Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Professor - Sociologia

Foram encontradas 28 questões

Q1166274 Sociologia
A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de
Alternativas
Q1166275 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão


Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso comum.

Alternativas
Q1166276 Sociologia

“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.”

(Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])


A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino.

Alternativas
Q1166277 Sociologia
A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado
Alternativas
Q1166279 Sociologia

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.


Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.

Alternativas
Q1166280 Sociologia

Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”

Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.

Esse movimento social corresponde à

Alternativas
Q1166281 Sociologia

O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas.


As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1166282 Sociologia

Analise os fragmentos a seguir.


I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a segurança das pessoas e das propriedades; para estender nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem, o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do organismo social, as quais trouxeram essas consequências.

(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)


II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de revolução social. Com a alteração da base econômica, altera-se mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa superestrutura.

(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)


O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para produzir modelos explicativos sobre a interação entre os fenômenos sociais.

Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos trechos I e II.

Alternativas
Q1166283 Sociologia

Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais.

( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais.

( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1166284 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão

(Wiley Miller, da série “Non Sequitur” (2013)in http://picayune.uclick.com/comics/ nq/2009/nq090111.gif)


A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido às concepções de

Alternativas
Q1166285 Sociologia

Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou: “(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável”.


Esse trecho se refere ao conceito marxiano de

Alternativas
Q1166286 Sociologia

Analise os fragmentos a seguir.


I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.

II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.


Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a

Alternativas
Q1166287 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão

(Quino, Normalidade I)


Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim.

Alternativas
Q1166288 Sociologia

A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo. Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal através da interiorização de normas sociais que, por sua vez, repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia é o de instituição.”

(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25.)


Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como

Alternativas
Q1166290 Sociologia

Analise os fragmentos a seguir.


“Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no palavrão, o escrete e toda a nação.”

(Nelson Rodrigues. O Brasil em campo. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14.)


“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última instância, é a compreensão que cada um tem da vocação sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma pista.”

(Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31)


Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar sentimentos e ações coletivas.

II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao imaginário coletivo.

III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos do cotidiano.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1166291 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão


A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1166292 Sociologia

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura,

morrendo de fome, histéricos, nus,

arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada

em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,

que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram

fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis

apartamentos sem água quente, flutuando sobre

os tetos das cidades contemplando jazz,

que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um

ovo,

que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance

de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores

caíram nas suas cabeças por todos os dias

da década seguinte.

(Allen Ginsberg, Uivo, 1956.)


O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra.

As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1166293 Sociologia

“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”.


A definição acima se refere ao conceito sociológico de

Alternativas
Q1166294 Sociologia

“Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante, medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de corte, são considerados como absolutos e não como opostos inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como medida de todos os demais.”

(ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178.)


Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório.

A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida.

( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais.

( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1166295 Sociologia

Analise os trechos a seguir.


I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.

II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.


Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: A
6: B
7: D
8: E
9: B
10: A
11: A
12: C
13: A
14: B
15: E
16: E
17: E
18: C
19: A
20: B