Questões de Concurso Público SME - SP 2016 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

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Q740392 Educação Artística
Leia o fragmento a seguir.

“O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.
De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.”
(
BARBOSA, Ana Mae“Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.)

Com base no fragmento, analise os trechos a seguir.

I. “Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”.
II. “A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”.
III. “Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”.
Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.
Alternativas
Q740393 Educação Artística
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.
Alternativas
Q740394 Educação Artística
A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
Alternativas
Q740395 Educação Artística
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. Imagem associada para resolução da questão (Apud http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf)

O objetivo desta atividade era
Alternativas
Q740396 Educação Artística
A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.
Essa abordagem
Alternativas
Q740397 Educação Artística
A visualidade no mundo contemporâneo é um processo extremamente complexo, que mostra, cada vez mais, a intertextualidade de diversas manifestações artísticas, ocupando espaços que, há muito, extrapolam a moldura tradicional do que se entende por “obra de arte” e invadem a cultura visual urbana.
Imagem associada para resolução da questão
O docente apresenta aos alunos as imagens acima para que eles reflitam sobre o uso, na cultura visual do nosso século, de referências artísticas brasileiras de meados do século XX. Com relação ao tema da intertextualidade e da cultura visual contemporânea presente nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I. No poema e na propaganda, a semelhança entre os objetos do campo visual viabiliza a transmissão da mensagem. II. A imagem da propaganda evoca a tradição brasileira da poesia concretista, na medida em que explora os recursos de comunicação visual. III. Em ambas as imagens, são explorados aspectos sonoros e semânticos, mediante a analogia com o movimento.
Assinale:
Alternativas
Q740398 Educação Artística
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.
Alternativas
Q740399 Educação Artística
Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.

Cartaz da rede de supermercados argentina Disco, com a frase: “Há sempre um Disco perto de você”, 2013.

À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.
Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas da consumidora é uma modificação do corpo feminino que provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio e magro univocamente repetido na mídia.
( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua exclusividade reservada à população feminina é uma discriminação de gênero.
( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da rede do supermercado são próximas o suficiente para serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer um pode fazê-lo.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q740400 Educação Artística
Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.
Imagem associada para resolução da questão
Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.
Alternativas
Q740401 Educação Artística
Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los. Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão
As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q740402 Educação Artística

Analise as imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Exemplo de arte fractal.

Imagem associada para resolução da questão

Exemplo de fotografia científica (ressonância magnética).

A respeito da dissolução das fronteiras entre ciência, tecnologia, arte e natureza - própria das linguagens contemporâneas da arte - e com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I. As linguagens artísticas baseadas nas tecnologias digitais confirmam a tendência à especialização que caracteriza o trabalho de artistas e cientistas, treinados, respectivamente, em saberes práticos e teóricos. II. O uso de técnicas digitais na produção de imagens artísticas e científicas demonstra o caráter altamente técnico da arte contemporânea, confirmando a irredutibilidade entre natureza e artifício. III. Arte, ciência e tecnologia formam um campo transdisciplinar e transmetodológico, caracterizado pela convergência de diversos graus de artificialismo.
Assinale:


Alternativas
Q740403 Educação Artística
Exposição na Alemanha inova ao tratar tatuagem como arte
“Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como obras de arte. ‘Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de tela’, afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um novo ângulo”.
Imagem associada para resolução da questão Thea Duskin. “Sem título”. 2015. Jovem tatuada por Saira Hunjan em 2010. (Texto e imagens em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015 /03/150324_vert_cul_exposicao_tatuagens_ml)
Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q740404 Educação Artística
A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa. Assinale a opção que identifica corretamente essa função.
Alternativas
Q740405 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

(Lygia Pape. Tecelar, 1955.)

Imagem associada para resolução da questão

(Franz Weissmann. Três cubos virtuais, 1957)


Imagem associada para resolução da questão

(Lygia Clark. Casulos, 1959.)


As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX.

Esse movimento é identificado como

Alternativas
Q740406 Educação Artística
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram. A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.
Imagem associada para resolução da questão Instalação com colagem de gigantografia em escadaria de acesso na favela do Morro da Providência (Rio de Janeiro, 2008).

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q740407 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

“Na psicologia da percepção visual, fala-se da alternância entre figura-fundo: qualquer dos dois pode se tornar a mensagem visual para o olho, dependendo do que este quer ver. (...) Semelhantemente, o engenheiro de som fala da diferença entre sinal e ruído, os sons desejados e os não desejados”.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante.
São Paulo: Editora UNESP, 1992, p. 131-32.

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.

I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como “silenciosos”.
II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

Alternativas
Q740408 Educação Artística
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal
Alternativas
Q740409 Educação Artística
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
Alternativas
Q740410 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M. Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo a formar uma frase musical.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q740411 Educação Artística
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições. 1. Amplitude. 2. Melodia. 3. Ritmo. 4. Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade. ( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo. ( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências. ( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: B
6: E
7: D
8: D
9: B
10: A
11: C
12: B
13: E
14: A
15: D
16: D
17: A
18: B
19: A
20: E