;
Ht: 12%;
VCM: 51fl; e
RDW: 24%,
será
Você atende na emergência uma paciente de três anos, proveniente do interior do município, com quadro de astenia, palidez, hepatoesplenomegalia e febre baixa diária há três meses. Segundo o pai que a trouxe as fezes ficam amolecidas “de vez em quando” desde o início do quadro.
O exame físico revela uma pré-escolar emagrecida, abdome protruso, taquicárdica e com taquipneia discreta, petéquias generalizadas, fígado doloroso, papável a 4,5 cm do rebordo costal direito de consistência normal, borda lisa, Traube ocupado, baço palpável a 8 cm do rebordo. Ao receber os exames que você solicitou de urgência nota-se anemia moderada, leucopenia e trombocitopenia.
De acordo com a história e o quadro clínico, o diagnóstico mais provável será
Você atende a um menino de quatro anos, em regular estado geral, eupneico, emagrecido e pálido com carteira de vacinação em dia, contatante intradomiciliar de paciente bacilífero, em tratamento com esquema I há um mês e que apresenta, tosse, inapetência e febre diária há mais de três semanas. Neste ínterim fora tratado com amoxicilina por 7 dias para tratamento de uma possível pneumonia, cuja imagem de condensação em lobo inferior direito persiste. Você solicita um teste tuberculínico que foi não-reator, zero milímetros.
A melhor conduta para este paciente será
Você atende, em uma consulta de puericultura, a uma lactente de seis meses, nascida a termo com peso de 3 kg, mas que no momento pesa 5,5 kg e que, segundo a mãe, quase não chora.
Ao exame físico nota-se fontanela anterior ampla, apatia, taquipneia leve, abdômen protuberante, movimentos débeis dos membros. Ao fim do exame físico, a paciente apresentou uma crise convulsiva generalizada que durou 30 segundos.
Você a encaminhou para a emergência onde foram realizados alguns exames, com os seguintes resultados:
cálcio sérico total: 7,1mg/dl (normal: 9-11mg/dl);
fósforo sérico: 3,1mg/dl (normal: 4,5-6,7mg/dl);
fosfatase alcalina: 1.000U/l (normal: 150-420U/l);
gasometria arterial: acidose metabólica leve.
O diagnóstico mais provável será:
Recém-nascido a termo com 15 dias de vida, em aleitamento materno exclusivo, apresenta, há duas semanas, quadro de vômitos, perda de peso, icterícia e colúria. Exame físico: peso: 2.500 g; comprimento: 50 cm; icterícia 4+/4+; fígado palpável a 3 cm do RCD. A pesquisa urinária de substâncias redutoras foi positiva.
O tratamento indicado para este caso será
Após ter se queixado por escrito à direção do hospital a respeito das condições precárias de atendimento na emergência onde está lotado, o plantonista comunica ao chefe da equipe, à Comissão de Ética do hospital e ao Conselho Regional de Medicina que não mais comparecerá ao hospital a partir do próximo plantão.
À luz do Código de Ética em Medicina (CEM), o referido médico
Você atende na emergência uma pré-escolar de 4 anos com desidratação, hiponatremia (112mEq/l) e crises convulsivas. Após tratamento vigoroso, as crises convulsivas cessaram mas, 72 horas depois, a paciente apresentou tetraplegia, disartria e disfagia.
Este quadro neurológico ocorreu devido
Menina de oito anos com história prévia de asma é levada ao pronto socorro com crise de asma, saturando 90%. É medicada com O2 , β2- agonista a cada 20 minutos por três vezes, e prednisolona oral. Apresentou resposta incompleta mantendo aumento da FR e FC, sibilância moderada, tiragem subcostal moderada e SpO2 : 93% em ar ambiente.
Para esse caso, segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - 2012, o procedimento indicado é
Você atende, em uma consulta hebiátrica de rotina, a um paciente de 13 anos que apresenta os seguintes resultados no exame laboratorial colhido há uma semana, após 8 horas de jejum:
colesterol total: 200 mg/dl;
triglicerídeos: 800 mg/dl;
VLDL: 25 mg/dl;
HDL: 25 mg/dl; e
LDL: 150 mg/dl.
A conduta a ser tomada neste caso será
Uma adolescente de 14 anos apresenta episódios de contrações rítmicas e dormência de uma hemiface, ruídos guturais, salivação excessiva e movimentos clônicos dos membros ipsilaterais que ocorrem apenas ao dormir.
Para esse caso, o diagnóstico mais provável será
Adolescente de 13 anos foi atendida na emergência há uma semana por quadro de febre alta, cefaleia, hiperemia conjuntival e mialgia. Na ocasião o seu exame físico apresentava temperatura = 39° C; taquicardia e taquipneia e PA = 110 X 75 mmHg.
Foi solicitado um hemograma que apresentou Hb: 13g/dl; Ht: 33%; leucócitos: 7.700/mm³; linfócitos: 35% e plaquetas: 190.000/mm³. Feita a hipótese inicial de dengue, a paciente foi liberada com recomendação de hidratação oral e antitérmicos.
Quatro dias depois, retornou à emergência, afebril, prostrada e com dor abdominal importante. Ao exame físico a paciente está normotérmica, taquipneica e taquicárdica e normotensa. Exames laboratoriais: Hb: 12 g/dl; Ht: 35%; leucócitos: 4.200/mm³; linfócitos: 30% e plaquetas: 120.000/mm³.
O motivo que indica a internação da adolescente é
No ambulatório, você atende a uma escolar de sete anos que esteve internada, devido à asma, há um mês. Segundo a mãe, a menina, desde a internação, tem apresentado sintomas diurnos três vezes por semana, sintomas noturnos e limitação das atividades.
Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - 2012, trata-se de
Você atende a um menino de 1 ano e 9 meses com história de episódios de cianose generalizada e atividade clônica dos quatro membros que, segundo a mãe, vem se repetindo há duas semanas, sendo o motivo que levou o paciente à consulta o quinto episódio. Não há história de febre. Os eventos são de curta duração, não há liberação esfincteriana, a criança fica irresponsiva e de olhos cerrados. Além disso, eles ocorrem sempre após alguma repreensão por alguma travessura. O desenvolvimento da paciente é adequado e o seu exame físico normal.
Nesse caso, a conduta adequada seria
No seu horário noturno no Pronto Socorro, você atende a uma família que leva um paciente de 7 anos com história de prurido anal intenso e súbito. Ao examinar a região você percebe pequenos vermes brancos, lembrando linhas grossas, em grande quantidade no ânus.
O ciclo desse parasita é: