Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2016 para Professor III - Artes

Foram encontradas 17 questões

Q1180442 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
(Vítor Meireles. Primeira Missa no Brasil, 1860 - óleo sobre tela.)
A primeira missa foi celebrada em 26 de abril de 1500, no litoral sul da Bahia, e foi descrita por Pero Vaz de Caminha na carta para D. Manuel I, ao relatar a chegada dos portugueses no Brasil. Este episódio foi retratado por Vítor Meirelles a partir de uma específica perspectiva histórica e artística. A respeito da interpretação deste artista sobre a primeira missa, analise as afirmativas a seguir.
I. Esta pintura se insere no contexto do romantismo e valoriza o elemento indígena, considerado o primeiro e mais autêntico habitante do Brasil. II. Esta obra representa o episódio da Primeira Missa como símbolo do nascimento harmônico de uma nova civilização, integrando os índios com a Igreja e os colonizadores portugueses. III. Vítor Meirelles pinta o altar no meio da floresta tropical para indicar o sincretismo religioso, marca essencial da história e da cultura brasileira desde o início da colonização.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1180444 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.
“O grande mal do barroco é ter o mesmo defeito do estilo dos romanos: ao passo que por uma nobre unidade estética, no estilo grego ou no gótico, o elemento decorativo reside na parte intrínseca da construção, o romano costumava de elevar os seus monumentos para depois recobrir-lhes por completo a estrutura como os brocatéis de abundante decoração. (...) O barroco também procede assim, com a circunstância pejorativa de ser nele a própria decoração que determina o estilo. Ora, na arquitetura religiosa de Minas a orientação barroca - que é o amor da linha curva, dos elementos contorcidos e inesperados - passa da decoração para o próprio plano do edifício. Aí os elementos decorativos não residem só na decoração posterior, mas também no risco e na projeção das fachadas, no perfil das colunas, na forma das naves. Com esse caráter assume a proporção de um verdadeiro estilo, equiparando-se, sob o ponto de vista histórico, ao egípcio, ao grego, ao gótico. E é para nós um motivo de orgulho bem fundado que isso se tenha dado no Brasil.
(Mario de Andrade. A Arte religiosa no Brasil: crônicas publicadas na Revista do Brasil em 1920. São Paulo, Experimento/Giordano, 1993, p. 79.)
A partir de 1920, com o modernismo, refletir sobre o barroco passou a ser uma oportunidade para pensar a identidade cultural e estética do Brasil, a “brasilidade”.
Com base no fragmento acima, assinale a opção que interpreta corretamente a visão de Mario de Andrade sobre o barroco de Minas. 
Alternativas
Q1180445 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.
Este movimento cinematográfico surgiu no Brasil na segunda metade dos anos 50 e inaugurou uma perspectiva crítica em relação ao cinema então produzido por estúdios como os da Vera Cruz. Seus diretores, críticos e teóricos procuravam contrapor novas ideias aos valores estéticos de uma cultura cinematográfica dominada por interesses industriais. Eles eram influenciados pelo Neorrealismo italiano e pela Nouvelle Vague francesa e buscavam produzir um "cinema de autor", mas com baixos custos e tratando da realidade nacional. Os jovens cineastas deste movimento eram movidos pelo lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.
O fragmento acima se refere ao movimento conhecido como
Alternativas
Q1180446 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
(Pedro Alexandrino, Bananas e metal (s/d) - óleo sobre tela – Pinacoteca de São Paulo).
A pintura de natureza-morta exerceu grande fascínio nos artistas do século XIX e teve em Pedro Alexandrino (1865-1942) um importante representante no Brasil. As opções a seguir caracterizam corretamente esse gênero pictórico com base na imagem, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1180448 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
(Urnas Funerárias dos Aristé/Cunaní (Amapá), desenho e foto de S. Rostain. 2004).
Assinale a opção que caracteriza corretamente o grafismo dos exemplares de cerâmica marajoara reproduzidos acima. 
Alternativas
Q1180449 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.
O uso da palavra arte para designar manifestações estéticas de sociedades arqueológicas é visto com reserva pelos arqueólogos, porque se sabe que as sociedades indígenas não consideram seus objetos de uso cotidiano, festivo ou cerimonial como obras de arte. Por isso, denominações como “arte indígena” ou “etnoarte” têm sido usadas para diferenciar a arte dos povos indígenas da arte da sociedade ocidental. Mas talvez essa distinção não seja tão necessária. Costuma-se entender que a arte na sociedade ocidental incentiva a criatividade (como algo contrário à tradição), mas na verdade também os ocidentais produzem a arte para o público e, nesse sentido, são de alguma forma também sujeitos à aceitação social de suas produções estéticas. (Denise P. Schaan, "A arte da cerâmica marajoara: encontros entre o passado e o presente" in Habitus, V. 5, n. 1, 2007, p. 99.)
A partir do texto, assinale a opção que interpreta corretamente o sentido das manifestações artísticas nas sociedades indígenas e ocidentais. 
Alternativas
Q1180455 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão Caravaggio, A Trapaça (1594).
Imagem associada para resolução da questão Paul Cézanne, Os jogadores de cartas (1892-95)

