Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Professor - Biologia
Foram encontradas 30 questões
Um professor de Biologia de uma escola de Ensino Médio do município de São Paulo, para fazer com que os alunos entendessem a ação do fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae), fez o experimento representado na figura a seguir.
O fermento (levedura) dissolvido em água açucarada foi colocado em um tubo de ensaio (I) e conectado por uma mangueira plástica ao tubo (II) que contém um indicador de pH (bromotimol esverdeado que apresenta coloração azul, em meio básico e, amarelo, em meio ácido). O sistema foi mantido à temperatura constante de 35º C e, após 10 minutos de funcionamento, foi colocada uma rolha na “boca” do tubo I. Durante os 10 minutos seguintes, um gás produzido em I borbulhou em II, e o indicador de pH, que estava esverdeado, ficou amarelo.
Fundamentado nos dados do experimento, os alunos concluíram
que o processo ocorrido no tubo I e os produtos resultantes
eram, respectivamente,
Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador.
A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído
O professor usou a notícia a seguir para verificar o conhecimento dos seus alunos sobre a classificação de seres vivos em cinco reinos e pediu que identificassem os seres citados.
“Investigações feitas na água de poças no Parque
Nacional da Restinga de Jurubatiba indicaram a
presença de bactérias, microalgas, protozoários,
micro-crustáceos, larvas de insetos, moluscos
peixes e plantas aquáticas.”
Adaptado. Ciência Hoje, nº 333.
Os alunos chegaram à conclusão correta de que os seres citados na notícia correspondem a
Foi feita uma pesquisa alimentar envolvendo três animais (X, Y e Z), a partir da análise dos restos encontrados em pelotas de fezes desses animais.
Os resultados estão representados na tabela a seguir:
Material encontrado X Y Z
Roedores e marsupiais 21,5% 50,2% 2,0%
Outros vertebrados 24,1% 7,1% 2,1%
Invertebrados 5,2% 42,7% 95,9%
Frutos 49,2% - -
A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que
Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi adicionado CO2 .
Quantidades iguais dessa água com CO2 foram colocadas em frascos iguais, conforme a relação a seguir:
Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado,
para verificar a quantidade relativa de CO2, adiciona-se 5 mL de
água de cal incolor a cada frasco.
Para testar a hipótese, o experimento deveria conter
Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação:
“O maior desafio de todos é conseguir que o corpo
humano se adapte, sem grandes traumas, a viver
por longos períodos em condições completamente
diferentes daquelas em que foi moldado”.
Ciência Hoje, nº 333.
Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados.
II. As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu.
III. As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem).
Assinale:
A partir da observação de um trecho de uma delgada fatia de cortiça vista ao microscópio óptico, um aluno de uma escola de ensino médio do Município de São Paulo fez o desenho a seguir.,
O professor abriu uma discussão com seus alunos sobre o
significado do que está indicado no desenho. A turma deve
chegar à conclusão de que 1 e 2 representam, respectivamente,
Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de uma célula em divisão.
Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma bactéria em divisão.
Após um período de análise e discussão, os alunos responderam
que
Na produção de peptídeos de interesse médico, a engenharia genética utiliza os processos descritos a seguir.
Processo I: a partir da análise da sequência de aminoácidos do peptídeo, procede-se a síntese do segmento do DNA correspondente. Esse DNA é transferido para uma bactéria e o peptídeo produzido por ela é separado, purificado e utilizado.
Processo II: a partir de células produtoras do peptídeo, procede-se o isolamento do mRNA, a partir do qual é produzido o correspondente cDNA (DNA complementar) que é transferido para uma bactéria. O peptídeo produzido pela bactéria é separado, purificado e utilizado.
Comparando os dois peptídeos obtidos e os correspondentes DNA produzidos pelos processos citados, assinale a afirmativa correta.
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.
Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos
concluíram que a mitocôndria proveniente das células
musculares correspondia
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.
Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.
Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre
evolução, para que os alunos entendessem que
A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.
A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a
numerosas configurações. Entre as propostas de substituição
listadas a seguir, assinale a correta.
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir.
I. As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia.
II. A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas.
III. O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar).
É exemplo de mutualismo o que se afirma em
Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA.
Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética.
Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas.
1. O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos.
2. Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas.
3. Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais.
A citação inicial é corroborada
Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir.
I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento.
II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto.
III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento.
Está correto o que se afirma em:
Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica.
II. As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água.
III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos.
Problemas ambientais graves são evidenciados em
A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes.
II. O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema.
III. A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte.
Está correto o que se afirma em