Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Professor - Artes
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“Na psicologia da percepção visual, fala-se da alternância entre figura-fundo: qualquer dos dois pode se tornar a mensagem visual para o olho, dependendo do que este quer ver. (...) Semelhantemente, o engenheiro de som fala da diferença entre sinal e ruído, os sons desejados e os não desejados”.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1992, p. 131-32.
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.
I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como “silenciosos”.
II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005- 2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M. Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo a formar uma frase musical.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.