“A arte se alimenta da própria arte” – O tema do jogo e da trapaça nas cartas é recorrente na pintura desde o Renascimento, como metáfora da própria vida enquanto jogo de apostas e riscos disputado pelos homens/jogadores. A obra de Caravaggio foi o modelo que inspirou muitos pintores, entre os quais Cézanne.
A respeito destas obras, assinale a opção que identifica corretamente a representação pictórica do jogo de cartas.
Alternativas
Q1180456 Educação Artística
Assinale a opção que identifica corretamente um aspecto da educação básica.
Alternativas
Q1180460 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
(Francis Alÿs. Sometimes making something leads to nothing [Às vezes fazer algo leva a nada]. Cidade do México, 1997.)

Imagem associada para resolução da questão
(Eleonora Fabião. Converso sobre qualquer assunto. Rio de Janeiro, 2008.)

As imagens se referem a duas performances: na primeira, o artista empurrou um bloco de gelo pelas ruas da Cidade do México até ter derretido completamente, e na segunda, a artista colocou duas cadeiras frente a frente, no centro do Rio de Janeiro, e, durante vários dias, conversou com diversas pessoas que dela se aproximaram.
As opções a seguir apresentam características da performance, presentes nos exemplos, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1180461 Educação Artística
Nas últimas décadas os museus de arte adotaram projetos expositivos voltados para o desenvolvimento das habilidades sensíveis, cognitivas e reflexivas do público fruídor.
As opções a seguir apresentam estratégias compatíveis com esta nova proposta, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1180462 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão

(“Órgãos-em-chips” (Universidade de Harvard), premiado em 2015 pelo Museu de Design de Londres.)
“O time de cientistas que produziu esse objeto notável não possui um background convencional em design, mas o que fizeram é claramente um exemplar brilhante de design. Eles identificaram um problema sério: como antecipar o comportamento de células humanas. Assim, resolveram esse problema com elegância e economia de meios, fazendo com que tecnologia de campos aparentemente não relacionados trabalhem de uma nova maneira. Talvez de modo não intencional, criaram algo que para um leigo parece simbolizar a essência da vida, sendo, ao mesmo tempo, belo de se olhar.” (Deyan Sudjic. Diretor do Museu de Design de Londres. In: http://www.bbc.com/news/health-33237990)
Com base na imagem e no fragmento citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e design exemplificada no objeto “órgãos-em-chips”.
Alternativas
Q1180464 Educação Artística
Em atividade conjunta com matemática, o docente de arte apresenta a reprodução de uma obra do artista Antônio Lizárraga (Fig. 1) e solicita que os alunos imaginem em perspectiva a peça tridimensional que teria originado a obra, mediante um exercício de projeção ortogonal (Fig. 2). 
Imagem associada para resolução da questão
Fig. 1 - Antônio Lizárraga, IVM 184 /Série ItaimBibi/ Vila Olímpia/Margem Sul (1993-7) - tinta acrílica sobre papel.  Imagem associada para resolução da questão
Fig. 2 - Esquema simulando a projeção ortogonal de formas tridimensionais sobre um plano, gerando o desenho.
Ao listar os objetivos da atividade, o docente
I. visualizou conceitos geométricos e tornar concreto o estudo dos sólidos, como o paralelepípedo e o cone; II. utilizou a projeção ortogonal como ferramenta para desenvolver o grafismo criativo à mão livre; III. desenvolveu a capacidade de construir, desconstruir e recriar mentalmente modelos e representá-los graficamente.
Os objetivos de arte/educação atendidos por essa proposta estão presentes em 
Alternativas
Q1180465 Educação Artística
Nossa sociedade incorporou o uso da tecnologia no dia-a-dia e multiplicou a produção de imagens, sobretudo o retrato, modernamente traduzido pelas selfies amplamente compartilhadas nas redes sociais. Para promover uma reflexão sobre a relação do jovem com a produção de imagens de si próprio, o docente de artes apresenta o poema “O autorretrato” de Mario Quintana: 
O autorretrato No retrato que me faço - traço a traço - às vezes me pinto nuvem, às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas de que nem há mais lembrança... ou coisas que não existem mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco - pouco a pouco - minha eterna semelhança,
no final, que restará? Um desenho de criança... Corrigido por um louco! (Nova Antologia Poética. São Paulo: Globo, 2007, p. 138.) 
A respeito das reflexões suscitadas pela condução da atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Assim como o poeta, os jovens que posam nas selfies retratam a si mesmos de forma realista. ( ) O autorretrato do poeta e as selfies dos jovens são imagens criativas e sugestivas. ( ) A auto representação é um meio de subjetivação na sociedade contemporânea.
As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q1180467 Educação Artística
Imagem associada para resolução da questão
Fachada da unidade do Senac Tatuapé com mural de Eduardo Kobra.
Desempenhando seu papel de mediador na decodificação das linguagens visuais e na construção do conhecimento em Artes, o professor apresenta aos alunos a foto acima, visando desenvolver, junto aos alunos, a habilidade de ler criticamente uma imagem. Em relação às possibilidades de estimular a habilidade de leitura crítica de imagens, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A leitura da foto mostra que repertórios imagéticos são reapropriados em diferentes épocas, com diferentes recursos visuais. ( ) A leitura da foto suscita o debate sobre a intenção do artista de ocupar a parede de uma instituição de ensino com a imagem de “o pensador”. ( ) A leitura da foto permite discutir criticamente os parâmetros de autenticidade e cópia aplicados à arte contemporânea. As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1180468 Educação Artística
A avaliação em arte é tanto uma ação pedagógica orientada para a atribuição de valor, por parte do professor, às atividades dos alunos, quanto uma ação que coloca em perspectiva as maneiras de ensinar os conteúdos nas situações de aprendizagem.
Assinale a opção que identifica corretamente um procedimento avaliativo. 
Alternativas
Q1180469 Educação Artística
Na aula “A arte bizantina e o mosaico”, o docente fornece aos alunos a imagem e o fragmento de texto a seguir.
I. Justiniano I e sua corte, mosaico da Basílica de São Vital em Ravena (Itália).  Imagem associada para resolução da questão
II. “O mosaico da Basílica de São Vital, que representa o imperador Justiniano I entre seus cortesãos, é um excelente exemplo de arte bizantina do século VI. Ainda não encontrei um tratado de História da Arte que, ao falar desta obra, não deixasse transparecer um sentimento de insatisfeita incompreensão a respeito de formas tão rígidas e sem relevo. Acontece, mais uma vez, o preconceito da verossimilhança, que leva a considerar como falta de técnica e de experiência o que são as qualidades mais genuínas de outras formas de arte. Se as figuras deste mosaico e de toda a arte bizantina não possuem profundidade e movimento, se estão todas perfiladas rigidamente e frontalmente no mesmo plano, é exatamente porque o artista bizantino não se preocupa com a verossimilhança - tão cara ao artista clássico -, ao contrário, foge dela para alcançar uma abstração audaciosa e permitir que o olho não seja distraído pela forma e sim completamente absorvido pela cor.” (Traduzido e adaptado de MARANGONI, Matteo. Saper vedere. Come si guarda un 'opera d' arte, vol. 1.Milão: Garzanti,1942, p. 96.)
Com base na imagem e no fragmento, assinale a opção que caracteriza corretamente um dos objetivos constantes no plano de aula relativo a esta atividade.
Alternativas
Q1180471 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.
“A metodologia de leitura de arte elaborada por Edmund Feldman envolve um processo, em quatro estágios, ao longo do qual o estudante de arte desenvolve uma série de habilidades. No primeiro estágio, ao _____, o estudante identifica apenas o que está evidente na obra visual. No segundo estágio, ao _____, o estudante estabelece relações entre os elementos da composição visual identificados. No terceiro estágio, ao _____, o estudante confere sentido ao que observou na obra, procurando identificar sentimentos e expressões intencionados pelo autor. No quarto estágio, ao _____, o estudante emite um juízo de valor sobre a obra, se ela é importante ou não e se tem qualidade estética.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima com as habilidades de cada estágio. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: C
6: B
7: A
8: E
9: A
10: C
11: B
12: C
13: B
14: E
15: B
16: B
17: A